contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

5 ações sustentáveis para adotar na sua indústria

Publicado em 04-03-2021 14:30

 

Adotar práticas de sustentabilidade nas organizações já não é mais um diferencial. A postura nas principais indústrias do mercado é reflexo das ações do próprio consumidor. Isso porque cada vez mais a população se une à temática ambiental. 

Leia mais

Tópicos: indústria alimentícia, sustentabilidade, Marketing verde

Tratamento de efluentes offsite para indústrias de alimentos: solução em períodos de oscilações na produção

Publicado em 24-02-2021 16:00

 

A indústria de alimentos e bebidas é a maior do País, representando 9,6% do PIB com 1,6 milhão de empregos formais e diretos, exercendo papel fundamental na economia brasileira. Atualmente, o Brasil é o 2º maior exportador de alimentos industrializados do mundo, fornecendo seus alimentos para mais de 180 países.

Leia mais

Tópicos: indústria alimentícia

5 itens para analisar ao contratar uma transportadora de resíduos da indústria de alimentos

Publicado em 10-02-2021 14:00

 

O transporte de resíduos é uma etapa essencial para manter a eficiência no processo de tratamento offsite e, se tratando das indústrias de alimentos que geram tanto resíduos líquidos quanto sólidos, os cuidados precisam ser avaliados criteriosamente por possuírem substâncias que podem prejudicar o meio ambiente.   

Leia mais

Tópicos: tratamento de efluentes industriais, tratamento de efluentes, indústria alimentícia

Descarte de resíduos: as alternativas corretas para indústrias de alimentos segundo a legislação

Publicado em 16-12-2020 16:30

 

Segundo dados da ABIA, a indústria alimentícia tem uma contribuição de 61,7% para o saldo total da balança comercial brasileira. Esses números expressam o potencial do setor de alimentos e bebidas e, em paralelo a esses dados, o volume de resíduos líquidos e sólidos provenientes das atividades produtivas também é alto, exigindo uma postura consciente das empresas geradoras.

Leia mais

Tópicos: compostagem de resíduos, tratamento de efluentes, indústria alimentícia

Como garantir a qualidade e segurança no tratamento de efluentes da indústria de alimentos e bebidas

Publicado em 11-12-2020 14:00

 

A indústria brasileira de alimentos e bebidas tem grande destaque na economia brasileira, processando 58% de toda a produção agropecuária do País. Representando o maior setor da indústria da transformação no Brasil, é também o maior gerador de empregos: 1,6 milhão de postos diretos de trabalho em mais de 36 mil empresas em 2020, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

Leia mais

Tópicos: Industria de bebidas, tratamento de efluentes, indústria alimentícia

A gestão de produtos vencidos em indústrias alimentícias

Publicado em 09-03-2016 11:00


Fonte: http://www.oestadoonline.com.br/

A legislação determina que o controle de qualidade dos alimentos industrializados deva ser assegurado pelas indústrias de alimentos, por isso a importância da gestão de produtos vencidos em indústrias alimentícias. Existem parâmetros e exigências mínimas necessárias para não colocar em risco a saúde do consumidor. Neste caso, as características que devem ser observadas no produto são exigências dos órgãos de inspeção e fiscalização. Para assegurar que tais exigências estão sendo cumpridas, o profissional da área da qualidade deve se utilizar de metodologias de análises de alimentos disponíveis em laboratórios específicos. Há leis de todas as esferas governamentais que dispõem sobre a qualidade dos alimentos e que preveem multas e outras penalidades para quem deixar de cumpri-las.

Leia mais

Tópicos: Gestão de Resíduos, indústria alimentícia

O que fazer com os restos de alimentos de Ceasas e Supermercados?

Publicado em 17-02-2016 9:52

restos de alimentos de Ceasas e supermercadosFonte foto: Ceagespoficial

Nos centros urbanos, o lixo orgânico é um grande problema devido ao impacto negativo que sua destinação inadequada acarreta à saúde pública e ao meio ambiente.

 

Entre os grandes geradores desses resíduos estão os estabelecimentos que trabalham diretamente com alimentos. Além da indústria alimentícia, incluem-se, nesta lista, os restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares, hotéis, supermercados e, claro, as centrais de abastecimento de alimentos, conhecidas como Ceasa.

Leia mais

Tópicos: reaproveitamento de resíduo orgânico, Efluente e Resíduo Orgânico, indústria alimentícia

Quais são os resíduos gerados pela indústria alimentícia?

Publicado em 27-01-2016 15:42

O Brasil possui aproximadamente 33,5 mil empresas do setor alimentício, gerando em torno de 1,6 milhão de empregos diretos, segundo o IBGE. Elas somaram um faturamento de R$ 529,6 bilhões em 2014, tornando a indústria de alimentos a mais representativa do país em praticamente todos os aspectos; dentre estes, é fundamental ressaltar a enorme geração de resíduos e como tornar esse processo inevitável mais correto e sustentável.

Leia mais

Tópicos: tratamento de resíduos, indústria alimentícia

Tratamento de resíduos provenientes da indústria alimentícia

Publicado em 01-04-2014 10:51

 
A indústria alimentícia é uma das maiores fontes geradoras de efluentes e resíduos orgânicos em sua linha de produção, sem falar nos abatedouros de aves, bovinos e suínos. Efluentes provenientes desse tipo de industria precisam de tratamento antes de retornar ao meio ambiente, sendo gerenciados de acordo com os seguintes aspectos: prevenção, minimização, reciclagem, tratamento e disposição.
 
Leia mais

Tópicos: resíduos industriais, indústria alimentícia

“Não trabalho para empresa de ambientalista” - anônimo

Publicado em 14-12-2012 11:57

 ambientalista

 
Em uma visita tivemos uma conversa com um potencial cliente. Tratava-se do responsável pela área de meio ambiente de uma grande indústria alimentícia. Ele faz uma limpeza anual em tanques de armazenamento e tem um efluente bem concentrado.

 

Leia mais

Tópicos: consciência ambiental, tera ambiental, cadri, coresponsabilidade ambiental, indústria alimentícia, destinação de efluentes

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail