Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

7 motivos para ter um parceiro no tratamento de efluentes industriais cosméticos

Publicado em 03-12-2015 11:30

Cosmética industrialTendência no mercado empresarial há algum tempo, as parcerias possibilitam que cada empresa se concentre apenas nas tarefas essencialmente ligadas ao seu negócio. A prática mostra que é correto o ditado antigo que diz ser impossível fazer tudo muito bem, principalmente em ramos de atividades tão diferentes.

 

A indústria cosmética pode ser exemplo disso. Ela é obrigada a executar tarefas antagônicas ao mesmo tempo: fabricar produtos de beleza e higiene e dar conta de tratar e destinar adequadamente os efluentes resultantes do seu processo produtivo.

 

Em casos assim, a parceria torna-se instrumento para realizar o trabalho com competência técnica e operacional e apresenta muitas vantagens. Conheça algumas:


1. Redução de custos


Há significativa vantagem financeira ao terceirizar. O empreendedor deixa de gerar impostos e carga tributária sobre salários, máquinas e aquisição de tecnologia. Os recursos economizados podem ser reinvestidos no próprio negócio.


Há duas alternativas para o tratamento de efluentes:
on site, com a construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), ou off-site, indicado para quem não tem espaço para instalações próprias e necessita que o tratamento ocorra fora da empresa. No caso do sistema off-site, a redução de custos é ainda maior, uma vez que o gerador de resíduos não precisa investir em construção, operação e manutenção da ETE.


2. Benefícios operacionais


A empresa não se preocupa com espaço para a implantação, operação, manutenção e contratação de mão de obra qualificada. Desta forma, deixa de assumir grande parte dos riscos operacionais, ambientais e trabalhistas.


3. Capacitação profissional


O gerador de resíduos tem apoio de equipe especializada, altamente qualificada e pronta para atender às suas necessidades a qualquer momento. Todos os investimentos em capacitações e treinamentos ficam a cargo da prestadora de serviços.


4. Garantia da destinação correta


Com o parceiro ambiental, a indústria cosmética tem a certeza de que os resíduos realmente serão destinados de acordo com as especificações da legislação vigente, uma vez que a empresa contratada tem a competência técnica, os equipamentos necessários e a aprovação legal para executar o serviço.


5. Em dia com a legislação ambiental


A contratação de uma empresa terceirizada competente, legalmente instituída e licenciada junto aos órgãos governamentais garante que tudo será executado dentro dos preceitos da lei e as empresas não correm risco de sofrer sérias penalidades.


6. Responsabilidade ambiental


O tratamento adequado oferece nova utilidade aos resíduos e evita a poluição do solo e da água, além de diminuir a pressão sobre os aterros sanitários, com menor geração de lixo. Aqui na Tera Ambiental, os resíduos são reciclados ao ponto dos efluentes tratados serem devolvidos à natureza com uma eficiência de redução de DBO (Demanda Biológica de Oxigênio) superior a 95% e o lodo gerado no processo transformado em fertilizantes orgânicos utilizados na agricultura.


7. Consumidor satisfeito


Os consumidores estão cada vez mais conscientes e valorizam a responsabilidade social e ambiental das empresas. Eles levam em conta essas iniciativas ao escolher os produtos que compram.  As empresas atentas a isso já satisfazem seus consumidores e, aliada à fabricação de produtos de qualidade, com preços competitivos, ganham a fidelização do consumidor.


Cautela ao contratar o parceiro ambiental


Todas as vantagens apresentadas confirmam um positivo custo-benefício à indústria cosmética ao contratar um parceiro ambiental. No entanto, é preciso se atentar para alguns pontos importantes na hora de selecioná-lo.


Antes da contratação, é necessário verificar toda a documentação legal do parceiro, fazer visita técnica às suas instalações, conhecer os processos empregados no tratamento e obter garantias de que os resíduos realmente terão a destinação de acordo com as especificações da lei. Também é importante desconfiar de preços muito baixos. Muitas vezes, o barato pode sair caro.


A escolha deve considerar a experiência, seriedade e credibilidade da terceirizada no mercado. Só assim, a empresa estará tranquila por cumprir com seu papel ambiental e social.

Indústrias de Cosméticos

Tópicos: efluente industrial, Efluentes cosméticos, tratamento de efluentes, industria de cosméticos

Deixe seu comentário

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados