Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Descarte de resíduos: as alternativas corretas para indústrias de alimentos segundo a legislação

Publicado em 16-12-2020 16:30

 

Segundo dados da ABIA, 58% de toda a produção agropecuária no Brasil é processada pela indústria alimentícia com contribuição de 61,7% para o saldo total da balança comercial brasileira. Esses números expressam o potencial do setor de alimentos e bebidas e, em paralelo a esses dados, o volume de resíduos líquidos e sólidos provenientes das atividades produtivas também é alto, exigindo uma postura consciente das empresas geradoras.

Leia mais

Tópicos: compostagem de resíduos, tratamento de efluentes, indústria alimentícia

Como garantir a qualidade e segurança no tratamento de efluentes da indústria de alimentos e bebidas

Publicado em 11-12-2020 14:00

 

A indústria brasileira de alimentos e bebidas tem grande destaque na economia brasileira, processando 58% de toda a produção agropecuária do País. Representando o maior setor da indústria da transformação no Brasil, é também o maior gerador de empregos: 1,6 milhão de postos diretos de trabalho em mais de 36 mil empresas em 2020, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

Leia mais

Tópicos: Industria de bebidas, tratamento de efluentes, indústria alimentícia

A gestão de produtos vencidos em indústrias alimentícias

Publicado em 09-03-2016 11:00


Fonte: http://www.oestadoonline.com.br/

A legislação determina que o controle de qualidade dos alimentos industrializados deva ser assegurado pelas indústrias de alimentos, por isso a importância da gestão de produtos vencidos em indústrias alimentícias. Existem parâmetros e exigências mínimas necessárias para não colocar em risco a saúde do consumidor. Neste caso, as características que devem ser observadas no produto são exigências dos órgãos de inspeção e fiscalização. Para assegurar que tais exigências estão sendo cumpridas, o profissional da área da qualidade deve se utilizar de metodologias de análises de alimentos disponíveis em laboratórios específicos. Há leis de todas as esferas governamentais que dispõem sobre a qualidade dos alimentos e que preveem multas e outras penalidades para quem deixar de cumpri-las.

Leia mais

Tópicos: Gestão de Resíduos, indústria alimentícia

O que fazer com os restos de alimentos de Ceasas e Supermercados?

Publicado em 17-02-2016 9:52

restos de alimentos de Ceasas e supermercadosFonte foto: Ceagespoficial

Nos centros urbanos, o lixo orgânico é um grande problema devido ao impacto negativo que sua destinação inadequada acarreta à saúde pública e ao meio ambiente.

 

Entre os grandes geradores desses resíduos estão os estabelecimentos que trabalham diretamente com alimentos. Além da indústria alimentícia, incluem-se, nesta lista, os restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares, hotéis, supermercados e, claro, as centrais de abastecimento de alimentos, conhecidas como Ceasa.

Leia mais

Tópicos: reaproveitamento de resíduo orgânico, Efluente e Resíduo Orgânico, indústria alimentícia

Quais são os resíduos gerados pela indústria alimentícia?

Publicado em 27-01-2016 15:42

O Brasil possui aproximadamente 33,5 mil empresas do setor alimentício, gerando em torno de 1,6 milhão de empregos diretos, segundo o IBGE. Elas somaram um faturamento de R$ 529,6 bilhões em 2014, tornando a indústria de alimentos a mais representativa do país em praticamente todos os aspectos; dentre estes, é fundamental ressaltar a enorme geração de resíduos e como tornar esse processo inevitável mais correto e sustentável.

Leia mais

Tópicos: tratamento de resíduos, indústria alimentícia

Tratamento de resíduos provenientes da indústria alimentícia

Publicado em 01-04-2014 10:51

 
A indústria alimentícia é uma das maiores fontes geradoras de efluentes e resíduos orgânicos em sua linha de produção, sem falar nos abatedouros de aves, bovinos e suínos. Efluentes provenientes desse tipo de industria precisam de tratamento antes de retornar ao meio ambiente, sendo gerenciados de acordo com os seguintes aspectos: prevenção, minimização, reciclagem, tratamento e disposição.
 
Leia mais

Tópicos: resíduos industriais, indústria alimentícia

“Não trabalho para empresa de ambientalista” - anônimo

Publicado em 14-12-2012 11:57

 ambientalista

 
Em uma visita tivemos uma conversa com um potencial cliente. Tratava-se do responsável pela área de meio ambiente de uma grande indústria alimentícia. Ele faz uma limpeza anual em tanques de armazenamento e tem um efluente bem concentrado.

 

Leia mais

Tópicos: consciência ambiental, tera ambiental, cadri, coresponsabilidade ambiental, indústria alimentícia, destinação de efluentes

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados