contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

Danos sociais causados pela poluição dos efluentes

Publicado em 22-03-2017 12:11

Os resultados imediatos da liberação de efluentes domésticos e industriais em rios são bastante claros: águas poluídas, malcheirosas e de aparência revoltante. Também não é segredo que a contaminação das águas traz riscos à saúde das comunidades que vivem à beira de corpos d’água (rios, córregos, lagos e mares) que recebem a descarga de esgotos não tratados. O que muitas vezes é ignorado é a gravidade destes riscos e a extensão dos danos causados à vida das pessoas, que frequentemente ultrapassa o campo da saúde.

Leia mais

Tópicos: destinação de efluentes

Gestão ambiental: a destinação e tratamento adequados de efluentes e resíduos

Publicado em 20-12-2016 14:32

A gestão ambiental direciona o mundo corporativo/industrial na busca pelo equilíbrio entre produção e meio ambiente. Na prática, trata-se de um conjunto de ações, políticas e procedimentos técnicos para obter melhor desempenho ambiental.

Leia mais

Tópicos: Gestão de Resíduos, destinação de efluentes

As mudanças que podem ocorrer no descarte de efluentes tratados com a reclassificação dos rios

Publicado em 30-09-2015 8:00

Saber como são classificadas os corpos d’água é fundamental para entender as condições para descarte dos esgotos domésticos e indústrias e o processo de captação de uso específico. No modelo de classificação implantado no estado de São Paulo, há quase 40 anos, e depois adotado como padrão nacional, só os rios de classe especial, de reservas naturais, não são destinados a receber esgotos. A partir daí, nas classes 1, 2, 3 e 4 são estabelecidos parâmetros que estabelecem os critérios para o descarte.

Leia mais

Tópicos: tratamento de efluentes, destinação de efluentes, classificação dos rios

O que você não sabe sobre a legislação para tratamento de efluentes

Publicado em 23-09-2015 9:00

Legislação para descartes de efluentes industriais tratados

 

Não é novidade que o segmento industrial utiliza água nas suas principais rotinas, desde a produção de produtos até a limpeza de pisos e equipamentos. Consequentemente, é gerado o que chamamos de efluentes, termo utilizado para caracterizar os resíduos líquidos provenientes de diversas atividades e processos gerados por indústrias ou resultantes dos esgotos domésticos urbanos. Eles devem ser direcionados para tratamento em ETEs via rede coletora de esgoto ou enviados via caminhão para empresas especializadas no tratamento off-site, porém ainda há empresas que realizam o descarte diretamente no meio ambiente, muitas vezes sem tratamento algum.

Leia mais

Tópicos: legislação ambiental, destinação de efluentes, caracterização e classificação de resíduos, classificação dos rios

Os padrões e condições para lançamento de efluentes nas redes coletoras ou corpos d'água

Publicado em 17-09-2015 10:45

Cada resíduo possui características físicas, químicas e biológicas próprias e essas propriedades variam de acordo com a operação, matéria-prima e ramo da atividade da indústria. Os efluentes industriais são analisados em laboratório, para determinar qual o melhor destino para tratamento e disposição final. Para isso, existe uma legislação específica.

 

Ficou curioso para saber quais os padrões e condições para lançamentos de efluentes nas redes coletoras ou corpos d'água? Nesse artigo, saiba como os resíduos são avaliados de acordo com suas características.

Leia mais

Tópicos: tratamento de efluentes, destinação de efluentes, lançamento de efluentes

Comprovação do tratamento de resíduos garante idoneidade e boa conduta empresarial

Publicado em 02-04-2015 12:35

Na busca por aliar crescimento econômico e sustentabilidade, não é novidade que a correta destinação dos efluentes e resíduos sólidos é prática obrigatória para empresas de todos os setores. Nesse cenário, se a opção pelo tratamento é importante, também se faz necessária a comprovação formal desse compromisso do empreendimento com o meio ambiente
Leia mais

Tópicos: documentação ambiental, certificado de destinação de resíduo, monitoramento, destinação de efluentes

Guia gratuito para a destinação e tratamento de efluentes

Publicado em 24-06-2014 15:59

 
 
  
Profissionais constantemente nos procuram com dúvidas sobre o que devem fazer para tratar os resíduos gerados pelas suas empresas. Em todas as oportunidades tentamos explicar a importância e os procedimentos de como destiná-los corretamente, assim como as exigências legais sobre as atividades envolvidas, mas o entendimento nem sempre fica claro por envolver questões técnicas ou assuntos relativamente complexos.

 

Leia mais

Tópicos: Guia, tratamento de efluente industrial, tratamento de efluentes, destinação de efluentes

Saiba quais são os meios de destinação de efluentes mais comuns

Publicado em 17-06-2014 14:33

 
Quase a totalidade dos processos produtivos das empresas demanda o uso de água acrescido a outros elementos químicos e industriais - o que significa que há, por via de regra, a geração de efluentes. Além desse tipo de resíduo, uma outra categoria de despejo também deve ser considerada: os chamados efluentes domésticos. Provenientes de caixas de gordura e fossas sépticas, usualmente são compostos por restos de alimentos e efluentes sanitários, ou seja, os rejeitos originados dos banheiros e cozinhas de estabelecimentos corporativos e também residências.
 
Leia mais

Tópicos: tratamento de efluentes, destinação de efluentes

Água de chuva não deve ser direcionada a rede de esgoto

Publicado em 07-08-2013 14:37


O período de chuvas constantes já passou, mas o alerta continua sendo importante: o despejo da água pluvial não pode ser feito na rede de esgoto por domicílios, estabelecimentos comerciais e industrias. Essa prática causada pelo desconhecimento do tema ou ligações clandestinas é proibida por lei e passível de punições, pois contribui com o entupimento e refluxo do esgoto em vias públicas e estabelecimentos pelos ralos e vasos sanitários, além de danificar o sistema de abastecimento do esgoto e interferir nas estações de tratamento de esgoto (ETE).

 

No caso das empresas, se houver em algum momento o contato com resíduos provenientes do processo produtivo, matérias-primas ou afins, suas características podem ser enquadradas como efluente industrial, visto que seus presentar parâmetros em desacordo com o esgoto comum. Nesse caso, o recomendado é que as empresas façam uma ligação independente da rede compatível com a norma estabelecida ou armazenem em local isolado como medida preventiva e, posteriormente, seja encaminhado para tratamento.

 

Leia mais

Tópicos: rede de esgoto, tratamento de efluentes, destinação de efluentes

“Não trabalho para empresa de ambientalista” - anônimo

Publicado em 14-12-2012 11:57

 ambientalista

 
Em uma visita tivemos uma conversa com um potencial cliente. Tratava-se do responsável pela área de meio ambiente de uma grande indústria alimentícia. Ele faz uma limpeza anual em tanques de armazenamento e tem um efluente bem concentrado.

 

Leia mais

Tópicos: consciência ambiental, tera ambiental, cadri, coresponsabilidade ambiental, indústria alimentícia, destinação de efluentes

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail