Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Tratamento de efluentes offsite para indústrias de alimentos: solução em períodos de oscilações na produção

Publicado em 24-02-2021 16:00

shutterstock_797421325

 

A indústria de alimentos e bebidas é a maior do País, representando 9,6% do PIB com 1,6 milhão de empregos formais e diretos, exercendo papel fundamental na economia brasileira. Atualmente, o Brasil é o 2º maior exportador de alimentos industrializados do mundo, fornecendo seus alimentos para mais de 180 países.

 

Tamanha realidade implica em números consideráveis na geração de resíduos que, como em qualquer indústria de bens de produção, capital, consumo e transformação, acompanha o ritmo produtivo devido ao grande volume de atividades do setor, principalmente nas linhas de produção.

 

Diante dos desafios da gestão dos resíduos, vamos abordar informações sobre oscilações e impactos no rendimento operacional e financeiro das empresas.

 

Tratamento de efluentes offsite: situações que podem gerar oscilações na produção


Dentro do segmento alimentício, acontecimentos inesperados resultam em instabilidade na produção, refletindo na forma como a empresa deve lidar com seus resíduos.

Eventos especiais 

Catástrofes naturais, crises sanitárias, pandemias, paralisações, entre outros acontecimentos semelhantes são passíveis de acontecer.

 

Nestes casos, cabe às empresas encontrarem alternativas ágeis e eficazes para suprir as necessidades, promovendo o menor impacto possível em suas produções.

 

À exemplo, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, a pandemia da Covid-19, aumentou em 2,7% a produção física no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019.   

 

Diante de tamanho aumento, a busca por empresas parceiras torna-se mais crucial para manter uma operação eficiente sem imprevistos que atrapalhem a produtividade e que possam causar riscos institucionais, financeiros e ambientais.

Datas comemorativas

O planejamento anual contempla demandas sazonais, considerando oscilações no volume da demanda em datas comuns de mercado, como Natal e Páscoa, por exemplo. Ainda assim, a economia pode variar, o que torna importante a previsibilidade, quando possível, para tomar as decisões de maneira assertiva e atender as demandas dessas épocas festivas.

 

Por que o tratamento offsite pode ser uma solução para períodos de oscilações na produção?

 

Em eventos fora da normalidade, as exigências para o tratamento dos efluentes reúne muita dedicação e responsabilidade. Por isso, uma ótima solução para as indústrias de alimentos é optar pelo tratamento de efluentes offsite.

 

Com o tratamento offsite, o gerador dos resíduos líquidos terceiriza o serviço para uma empresa especializada e não precisa investir na construção do sistema de tratamento. Por consequência, não assume grande parte dos riscos operacionais, trabalhistas e ambientais.

 

O processo de recebimento, tratamento e monitoramento dos efluentes industriais, assim como sua destinação final, ficam a cargo da empresa contratada para o tratamento offsite. Desta forma, torna-se mais fácil se concentrar na principal atividade da empresa e, contar com parceiros confiáveis acaba se tornando um investimento valioso. 

 

Reunimos abaixo 9 benefícios que o tratamento de efluentes offsite para indústrias de alimentos pode oferecer:

  1. Agilidade, segurança e eficiência ao cumprir requisitos legais através de especialistas;

  2. Grande parte dos riscos operacionais, trabalhistas e ambientais é reduzido por ser de responsabilidade da contratada;

  3. Não é preciso investir na construção, operação e manutenção de uma ETE;

  4. Há redução de custos trabalhistas e isenção da responsabilidade de controle de pagamentos, obrigações e tributos por não serem empregados diretos;

  5. Evita preocupações como espaço para armazenamento, tratamento e adequação às exigências para a destinação final correta do resíduo tratado;

  6. A infraestrutura e a experiência para determinar as melhores e mais eficazes formas de tratamento de efluentes offsite são garantidas pela empresa contratada;

  7. A qualidade do serviço é garantida através de especialistas que mantém uma gestão operacional eficiente;

  8. Há a preservação ambiental sem deixar de focar no core business;

  9. Preserva a imagem da empresa e gera reputação positiva pela valorização ambiental.

 

De forma simplificada, a contratação de uma especializada no tratamento de efluentes offsite para indústrias de alimentos se reflete em ter soluções seguras e eficazes que economizam tempo e despesas a médio e longo prazo. 

 

A Tera Ambiental é especialista no assunto oferecendo um tratamento de efluentes seguro e que ainda colabora com a economia circular. Através da reciclagem de efluentes, solução exclusiva fornecida pela Tera, garantimos a não geração de passivos ambientais no processo, uma vez que o lodo proveniente do tratamento é reaproveitado na compostagem, junto a resíduos sólidos orgânicos industriais e agroindustriais, resultando em um fertilizante orgânico composto rico em nutrientes e destinado para a agricultura.

 

Todo esse processo fica a cargo da nossa empresa, dando a você mais tempo para gerir seu negócio e ter a garantia do melhor destino para seus resíduos sem causar impactos ambientais.


Quer saber mais sobre o tratamento de efluentes offsite para indústrias de alimentos? Entre em contato com os nossos especialistas.

 

Indústria Alimentícia

Tópicos: indústria alimentícia

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados