Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Quais são as licenças ambientais que interferem diretamente nas operações das empresas?

Publicado em 12-12-2018 17:22

Se uma empresa começar as operações em suas instalações sem os devidos laudos ambientais, correrá o risco de ter que parar totalmente os trabalhos e ainda pagar multas, cujos valores podem variar de acordo com o grau da infração. Ao mesmo tempo, caso as licenças ambientais não sejam atualizadas conforme novidades nas leis, ou ainda não formalizem mudanças na própria estrutura da operação, a empresa também corre o risco de ter que arcar com custos bastante altos, e até mesmo alterações em sua infraestrutura em decorrência de autuações de órgãos reguladores que podem inviabilizar por completo sua atuação.

Leia mais

Tópicos: licença ambiental;

Os desafios em manter uma Estação de Tratamento de Efluentes OnSite

Publicado em 05-12-2018 17:14

 

O que é preciso fazer para garantir o perfeito funcionamento da sua ETE, e quais cuidados básicos devem ser tomados para sua manutenção?

 

Uma Estação de Tratamento de Efluentes é projetada para alcançar uma vida útil de muitos anos. Para conseguir isso, são necessários alguns cuidados básicos para garantir a qualidade dos efluentes tratados e a otimização de recursos investidos na sua implantação.

Leia mais

Tópicos: Transporte de efluentes, ETE, estação de tratamento

Como ter mais agilidade na solicitação do CADRI junto à CETESB

Publicado em 28-11-2018 14:43

 

O Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental, conhecido como CADRI, é um documento emitido no estado de São Paulo pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), órgão que aprova o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final. A validade do CADRI no estado varia de 1 a 5 anos, a depender do fator de complexidade da atividade. Após este período, o documento deve ser renovado, mediante nova aprovação da CETESB.

Leia mais

Tópicos: cadri, CETESB

O papel e a importância das certificações no processo de logística reversa

Publicado em 12-11-2018 16:49

 

Graças as leis ambientais e a procura incansável por um futuro sustentável, foram criadas dinâmicas corporativas para reaproveitamento e descarte apropriado de materiais, dentro de uma lógica ambientalmente correta e garantindo bons processos. 


Portanto, veja como as certificações mudaram o cenário da Logística Reversa no Brasil e consequentemente a dinâmica do mercado de Reciclagem.

 

Leia mais

Tópicos: logística reversa, certificação, política nacional de resíduos sólidos, PNRS

Reciclagem de efluentes: uma opção cíclica para um tratamento eficiente

Publicado em 27-09-2018 16:59

O tratamento de efluentes produzidos por uma empresa é uma atividade que tem como principal objetivo otimizar os processos da produção e atender as principais leis ambientais do país, no entanto, mesmo após a destinação final do efluente tratado, a empresa geradora continua responsável pelo resíduo decorrente desse processo.

 

Essa condição é chamada de corresponsabilidade ambiental e demonstra a importância da parceria especializada no tratamento de efluentes.

Leia mais

Tópicos: reciclagem

O que os cemitérios devem saber sobre o tratamento de necrochorume

Publicado em 19-09-2018 9:36

Durante muitos anos, a implantação de cemitérios no Brasil foi feita em terrenos de baixo valor imobiliário ou com condições geológicas, hidrogeológicas e geotécnicas inadequadas, desrespeitando a Legislação que este empreendimentos devem adotar, segundo as resoluções da Norma Técnica da CETESB – L 1.040, que dispõe sobre instalações. Este cenário poderá propiciar a ocorrência de impactos ambientais (alterações físicas, químicas e biológicas do meio onde está implantado o cemitério) e fenômenos conservadores, como a saponificação.

Leia mais

Tópicos: Necrochorume

Fertilizantes orgânicos compostos, condicionadores de solo e estercos “Maior sustentabilidade à luz da microbiologia do solo”

Publicado em 30-08-2018 18:03

Os estercos gerados na criação de animais confinados, sobretudo as chamadas “camas de aviário”, e aqueles gerados em granjas de aves poedeiras impõem concorrência ao segmento fabricante de fertilizantes orgânicos compostos e condicionadores de solo. Em que pese o fato de a comercialização destes resíduos ser dispensada de registro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde que não seja objeto de qualquer processo de industrialização, conforme estabelece o Artigo 18 do Decreto n° 4.954 de 14/01/2004, é notório que não existe controle deste mercado pelos órgãos de governo.

Leia mais

Tópicos: fertilizante orgânico composto

Economia circular: “Uma abordagem para os fertilizantes orgânicos e condicionadores de solo”

Publicado em 22-08-2018 17:25

Texto original no Anuário Brasileiro de Tecnologia em Nutrição Vegetal - ABISOLO | 2018

 

A Organização das Nações Unidas, em “Perspectivas da População Mundial – Revisão de 2017”, estima que até 2050 seremos 9,8 bilhões de habitantes no planeta Terra. Dessa forma, grandes desafios à humanidade se apresentam, já que a busca incessante pela sustentabilidade, o combate à pobreza e a preservação do planeta contrastam fortemente com a crescente demanda por alimentos, água, energia, insumos e produtos diversos. Em que pese faltarem apenas 32 anos para consumação deste cenário, hoje, a humanidade já demanda 1,7 vez a capacidade do planeta, se fossem atendidas suas necessidades plenas. Relevante observar ainda que aproximadamente 70% das pessoas, num futuro próximo, deverão viver em centros urbanos, contribuindo para a redução da força de trabalho no campo e, com isso, aumentando ainda mais a importância do agronegócio na produção e abastecimento de alimentos.

Leia mais

Tópicos: fertilizante orgânico composto

Regulamento estabelece as diretrizes de armazenamento, coleta, triagem e destinação final de resíduos sólidos em Itupeva

Publicado em 24-07-2018 10:20

A prefeitura da cidade de Itupeva, interior de São Paulo, decretou novas regras para armazenamento, coleta, triagem e destinação final de resíduos sólidos no município. O decreto nº 2913 regulamenta a Lei Complementar nº 425, que institui a taxa de coleta, remoção e destinação do lixo domiciliar (TLD). Ele é importante porque também estabelece a categorização de empresas em relação ao volume de resíduos.

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos

Saiba mais sobre a importância da limpeza periódica da caixa de gordura

Publicado em 16-07-2018 16:02

Em setembro de 1999 a Associação Brasileira de Normas Técnicas, publicou o projeto NBR 8160. Tal norma se aplica a todo e qualquer imóvel, desde residências, comércios, até grandes indústrias, estabelecendo exigências e recomendações sobre o projeto, execução, ensaio e manutenção dos sistemas prediais de esgoto sanitário, com o objetivo de garantir condições mínimas de higiene, segurança e conforto. Neste cenário, a caixa de gordura tem um importante papel: o de captar a gordura antes de chegar na rede coletora de esgoto, já que tubulações expostas a este material estão fadadas ao entupimento.

Leia mais

Tópicos: caixa de gordura

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados