Responsável por produzir itens essenciais para nossa sobrevivência, a indústria alimentícia torna o Brasil o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo, representando 9,6% do PIB brasileiro, segundo relatório da ABIA - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos.
Leia mais
Tópicos:
tratamento de efluentes,
tratamento de resíduos off-site
As leis e normas que estabelecem as regras para o tratamento adequado de efluentes e resíduos sólidos industriais, como aqueles oriundos do segmento das empresas que processam alimentos, tratam principalmente sobre procedimentos que evitam a poluição de corpos d’água, bem como do solo, de modo a contribuir com a preservação ambiental.
Leia mais
Tópicos:
tratamento de efluentes,
tratamento de resíduos off-site,
Indústrias alimentícias
Mais do que um requisito legal, o tratamento de efluentes é uma prática de responsabilidade ambiental, que as empresas modernas entendem também como uma forma de investimento. Isso porque a empresa “amiga do ambiente” ganha o respeito e a fidelização do consumidor, indiretamente revertidos em lucro.
Leia mais
Tópicos:
tratamento de efluentes,
tratamento de resíduos off-site
Muitas indústrias e grandes geradores comerciais de resíduos, com o objetivo de preservar o meio ambiente e cumprir a legislação, constroem e passam a operar suas próprias Estações de Tratamento de Esgotos (ETE’s).
Leia mais
Tópicos:
estação de tratamento,
ETE,
tratamento de efluentes,
tratamento de resíduos off-site
Gerada principalmente na construção civil, a lama de perfuração ou lama bentonítica é um efluente constituído basicamente por água e bentonita – nome genérico da argila composta de mineral silicato hidratado de alumínio - com o objetivo de propiciar a sustentação do solo em escavações de fundações. É um material tixotrópico, que, em repouso, tem consistência gelatinosa com ação anti-infiltrante e, quando agitado, fluidifica. Na construção, ao ser bombeada para dentro de uma cavidade, a lama de perfuração preenche os vazios e adquire rigidez, formando uma espécie de película, impedindo o desmoronamento das paredes da cavidade.
Leia mais
Tópicos:
tratamento de resíduos off-site,
lama bentonítica,
lama de perfuração
Locais com o objetivo de servir para a disposição de resíduos sólidos urbanos, os aterros sanitários são a evolução da antiga prática de aterramento, buscando acomodar resíduos urbanos no solo no menor espaço possível e causar o mínimo impacto ao meio e à saúde pública. Tais preocupações não são em vão: ainda que sejam o método sanitário mais simples para destinação final de resíduos urbanos, os aterros muitas vezes são alvos de críticas por não terem como meta a reciclagem ou tratamento dos materiais presentes no lixo, poluentes para o ecossistema e nocivos ao ser humano.
Leia mais
Tópicos:
chorume de aterro sanitário,
tratamento de resíduos off-site
Já faz tempo que a destinação correta para os resíduos deixou de ser apenas uma atitude ambientalmente correta para se tornar também uma obrigação legal. E a compostagem tem sido uma opção cada vez mais procurada pelas empresas, transformando o resíduo descartado em adubo orgânico rico em nutrientes.
Por outro lado, a construção de uma planta para compostagem não é tão simples assim e esbarra em uma série de implicações. Nesse sentido, as empresas especializadas em compostagem ganharam um papel de destaque e se tornaram a opção mais segura para o destino sustentável aos resíduos orgânicos industriais. Se você ainda não está convencido de que a compostagem de resíduos é a melhor opção para sua instituição, veja a seguir alguns dos pontos positivos dessa prática:
Leia mais
Tópicos:
Gestão de Resíduos,
resíduos industriais,
compostagem de resíduos,
tratamento de resíduos off-site
Embora em escalas totalmente diferentes, a grande maioria das empresas geram resíduos e/ou efluentes que podem poluir/contaminar caso não sejam tratados corretamente. As leis ambientais são rígidas e a destinação dos resíduos necessita de extrema atenção por parte dos geradores.
Desta forma, uma das alternativas para a destinação adequada é a terceirização ou o tratamento de resíduos off-site, método indicado para empresas que não tem espaço para instalações próprias e necessitam que o tratamento ocorra fora da sua operação ou não planejam investir na construção de soluções on site.
Leia mais
Tópicos:
compostagem de resíduos,
tratamento de efluentes,
tratamento de resíduos off-site
Quando o assunto em debate é a construção civil, é inevitável abordar a importância que a área possui no país. O destaque, no entanto, infelizmente não abrange apenas um cenário favorável: ao mesmo tempo em que figura como um dos setores que mais geram riqueza e postos de trabalho no Brasil, a construção civil é também uma das principais geradoras de resíduos. Quase a totalidade dos processos do setor produz resíduos, o que se deve principalmente ao alto nível de perdas da atividade. Ainda que nem toda perda gere rejeitos (já que uma parte dela fica na obra), dados da
Abrecon
– Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, apontam que os resíduos chegam a representar 50% do material desperdiçado no segmento. O número alarmante dá uma boa ideia da imensa quantidade de materiais de construção que se descarta todos os dias em decorrência das obras.
Leia mais
Tópicos:
compostagem de resíduos,
construção civil,
tratamento de resíduos off-site
Mais um bom exemplo que mostra que, aos poucos, o conceito de reaproveitamento, reciclagem e compostagem vem sendo usado de maneira criativa. O Shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo, fez uma horta no telhado com os restos de comida da praça de alimentação no teto do edifício. A ideia é louvável, já que são descartados, aproximadamente 400 quilos de comida todos os dias.
Leia mais
Tópicos:
reaproveitamento de resíduo orgânico,
compostagem de resíduos,
tratamento de resíduos off-site