contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

O que é resíduo industrial e quais são suas classificações?

Publicado em 01-09-2021 7:30

Atualmente, os resíduos industriais são considerados os grandes responsáveis pelas maiores agressões ao meio ambiente. Mas afinal, o que são esses poluentes?

 

Basicamente, é toda 'sobra' da produção industrial que não pode ser descartada sem controle e exige um método específico para sua eliminação. Isto porque, uma vez que os resíduos são originados de processos industriais, sua composição é mista e, muitos deles, podem ser perigosos, trazendo consequências negativas não só para o meio ambiente, mas também para a saúde pública.

Leia mais

Tópicos: resíduos industriais, efluente industrial, Danos ao meio ambiente

Conheça a diferença entre afluente e efluente

Publicado em 11-03-2020 11:00

Apesar de serem termos parecidos, afluente e efluente são coisas bem diferentes. Justamente em função da similaridade, que pode acabar causando confusão entre os dois assuntos, fizemos esse post para que você entenda o significado de cada um deles.

Leia mais

Tópicos: efluente doméstico, efluente industrial, tratamento de efluentes, Recursos hídricos, efluente, Afluente

Esgotos industriais: a relevância do tratamento adequado

Publicado em 02-03-2017 17:41

De forma geral, o tratamento de esgotos é fundamental na preservação do meio ambiente em todas suas vertentes, da doméstica à industrial, esta última, contudo, pode carregar especial risco para rios e todo o ecossistema que recebe efluentes não tratados, devido à presença de contaminantes originados de processos produtivos ou mesmo a limpeza de tanques e containers, conforme apontado pela definição da ABNT por meio da norma 9800/1987.

Leia mais

Tópicos: efluente industrial, tratamento de esgoto

O papel dos resíduos e efluentes industriais no processo produtivo

Publicado em 15-02-2017 9:00

Um senso comum que ainda perdura no meio industrial é o velho mito de que a geração de efluentes e resíduos são um problema que deve ser eliminado da maneira mais rápida possível. Na ânsia de se livrar de todo aquele “lixo” muitos gestores acabam cometendo crimes ambientais, comprometendo a capacidade de produção e venda da empresa.

 

Leia mais

Tópicos: Gestão de Resíduos, efluente industrial

Quais são os métodos utilizados em análise de efluentes

Publicado em 20-07-2016 12:43

Dentre as maiores fontes de poluição dos corpos d’água, encontram-se os lançamentos de efluentes industriais, sendo que muitos deles possuem grande relevância, do ponto de vista físico e químico, e são fontes de ampla diversidade de poluentes.

 

Para monitorar esses efluentes, e o ambiente aquático como corpo receptor, há necessidade da realização regular de análises, que são definidas por resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente, nº 430/2011 e nº 396/2008.

 

Leia mais

Tópicos: efluente industrial, análise de efluentes

Como identificar possíveis vazamentos de efluentes nas empresas

Publicado em 22-06-2016 17:02

 

vazamento de efluentes industriais contém uma enorme variedade de substâncias que podem prejudicar o meio ambiente e são nocivas à saúde. Um dos principais cuidados para evitar esse problema é a manutenção preventiva: um método que permite analisar os riscos de todas as instalações e ajudar a detectar, logo no começo, pequenos vazamentos.

 

Leia mais

Tópicos: efluente industrial, tratamento de efluentes industriais, tratamento de efluentes

7 motivos para ter um parceiro no tratamento de efluentes industriais cosméticos

Publicado em 03-12-2015 11:30

Tendência no mercado empresarial há algum tempo, as parcerias possibilitam que cada empresa se concentre apenas nas tarefas essencialmente ligadas ao seu negócio. A prática mostra que é correto o ditado antigo que diz ser impossível fazer tudo muito bem, principalmente em ramos de atividades tão diferentes.

 

Leia mais

Tópicos: efluente industrial, Efluentes cosméticos, tratamento de efluentes, industria de cosméticos

Indústrias de bebidas também geram efluentes para tratamento

Publicado em 01-11-2013 15:28


O aumento da pressão pela conservação ambiental, a maior rigidez da legislação e o engajamento dos consumidores a práticas sustentáveis têm levado as empresas a reverem suas estratégias de produção industrial. À medida que essas preocupações aumentam, as organizações voltam suas atenções para os potenciais impactos que suas atividades, produtos e serviços causam ao meio ambiente.
Assim como em outros setores, a indústria de bebidas não é exceção.

Principalmente por conta da necessidade de freqüentes operações de limpeza, seja de equipamentos, pisos ou garrafas, a indústria de bebidas gera quantidades significativas de efluentes.

Leia mais

Tópicos: efluente industrial, Industria de bebidas, tratamento de efluente industrial, tratamento de efluentes industriais, Efluente e Resíduo Orgânico

O setor de cosméticos e seus efluentes

Publicado em 13-08-2013 8:00


Em visita a um grande cliente do segmento de cosméticos discutimos algumas questões relacionadas aos efluentes gerados na empresa e a destinação apropriada dos mesmos, o gerente da área de meio ambiente demonstrou grande interesse no assunto e nos disse: “Fabricamos produtos que trazem bem estar as pessoas, por que não devemos também pensar da mesma maneira sobre os efluentes gerados na empresa?”

Leia mais

Tópicos: efluente industrial, Efluentes cosméticos

Saiba a diferença entre esgoto sanitário e efluentes industriais

Publicado em 08-07-2013 11:13

 

Uma indústria produz vários tipos de efluentes, entre eles o efluente industrial biodegradável e o esgoto sanitário, mas qual a diferença entre eles?

Leia mais

Tópicos: efluente doméstico, efluente industrial, esgoto sanitário

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail