contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

O setor de cosméticos e seus efluentes

Atualizado em 23/12/2016

O setor de cosméticos e seus efluentes
Em visita a um grande cliente do segmento de cosméticos discutimos algumas questões relacionadas aos efluentes gerados na empresa e a destinação apropriada dos mesmos, o gerente da área de meio ambiente demonstrou grande interesse no assunto e nos disse: “Fabricamos produtos que trazem bem estar as pessoas, por que não devemos também pensar da mesma maneira sobre os efluentes gerados na empresa?”

 

Ficamos de certa forma surpresos com a declaração, mesmo com o aumento da preocupação que estamos percebendo com experiências em outros clientes, pois estávamos na frente de  um profissional realmente interessado em influenciar positivamente a cultura organizacional de sua empresa. Coincidentemente publicamos algumas semanas atrás o texto “resíduos não são problema, mas parte do processo”, onde abordamos o mesmo tema a partir de outra perspectiva.

 

Uma empresa que possui a política ambiental estabelecida e com funcionários dispostos a praticá-la, dificilmente terá problemas ambientais relacionados a destinação de seus resíduos. É desse engajamento que todos nós precisamos!

 

Investimentos em tratamento de resíduos com a disponibilização de recursos e incentivos para capacitação de funcionários, bem como a disseminação interna do tema devem ser algumas das preocupações de diretores e gerentes de empresas que buscam a melhor maneira de produzir sem agressão ao meio ambiente.

 

Como profissional da área ambiental  e consultora da Tera Ambiental, é uma satisfação encontrar empresas como esta no mercado, conscientes na destinação de seus resíduos e como consumidora, valorizar os produtos produzidos pela empresa.

 

O setor de cosméticos no Brasil

O setor de cosméticos no Brasil representa o terceiro maior mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. Em 2012, o país movimentou US$42 bilhões em gastos no setor, um crescimento de 19% sobre o ano anterior. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, existem, no Brasil, 2.342 empresas atuando nesse mercado (1454 só na região Sudeste), segundo blog Caro Dinheiro de Samy Dana para o jornal Folha de São Paulo.

 

Empresas desse setor produzem grande quantidade de efluentes consequentes do processo de fabricação. Para atender essa demanda, a Tera Ambiental oferece o recebimento, tratamento e disposição final de efluentes, aproveitando o lodo gerado na compostagem para a fabricação do fertilizante orgânico Sanefértil.

Indústrias de Cosméticos

Por Fabiane Fujimori, Consultora Tera Ambiental

Tópicos: efluente industrial, Efluentes cosméticos

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail