contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Como resolver seus problemas ambientais com tratamento biológico de efluentes

Atualizado em 22/12/2016

Como resolver seus problemas ambientais com tratamento biológico de efluentesDiversas atividades industriais resultam em geração de efluentes e resíduos, que em casos de não tratamento, podem poluir e contaminar o solo e a água. Como já comentamos em outros artigos, é necessário o tratamento e destinação correta dos efluentes e resíduos sólidos para evitar a contaminação, autuação e multas impostas pelos órgãos ambientais responsáveis.

 

Para definir o tipo de tratamento para os resíduos líquidos, é importante avaliar as cargas de poluição com base na vazão e composição do efluente industrial. O assunto é extenso, por isso vamos mostrar nesse artigo como o tratamento biológico pode resolver os problemas ambientais das empresas.

 

Para fácil entendimento, cada tipo de efluente industrial precisa de um tratamento de acordo com as características físicas, químicas e biológicas, as variações de volume gerado e o potencial de toxicidade definido a partir de análise laboratorial prévia. As características do efluente industrial variam conforme o ramo de atividade da indústria, operação, matérias-primas utilizadas, etc. Consequentemente, o efluente líquido também tem diversas propriedades: pode apresentar sólidos em suspensão em maior ou menor concentração, com ou sem coloração, com contaminantes orgânicos ou inorgânicos, com temperatura baixa ou elevada.

 

O tratamento biológico resolve boa parte dos problemas ambientais das empresas, além de ser econômico, pois se baseia na ação metabólica de microrganismos, principalmente nas bactérias, para estabilizar o material orgânico biodegradável em um ambiente seguro e controlado, apto para o desenvolvimento dessas atividades.

 

Em muitos casos, não é preciso construir uma estação de tratamento para fazer corretamente o descarte de efluentes. Empresas como a Tera Ambiental, recebem e realizam o tratamento biológico de efluentes de forma correta e segura em sua própria planta de tratamento. Esse tipo de atuação é conhecida como off-site, pois o tratamento ocorre fora das dependências do cliente.

Com esse tipo de solução as empresas que destinam seus efluentes e/ou resíduos orgânicos para a Tera direcionam sua atenção para o que realmente lhe interessam, ou seja, seu próprio negócio, já que o processo de recebimento, tratamento e monitoramento desses resíduos ficam a cargo da Tera Ambiental.

 

Outra vantagem para quem opta por essa alternativa é de não se preocupar com investimentos na construção, operação e manutenção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e, consequentemente, não assumir grande parte dos riscos operacionais, trabalhistas e ambientais, deixando todo o trabalho nas mãos de especialistas qualificados e habilitados a realizarem essa atividade com segurança. Ao final o cliente recebe documentos que comprovam o tratamento e a destinação correta e que devem ser usados como comprovação em fiscalizações de órgãos ambientais.

Quer saber detalhes sobre o processo de tratamento biológico de efluentes? Leia o artigo “Conheça as etapas do tratamento biológico de efluentes”. Informações sobre nossa forma de tratar os efluentes industriais estão em nossa página “Tratamento Biológico de Efluentes”.

 

CTA - Guia do tratamento de efluentes 

Tópicos: tratamento de esgoto, problema ambiental, tratamento, tratamento de efluentes

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail