Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

A gestão de produtos vencidos em indústrias alimentícias

Publicado em 09-03-2016 11:00

Gestão de produtos vencidos
Fonte: http://www.oestadoonline.com.br/

A legislação determina que o controle de qualidade dos alimentos industrializados deva ser assegurado pelas indústrias de alimentos, por isso a importância da gestão de produtos vencidos em indústrias alimentícias. Existem parâmetros e exigências mínimas necessárias para não colocar em risco a saúde do consumidor. Neste caso, as características que devem ser observadas no produto são exigências dos órgãos de inspeção e fiscalização. Para assegurar que tais exigências estão sendo cumpridas, o profissional da área da qualidade deve se utilizar de metodologias de análises de alimentos disponíveis em laboratórios específicos. Há leis de todas as esferas governamentais que dispõem sobre a qualidade dos alimentos e que preveem multas e outras penalidades para quem deixar de cumpri-las.


A gestão dos produtos vencidos ou fora de especificação faz parte desse processo, inclusive a destinação para o tratamento adequado. É preciso conceber que o ciclo de vida de um produto não acaba após seu uso ou depois de ter perdido suas características de consumo.

Logística reversa

A pratica mais adequada, e que vem crescendo cada vez mais dentro da indústria para dar a correta destinação dos produtos, seja pós-venda ou pós-consumo, é a logística reversa.


De forma geral, trata-se da retirada, pelo fabricante, dos produtos vencidos ou fora da especificação no ponto de venda, mas na verdade vai muito além. A área de logística reversa é a que opera e controla o fluxo do retorno dos bens de pós-venda e pós-consumo ao ciclo de negócios, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valores ecológicos, econômicos, legais e de imagem corporativa.


No setor de alimentos, a logística reversa tem papel diferenciado no que se refere à segurança do alimento. É permitida a devolução de produtos com problemas ou fora do prazo de validade, evitando transtornos, como intoxicações e infecções e, com isso, a indústria resguarda sua marca pela garantia de proteção à saúde do consumidor.


Apesar de ser um desafio para a indústria alimentícia, devido à amplitude operacional e custos, a logística reversa é fator muito importante, uma vez que muitos comerciantes, frente à possibilidade de perder o produto pelo término de sua validade e a impossibilidade de retorná-lo ao fabricante, fazem promoções para liquidar seu estoque.


Porém, como já vimos anteriormente, se algum problema de contaminação ocorrer, a penalidade recai sobre a indústria e, ainda, a marca perde a credibilidade junto aos consumidores.

Destinação correta dos resíduos

Por meio da gestão correta dos produtos vencidos ou fora de especificação, proporcionada pela logística reversa, a indústria alimentícia pode dar uma destinação correta ao lixo, já que o simples descarte de alimentos no lixo comum não é correto do ponto de vista ambiental.


Quando uma empresa descarta alimento no lixo, ele sofre um processo de decomposição e percolação nos aterros, produzindo o chorume, altamente poluidor, que necessita de um tratamento específico – e custoso – para não contaminar o solo e lençóis freáticos.


O destino correto dos alimentos, dependendo do tipo, pode ser na fabricação de ração animal ou ainda como adubo orgânico (por meio de vários processos, entre eles a compostagem e o biodigestor, entre outros). Somente quando não atende os requisitos para esses reaproveitamentos, o alimento deve ser descartado em um aterro sanitário, onde o chorume receberá tratamento adequado.


Assim agem as empresas responsáveis ambientalmente e preocupadas com a sustentabilidade.

 

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

Tópicos: Gestão de Resíduos, indústria alimentícia

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados