Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Esgotos industriais: a relevância do tratamento adequado

Publicado em 02-03-2017 17:41

De forma geral, o tratamento de esgotos é fundamental na preservação do meio ambiente em todas suas vertentes, da doméstica à industrial, esta última, contudo, pode carregar especial risco para rios e todo o ecossistema que recebe efluentes não tratados, devido à presença de contaminantes originados de processos produtivos ou mesmo a limpeza de tanques e containers, conforme apontado pela definição da ABNT por meio da norma 9800/1987.

Leia mais

Tópicos: efluente industrial, tratamento de esgoto

A situação do saneamento básico no Brasil

Publicado em 23-04-2015 10:00

Apesar das conquistas sociais que o Brasil experimentou na última década, ainda falta muito para avançar na questão do saneamento básico. Um levantamento do Instituto Trata Brasil mostra que o país não conseguirá alcançar a universalização do sistema nos próximos 20 anos se o trabalho de implantar serviços de água e esgoto continuar no ritmo observado.
 
A pesquisa, chamada de Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades, inclui os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do ano base de 2012.
Leia mais

Tópicos: saneamento básico, tratamento de esgoto, coleta de esgoto

Entenda como a crise hídrica está impactando a rotina das empresas

Publicado em 13-02-2015 10:00

 
Quando o assunto é a crise hídrica a sensação predominante entre os pesquisadores parece ser a do “eu avisei”. Se por um lado os números registrados pela estiagem dos últimos anos são os mais graves até hoje, por outro, a comunidade científica do mundo inteiro vem alertando para a correlação cada vez mais evidente entre o modo desenfreado de exploração dos recursos naturais e as mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo. Essas mudanças não têm impacto apenas no dia a dia das pessoas, mas modificam também a rotina de trabalho das empresas.
 
Entenda melhor como a crise ambiental pode impactar os resultados no mundo dos negócios:
Leia mais

Tópicos: reúso de água, tratamento de esgoto, esgoto sanitário, crise hídrica

Como resolver seus problemas ambientais com tratamento biológico de efluentes

Publicado em 26-06-2013 15:13

Diversas atividades industriais resultam em geração de efluentes e resíduos, que em casos de não tratamento, podem poluir e contaminar o solo e a água. Como já comentamos em outros artigos, é necessário o tratamento e destinação correta dos efluentes e resíduos sólidos para evitar a contaminação, autuação e multas impostas pelos órgãos ambientais responsáveis.

 

Leia mais

Tópicos: tratamento de esgoto, problema ambiental, tratamento, tratamento de efluentes

Tratamento de esgoto tem desafios pela frente

Publicado em 11-04-2013 15:15

Conforme comentamos no artigo “Confira a situação do saneamento, coleta seletiva e resíduos sólidos no Brasil”, os serviços de saneamento básico no Brasil estão bem longe do que é considerado ideal, principalmente no tratamento de esgoto. Segundo análise feita pelo coordenador geral de engenharia e arquitetura da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ricardo Arantes, além do déficit gerado por anos sem investimento e tecnologia ultrapassada, o país ainda enfrenta a incapacidade técnica das prefeituras e muitas vezes a rejeição da população de cidades pequenas por terem de pagar taxas para esse tipo de serviço e assim ignoram a importância do tratamento de esgoto para saúde.
 
Leia mais

Tópicos: efluente doméstico, tratamento de esgoto, tratamento de resíduos, esgoto sanitário

Tratamento de efluentes de fossa séptica, caixa de gordura e efluente sanitário

Publicado em 10-04-2013 7:12

Além dos efluentes industriais resultantes de processos como lavagem de máquinas e equipamentos, limpeza de containers, tanques e pátios, fabricação de embalagens, lodo líquido de ETE, chorume classe II provenientes de aterros sanitários entre muitos outros, os efluentes mais comuns como os acumulados em fossa séptica, caixa de gordura e efluente sanitário também precisam ser tratados antes de serem descartados no meio ambiente.
 

Como possuem características distintas, não podem ser misturados quando retirados após a realização da limpeza, pois possuem diferentes cargas orgânicas. Muitos clientes tem dúvidas sobre esses tipos de efluentes e quais são suas diferenças, com isso decidimos criar esse artigo para esclarecê-las: 

 

Fossa Séptica / Sumidouro


A fossa séptica é uma unidade de tratamento primário que realiza a separação da matéria sólida contida no esgoto, enquanto o sumidouro é um poço com abertura inferior que permite a infiltração do efluente (pré tratado pela fossa ou não) no solo. Tratam-se de formas simples e baratas de disposição dos esgotos domésticos, geralmente usadas nas zonas rurais ou em áreas isoladas, onde não existe rede pública de coleta de esgoto. Seus efluentes são pastosos e resultam do acúmulo de dejetos biológicos de esgoto comum de sanitários. A fossa séptica e os sumidouros devem ser limpos periodicamente para evitar transbordamentos, eliminar mau cheiro e o aparecimento de vetores.

 

Leia mais

Tópicos: tratamento de esgoto, fossa septica, caixa de gordura, efluente sanitario, tratamento de efluentes

Fiscalização investiga casos de descarte irregular de efluentes

Publicado em 20-03-2013 13:04

Fundema coordenou a fiscalização realizada em parceria com a Polícia Militar Ambiental e o Corpo de Bombeiros- Crédito: Sidney Silva
 

A reportagem do jornal Município Dia a Dia, que noticiou o fato, afirmou que a estação de tratamento de uma das empresas autuadas não estava funcionando de forma integral no momento da vistoria e a coleta de efluentes apresentou uma forte coloração, que pode ser indício de falta de tratamento e o descarte do produto puro. Agora está sendo feita a análise do material coletado e caso seja confirmada a falta de tratamento dos efluentes, a Fundema fará o auto de infração com multa e os procedimentos de reparação ambiental.

Leia mais

Tópicos: tratamento de esgoto, saúde pública, tratamento de resíduo industrial, tratamento de efluentes, água contaminada

Saneamento básico ainda é precário no Brasil

Publicado em 06-03-2013 13:40

Cerca de 30 milhões de pessoas que vivem nas grandes cidades brasileiras ainda não têm acesso à coleta de esgoto, segundo mapa do saneamento básico feito pelo Instituto Trata Brasil e a GO Associados nos 100 municípios mais populosos do país. O estudo utilizou números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), publicado pelo Ministério das Cidades. A pesquisa analisou a coleta de esgoto e tratamento de efluentes, o nível de cobertura dos serviços, incluindo a eficiência e perdas na distribuição de água e os investimentos e melhorias feitas na rede de água e esgoto.

 

Santos foi a cidade que teve a melhor avaliação do estudo, já que todas as residências são atendidas pelas redes de água e esgoto e somente 13% da água distribuída é perdida, Jundiaí (SP) está entre as demais cidades que tiveram boa avaliação, já que todo o esgoto que é coletado no município passa por tratamento. Outras cidades bem avaliadas são Maringá (PR), Franca (SP) e Uberlândia (MG).

Leia mais

Tópicos: saneamento básico, tratamento de esgoto, saúde pública, coleta de esgoto

Jundiaí trata 100% de seu esgoto e também trata efluentes de outras cidades

Publicado em 27-02-2013 15:53

Jundiaí é uma das seis cidades do Brasil que tratam 100% dos efluentes da cidade, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), publicado regularmente pelo Ministério das Cidades. A cidade tem cerca de 370 mil habitantes e a capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), operada pela Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), nossa parceira, permite tratar uma carga equivalente a uma população de 1 milhão de habitantes em termos de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio de 5 dias), chegando a 60 toneladas de DBO/dia.

 

Leia mais

Tópicos: consciência ambiental, estação de tratamento, ETE, Rio Jundiaí, saneamento básico, tratamento de esgoto

Conheça as doenças causadas pelo “não tratamento” do esgoto

Publicado em 25-02-2013 13:00

Investir em saneamento básico é investir em saúde. A cada R$ 1,00 gasto com tratamento de esgoto, são economizados R$ 4,00 em saúde pública. O esgoto encanado é tão importante para melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015) é reduzir pela metade o número de pessoas sem rede de esgoto.

Leia mais

Tópicos: rede de esgoto, efluente doméstico, saneamento básico, tratamento de esgoto, saúde pública, água contaminada, esgoto sanitário

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados