contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

Conheça o IQA - Índice de Qualidade das Águas

Publicado em 04-03-2020 11:00

Com o objetivo de avaliar a qualidade dos recursos hídricos brutos, visando o abastecimento público após tratamento, foi criado o Índice de Qualidade das Águas. O indicador foi instaurado em 1970, inicialmente nos Estados Unidos pela National Sanitation Fundation, e implantado no Brasil pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), em 1975. Posteriormente outras regiões do Brasil também o adotaram. 


Leia mais

Tópicos: reúso de água, Recursos hídricos

Outorga do direito de uso ou interferência de recursos hídricos: O que é e quem deve solicitar?

Publicado em 26-09-2019 14:00

A gestão dos recursos hídricos no Brasil foi impulsionada a partir da aprovação da Lei nº 9433, de 1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos. Essa estabelece que a água é um bem de domínio público e, portanto,  sua utilização deve ocorrer mediante aprovação do poder público, seja estadual ou nacional.

Leia mais

Tópicos: reúso de água, legislação ambiental, tratamento de efluentes, Recursos hídricos

Entenda a importância do tratamento de efluentes industriais com a escassez de água

Publicado em 07-05-2015 14:30

 
A importância do tratamento de efluentes industriais está diretamente atrelada a escassez de água potável, evitada com esforços conjuntos como economizar no consumo diário, investir em medidas como captação, reaproveitamento de água da chuva e tratamento de efluentes. 

Leia mais

Tópicos: reúso de água, tratamento de efluentes, escassez de água

Confira 5 dicas para um consumo eficiente de água na sua empresa

Publicado em 19-02-2015 15:00

 
Diante da crise hídrica no Brasil, os apelos para o consumo eficiente da água — seja nos domicílios, nas empresas ou nas indústrias — apontam para a implementação de mudanças urgentes no dia a dia de todos os cidadãos. No contexto da escassez do recurso, o investimento em soluções ambientais como reúso, tratamento e reutilização da água para lavagem e irrigação, além de medidas simples de economia, é estratégia cada vez mais indispensável para que empreendimentos e indústrias de todos os setores instituam processos mais sustentáveis, otimizem os lucros e desempenhem seu papel no cenário atual de estiagem.
 
Leia mais

Tópicos: consciência ambiental, reúso de água, consumo consciente, escassez de água

Entenda como a crise hídrica está impactando a rotina das empresas

Publicado em 13-02-2015 10:00

 
Quando o assunto é a crise hídrica a sensação predominante entre os pesquisadores parece ser a do “eu avisei”. Se por um lado os números registrados pela estiagem dos últimos anos são os mais graves até hoje, por outro, a comunidade científica do mundo inteiro vem alertando para a correlação cada vez mais evidente entre o modo desenfreado de exploração dos recursos naturais e as mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo. Essas mudanças não têm impacto apenas no dia a dia das pessoas, mas modificam também a rotina de trabalho das empresas.
 
Entenda melhor como a crise ambiental pode impactar os resultados no mundo dos negócios:
Leia mais

Tópicos: reúso de água, tratamento de esgoto, esgoto sanitário, crise hídrica

Reúso de água: solução viável para o reaproveitamento do recurso nas empresas

Publicado em 23-04-2014 13:55

Estiagem: a simples menção da palavra causa desconforto. A escassez de água é um dos maiores problemas ambientais iminentes da vida moderna. É por este motivo que a discussão acerca da busca por meios alternativos para o reaproveitamento do recurso  é pauta cada vez mais recorrente na agenda do mundo empresarial, de órgãos ambientais, de governos em todas as suas esferas e do próprio cidadão.

 

Leia mais

Tópicos: reúso de água, Metas de Reciclagem

Irrigação é responsável pelo consumo de 72% da água no Brasil

Publicado em 24-07-2013 10:40

A agricultura é essencial para o ser humano, mas é também um dos setores que mais consome água no Brasil e em todo o mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 70% de toda a água potável disponível no mundo é utilizada para irrigação, enquanto as atividades industriais consumem 20% e o uso doméstico 10% .

Leia mais

Tópicos: reúso de água, Água na agricultura

Reuso de água é essencial para o meio ambiente

Publicado em 20-06-2013 16:12

Pensar em maneiras de reutilizar a água é uma forma de controlar perdas e evitar desperdícios, além de minimizar o consumo de água no Brasil. A água pode ser poupada com o reuso de efluentes tratados seguido por parâmetros de qualidade estabelecidos pela legislação brasileira para diversos fins que não sejam o consumo humano. É por isso que o tratamento de esgoto tem um papel fundamental na gestão dos recursos hídricos. Apesar de parecer algo óbvio, o reuso de água tomou forma no Brasil com a Resolução 54, de 2005, que estabelece os critérios gerais para a prática de reuso de água não potável, segundo o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

 

Leia mais

Tópicos: reúso de água, reaproveitamento

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail