Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Saiba mais sobre a importância da limpeza periódica da caixa de gordura

Publicado em 16-07-2018 16:02

Em setembro de 1999 a Associação Brasileira de Normas Técnicas, publicou o projeto NBR 8160. Tal norma se aplica a todo e qualquer imóvel, desde residências, comércios, até grandes indústrias, estabelecendo exigências e recomendações sobre o projeto, execução, ensaio e manutenção dos sistemas prediais de esgoto sanitário, com o objetivo de garantir condições mínimas de higiene, segurança e conforto. Neste cenário, a caixa de gordura tem um importante papel: o de captar a gordura antes de chegar na rede coletora de esgoto, já que tubulações expostas a este material estão fadadas ao entupimento.

Leia mais

Tópicos: caixa de gordura

Normas para utilização e manutenção de fossas e caixas de gordura

Publicado em 14-01-2016 10:16

Engana-se quem pensa que, por serem conhecidos como efluentes domésticos, os rejeitos acumulados em fossas sépticas e caixas de gordura são exclusividades de residências e menos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Eles são altamente poluidores e, mesmo tendo essa denominação, sua geração não está restrita a residências: a maior geração é decorrente de empresas e comércios.

Leia mais

Tópicos: fossa septica, caixa de gordura

3 passos para realizar a limpeza da fossa séptica e caixa de gordura

Publicado em 04-09-2015 14:15

Empresas vem se preocupando cada vez mais com o impacto que seus resíduos podem causar no meio ambiente e qual o melhor destino para eles. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a indústria consome aproximadamente 22% de toda a água potável disponível no planeta. Isso faz com que o setor industrial gere uma grande quantidade de resíduos líquidos que necessitam de tratamento para evitar a poluição.
 
Além dos efluentes industriais, os resíduos domésticos provenientes de caixas de gordura e fossas sépticas também merecem uma atenção especial, pois precisam de tratamentos adequados. Saiba como realizar a limpeza da fossa séptica e da caixa de gordura em 3 passos!
  
Leia mais

Tópicos: caixa de gordura, efluente sanitario

Saiba mais sobre a importância do tratamento dos esgotos sanitários e caixa de gordura

Publicado em 12-08-2015 12:00

 
Já falamos algumas vezes aqui no nosso blog sobre esse tema, mas sabemos que o entendimento sobre as questões que envolvem a geração, armazenamento, destinação e tratamento dos esgotos sanitários provenientes da fossa séptica ou caixa de gordura ainda geram dúvidas. Mas, afinal, o que são esses efluentes e o que as empresas devem fazer com eles?
 
Também conhecidos como efluentes domésticos - sim, não estranhe! -  são resíduos líquidos provenientes de diversas atividades que, em sua maioria, utilizam água em áreas como cozinha e sanitários. Essas atividades geram efluentes que são encaminhados para a rede coletora de esgoto, fossas sépticas, caixas de gordura e tanques de acúmulo, também conhecidos como reservatórios.
 
Leia mais

Tópicos: efluente doméstico, caixa de gordura, esgoto sanitário

A importância da limpeza periódica da fossa séptica e caixa de gordura

Publicado em 13-06-2013 7:46

Além dos diversos tipos de efluentes industriais, lodo líquido de ETE e chorume classe II provenientes de aterros sanitários, os efluentes acumulados em fossa séptica, sumidouro e caixa de gordura, mais conhecidos como efluentes domésticos, também precisam ser tratados antes de serem descartados no meio ambiente.

Algumas empresas têm dúvidas sobre esses tipos de efluentes e o que devem fazer para a limpeza e destinação para tratamento, com isso decidimos criar esse artigo para esclarecê-las:

Leia mais

Tópicos: efluente doméstico, fossa septica, caixa de gordura, esgoto sanitário

Tratamento de efluentes de fossa séptica, caixa de gordura e efluente sanitário

Publicado em 10-04-2013 7:12

Além dos efluentes industriais resultantes de processos como lavagem de máquinas e equipamentos, limpeza de containers, tanques e pátios, fabricação de embalagens, lodo líquido de ETE, chorume classe II provenientes de aterros sanitários entre muitos outros, os efluentes mais comuns como os acumulados em fossa séptica, caixa de gordura e efluente sanitário também precisam ser tratados antes de serem descartados no meio ambiente.
 

Como possuem características distintas, não podem ser misturados quando retirados após a realização da limpeza, pois possuem diferentes cargas orgânicas. Muitos clientes tem dúvidas sobre esses tipos de efluentes e quais são suas diferenças, com isso decidimos criar esse artigo para esclarecê-las: 

 

Fossa Séptica / Sumidouro


A fossa séptica é uma unidade de tratamento primário que realiza a separação da matéria sólida contida no esgoto, enquanto o sumidouro é um poço com abertura inferior que permite a infiltração do efluente (pré tratado pela fossa ou não) no solo. Tratam-se de formas simples e baratas de disposição dos esgotos domésticos, geralmente usadas nas zonas rurais ou em áreas isoladas, onde não existe rede pública de coleta de esgoto. Seus efluentes são pastosos e resultam do acúmulo de dejetos biológicos de esgoto comum de sanitários. A fossa séptica e os sumidouros devem ser limpos periodicamente para evitar transbordamentos, eliminar mau cheiro e o aparecimento de vetores.

 

Leia mais

Tópicos: tratamento de esgoto, fossa septica, caixa de gordura, efluente sanitario, tratamento de efluentes

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados