contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Saneamento básico ainda é precário no Brasil

Atualizado em 13/12/2016

Saneamento Básico

Cerca de 30 milhões de pessoas que vivem nas grandes cidades brasileiras ainda não têm acesso à coleta de esgoto, segundo mapa do saneamento básico feito pelo Instituto Trata Brasil e a GO Associados nos 100 municípios mais populosos do país. O estudo utilizou números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), publicado pelo Ministério das Cidades. A pesquisa analisou a coleta de esgoto e tratamento de efluentes, o nível de cobertura dos serviços, incluindo a eficiência e perdas na distribuição de água e os investimentos e melhorias feitas na rede de água e esgoto.

 

Santos foi a cidade que teve a melhor avaliação do estudo, já que todas as residências são atendidas pelas redes de água e esgoto e somente 13% da água distribuída é perdida, Jundiaí (SP) está entre as demais cidades que tiveram boa avaliação, já que todo o esgoto que é coletado no município passa por tratamento. Outras cidades bem avaliadas são Maringá (PR), Franca (SP) e Uberlândia (MG).

Por outro lado, em Macapá, capital do Amapá, apenas 42% das residências têm acesso à água, 5% têm coleta de esgoto e 75% da água distribuída é perdida. Outras cidades do Norte e Nordeste ainda aparecem entre as piores cidades com redes de água e esgoto: Porto Velho (RO), Jaboatão dos Guararapes (PE), Ananindeua (PA) e Santarém (PA).

Esses resultados apontam a falta de investimento em saneamento básico. Segundo o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, o sistema de saneamento do Brasil tem pelo menos três décadas e mais da metade das casas brasileiras não têm acesso a rede de esgoto, o que representa cerca de 100 milhões de pessoas.

 

Apesar dos dados serem ruins, a situação tende a melhorar. Isso porque o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) liberou recursos para investimento em redes de água e esgoto nas grandes cidades brasileiras. A construção e ampliação das redes de água e esgoto é responsabilidade dos governos municipais, que podem contar com verbas federais se não tiverem recursos próprios.

O investimento em saneamento básico deveria ser prioridade nestas cidades, pois segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada R$ 1,00 investido em saneamento, outros R$ 4,00 são economizados na Saúde. Essa relação também é mostrada na pesquisa do Instituto Trata Brasil. As dez cidades brasileiras com piores resultados em saneamento básico registraram 546% mais casos de internações por diarreia do que as 20 melhores colocadas.

 

Imagem: www.metodista.br

 

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

Tópicos: saneamento básico, tratamento de esgoto, saúde pública, coleta de esgoto

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail