contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Indústrias de bebidas também geram efluentes para tratamento

Atualizado em 22/12/2016

efluentes Indústrias de bebidas
O aumento da pressão pela conservação ambiental, a maior rigidez da legislação e o engajamento dos consumidores a práticas sustentáveis têm levado as empresas a reverem suas estratégias de produção industrial. À medida que essas preocupações aumentam, as organizações voltam suas atenções para os potenciais impactos que suas atividades, produtos e serviços causam ao meio ambiente.
Assim como em outros setores, a indústria de bebidas não é exceção.

Principalmente por conta da necessidade de freqüentes operações de limpeza, seja de equipamentos, pisos ou garrafas, a indústria de bebidas gera quantidades significativas de efluentes.

Veja as características dos efluentes gerados por algumas indústrias desse segmentos:

Sucos cítricos

Os efluentes gerados nas indústrias de sucos cítricos possuem alta carga orgânica. Um fator que pode prejudicar o tratamento é apresença do d-limoneno nos efluentes, agente bacteriostático, ou seja, um inibidor do crescimento de bactérias.

 

Os sistemas de tratamento usados nas indústrias cítricas são os biológicos aeróbios e anaeróbios. Cabe salientar que as lagoas, empregadas por empresas que dispõem de infraestrutura e disposição para operar estação in loco, podem  gerar transtornos em função de má operação ou dimensionamento inadequado, criando áreas de anaerobiose e emissão de H2S (ácido sulfídrico).

Refrigerantes

Os efluentes da produção de refrigerantes são geralmente oriundos de etapas de lavagem, seja dos vasilhames, equipamentos ou da própria instalação. Soma-se ainda contribuições de carga provenientes de lotes defeituosos e desperdícios, como por exemplo, derramamentos de produto.

 

Estes efluentes têm como principais características: o pH alcalino, devido às soluções de limpeza utilizadas, e a elevada carga orgânica, devida ao açúcar do xarope e alguns extratos vegetais empregados na formulação.

Cervejas

Os efluentes da produção de cervejas são, em geral, oriundos da limpeza de caldeiras de caldas, mostura e lúpulo, tubulações e filtros, whirpool, trocadores de calor, tanque de leveduras, garrafas de vidro, barris de aço ou madeira e latas de alumínio, caixas plásticas e pisos, etc.

 

A composição destes efluentes é fortemente influenciada pelo tipo de cerveja fabricado, qualidade dos processos de filtração, tipo de aditivos eventualmente acrescentados e eficiência dos processos de limpeza de equipamentos.

 

Por conta destes fatores e da variabilidade de condições operacionais do processo cervejeiro, tanto a composição como a taxa de geração dos rejeitos deste setor produtivo é muito variável.

Lacticínios

Os efluentes gerados na produção de laticínios abrangem os efluentes industriais e águas de lavagem. Geralmente são caracterizados pela elevada concentração de carga orgânica, na forma de lactose, proteínas e gorduras, que pode causar impactos aos corpos d’água se não for removida adequadamente.

 

As águas de lavagem resultantes das operações de higienização das instalações do laticínio são as que mais contribuem para o volume de efluentes gerado na empresa. As águas de lavagens são constituídas basicamente de leite, refletindo em um efluente com elevada Demanda Química de Oxigênio (DQO), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), óleos e graxas, nitrogênio, fósforo, etc.

 

Processo de tratamento:

O tratamento de efluentes industriais tem diversas etapas para remover os poluentes e permitir que volte em condições aceitáveis para serem reaproveitados pelo meio ambiente ou atividade industrial. Para avaliar qual o processo de tratamento ideal, alguns fatores devem ser considerados: viabilidade técnica, financeira e operacional, legislação federal, estadual e municipal, classe do corpo receptor, estabilidade do terreno, etc.

 

Não há uma equação exata que determina a melhor opção entre a construção de estações próprias ou a terceirização do tratamento dos efluentes. O cálculo do volume de efluentes gerados é a maior referência.

 

Grandes empresas do segmento teceirizam parte ou todo o tratamento dos efluentes da sua produção, optando assim pela facilidade que essa alternativa oferece, deixando toda a operação e manutenção que uma estação de tratamento exige a cargo de uma empresa especializada.

 

 

tratamento offsite ou terceirizado é seguro e indicado para empresas que não têm interesse em investir, nem espaço para construir uma estação de tratamento de efluentes ou que necessitam que parte do processo seja concluído fora de sua operação. Essa é uma opção recomendada, mas cada empresa tem suas peculiaridades que devem ser avaliadas por um especialista antes de qualquer decisão.

 

Ainda há outros tipos de indústrias de bebidas que também geram efluentes e que devem destiná-los para tratamento, os quais abordaremos em outra oportunidade.

 

Se sua empresa está enquadrada nessas ou outras classificações de produtos dessa indústria e quer saber mais sobre a destinação correta dos resíduos, fale com nossa equipe de especialistas:

 

Fonte: Guia Técnico Ambiental - CETESB

 

Indústrias de Bebidas

 

Tópicos: efluente industrial, Industria de bebidas, tratamento de efluente industrial, tratamento de efluentes industriais, Efluente e Resíduo Orgânico

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail