contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

“Não trabalho para empresa de ambientalista” - anônimo

Atualizado em 15/12/2016

 ambientalista

 
Em uma visita tivemos uma conversa com um potencial cliente. Tratava-se do responsável pela área de meio ambiente de uma grande indústria alimentícia. Ele faz uma limpeza anual em tanques de armazenamento e tem um efluente bem concentrado.

 

Já havíamos enviado uma proposta comercial e queríamos saber se as condições estavam competitivas e se ele tinha interesse em conhecer as nossas instalações, onde o efluente seria tratado. Recebemos a resposta de que ele já havia aceitado a proposta de um concorrente com um preço de 70% menor que o nosso e que não tinha interesse em fazer uma auditoria ou sequer uma visita à nossa planta em Jundiaí.

 

Surpreso com a enorme diferença de preços, perguntei se estávamos falando do mesmo efluente ou se, por acaso, o concorrente tinha adquirido uma tecnologia muito diferente de tratamento, que possibilitaria tamanha economia.

 

Confirmado que se tratava do mesmo efluente e o método de tratamento biológico (o mesmo da Tera), tentamos explicar que a nossa empresa, apesar de visar o lucro (como toda empresa deve obrigatoriamente fazer para existir), trabalha com margens modestas, que não justificariam a diferença de quase 4 vezes nosso preço. Tentei influenciá-lo a fazer uma análise crítica da situação e, no mínimo, auditar a nós e o concorrente para ter uma base de comparação e poder decidir.

 

Sua resposta: “Se tiver CADRI, para mim está bom. Não trabalho para empresa de ambientalista”. A conversa terminou, mas a vontade foi responder que neste caso, o emprego dele é desnecessário. Se o CADRI resolve tudo, melhor contratar um despachante pois sairá infinitamente mais barato do que ter uma área responsável por meio ambiente que só se preocupa com a obtenção deste documento.

 

No Estado de São Paulo, CADRI é documento obrigatório para boa parte dos resíduos industriais enviados para centrais de tratamento. No entanto, ele não exime o gerador do resíduo de responsabilidade. A lei brasileira é clara (e neste caso, sábia) na instituição da corresponsabilidade por crimes ambientais. Veja nosso blog post que indica os artigos da lei a este respeito: Corresponsabilidade ambiental - 3 motivos para ser diligente na contratação de serviços ambientais.

 

Qualquer indústria que se preze, se preocupa com a qualidade das suas matérias-primas. Por que não deveria se preocupar com a qualidade dos seus fornecedores de serviços ambientais?

 

A Tera não é uma “empresa de ambientalista”. Somos uma empresa de serviços ambientais que ajuda seus clientes a reciclarem de forma correta, segura e legal alguns de seus resíduos. 

 

Quer saber detalhes sobre nossa atuação? Confira nosso vídeo institucional:

 

 
CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

Tópicos: consciência ambiental, tera ambiental, cadri, coresponsabilidade ambiental, indústria alimentícia, destinação de efluentes

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail