contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

Tratamento de efluentes: entenda como a prática colabora para o alcance das metas ESG

Publicado em 14-06-2023 10:00

 

Leia mais

Tópicos: tratamento de efluentes industriais, tratamento de efluentes, ESG

Como funciona o tratamento de efluentes industriais

Publicado em 21-07-2021 14:00

O tratamento de efluentes industriais funciona de acordo com as características físicas, químicas e biológicas, conforme a natureza dos poluentes a serem removidos e/ou das operações unitárias utilizadas para o tratamento.

Leia mais

Tópicos: tratamento de efluentes industriais, tratamento de efluentes

5 itens para analisar ao contratar uma transportadora de resíduos da indústria de alimentos

Publicado em 10-02-2021 14:00

 

O transporte de resíduos é uma etapa essencial para manter a eficiência no processo de tratamento offsite e, se tratando das indústrias de alimentos que geram tanto resíduos líquidos quanto sólidos, os cuidados precisam ser avaliados criteriosamente por possuírem substâncias que podem prejudicar o meio ambiente.   

Leia mais

Tópicos: tratamento de efluentes industriais, tratamento de efluentes, indústria alimentícia

Quando um órgão fiscal pode embargar a operação de uma empresa por conta de um crime ambiental?

Publicado em 30-01-2019 17:42

 

Por Sâmiah Abou Abed

 

A síntese conceitual de crime ambiental é todo e qualquer dano ou prejuízo causado aos elementos que compõem o meio ambiente, seja a flora, fauna, recursos naturais e/ou patrimônio cultural. Por violar direito protegido, todo crime ambiental é passível de penalização, que é regulado por lei. Assim, coube à Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 dispor sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. A lei de crimes ambientais tem como finalidade principal garantir a proteção do meio ambiente, promovendo a reparação do dano ambiental, coibindo as práticas lesivas por meio da aplicação de sanções administrativas, cíveis e criminais, dentre elas o embargo.

Leia mais

Tópicos: tratamento de efluentes industriais, legislação para tratamento de efluentes, Leis ambientais brasileiras

Como calcular o volume dos efluentes gerados na sua empresa?

Publicado em 08-09-2016 10:32

A indústria de um modo geral caracteriza-se por consumir grandes quantidades de água para operar seu processo produtivo e, com isso, gera vazões elevadas de efluentes líquidos, que precisam ser aferidas corretamente para controle do volume e dos custos envolvidos, inclusive com coleta e tratamento, por isso a importancia de se calcular o volume dos efluentes gerados nas empresas.

 

Uma das opções é a instalação de equipamentos específicos para essa finalidade. São os chamados medidores de volume de esgoto, que aferem, indicam, totalizam e registram, cumulativamente e continuamente, o volume dos efluentes líquidos por um período pré-determinado, variando entre mensal, trimestral, semestral e anual.

 

Leia mais

Tópicos: tratamento de efluentes industriais

Como identificar possíveis vazamentos de efluentes nas empresas

Publicado em 22-06-2016 17:02

 

vazamento de efluentes industriais contém uma enorme variedade de substâncias que podem prejudicar o meio ambiente e são nocivas à saúde. Um dos principais cuidados para evitar esse problema é a manutenção preventiva: um método que permite analisar os riscos de todas as instalações e ajudar a detectar, logo no começo, pequenos vazamentos.

 

Leia mais

Tópicos: efluente industrial, tratamento de efluentes industriais, tratamento de efluentes

Classificação dos rios: classes e condições para lançamento de efluentes

Publicado em 20-03-2015 15:05

 
O Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, diante da Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, alterada parcialmente pela Resolução 410/2009 e 430/2011, estabeleceu critérios sobre a classificação dos corpos de água superficiais e diretrizes ambientais para seu enquadramento, bem como as condições e padrões de lançamento de efluentes. A classificação reune uma série de definições com base na aptidão natural dos cursos d’água, observando a sua qualidade, capacidade, entre outras características específicas.
Leia mais

Tópicos: legislação ambiental, tratamento de efluentes industriais, tratamento de efluentes, classificação dos rios

8 motivos para destinar seus efluentes para tratamento

Publicado em 13-12-2013 13:21

 

A indústria consome cerca de 22% da água potável disponível, segundo estimativas do Ministério do Meio Ambiente. Com isso, o setor industrial gera muitos resíduos líquidos que precisam de tratamento para evitar a poluição dos corpos d’água. As empresas estão mais conscientes sobre o valor da sustentabilidade, mas se apenas isso não for o suficiente, temos uma lista com oito motivos para convencê-lo a fazer a coisa certa: coletar, destinar e tratar seus resíduos corretamente.

Leia mais

Tópicos: tratamento de resíduos, tratamento de efluentes industriais, tratamento de efluentes

Indústrias de bebidas também geram efluentes para tratamento

Publicado em 01-11-2013 15:28


O aumento da pressão pela conservação ambiental, a maior rigidez da legislação e o engajamento dos consumidores a práticas sustentáveis têm levado as empresas a reverem suas estratégias de produção industrial. À medida que essas preocupações aumentam, as organizações voltam suas atenções para os potenciais impactos que suas atividades, produtos e serviços causam ao meio ambiente.
Assim como em outros setores, a indústria de bebidas não é exceção.

Principalmente por conta da necessidade de freqüentes operações de limpeza, seja de equipamentos, pisos ou garrafas, a indústria de bebidas gera quantidades significativas de efluentes.

Leia mais

Tópicos: efluente industrial, Industria de bebidas, tratamento de efluente industrial, tratamento de efluentes industriais, Efluente e Resíduo Orgânico

A diferença entre o tratamento biológico e físico-químico

Publicado em 30-09-2013 16:59

A Tera Ambiental realiza o tratamento biológico de efluentes por meio do sistema “biológico aeróbio”, feito por lagoas de aeração com difusores de membrana. É possível fazer esse tipo de tratamento em água residuária proveniente do processo de lavagem de máquinas e equipamentos, efluentes líquidos industriais biodegradáveis, efluentes sanitários, chorume, líquidos provenientes de fossa séptica e caixa de gordura, entre outros.

 

Leia mais

Tópicos: tratamento biológico, tratamento de efluente industrial, tratamento de efluentes industriais

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail