Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Tratamento de efluentes e reciclagem de resíduos: descubra as vantagens para a indústria alimentícia

Publicado em 12-11-2020 16:00

 

Responsável por produzir itens essenciais para nossa sobrevivência, a indústria alimentícia torna o Brasil o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo, representando 9,6% do PIB brasileiro, segundo relatório da ABIA - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos.

Leia mais

Tópicos: tratamento de efluentes, tratamento de resíduos off-site

Como o tratamento de resíduos das indústrias alimentícias beneficia o meio ambiente

Publicado em 05-11-2020 10:00

 

As leis e normas que estabelecem as regras para o tratamento adequado de efluentes e resíduos sólidos industriais, como aqueles oriundos do segmento das empresas que processam alimentos, tratam principalmente sobre procedimentos que evitam a poluição de corpos d’água, bem como do solo, de modo a contribuir com a preservação ambiental.

Leia mais

Tópicos: tratamento de efluentes, tratamento de resíduos off-site, Indústrias alimentícias

Tratamento de efluentes off-site: alternativa segura para a destinação de resíduos líquidos industriais

Publicado em 19-10-2016 11:28

Mais do que um requisito legal, o tratamento de efluentes é uma prática de responsabilidade ambiental, que as empresas modernas entendem também como uma forma de investimento. Isso porque a empresa “amiga do ambiente” ganha o respeito e a fidelização do consumidor, indiretamente revertidos em lucro.

Leia mais

Tópicos: tratamento de efluentes, tratamento de resíduos off-site

Possui estação de tratamento de efluentes própria? Esteja preparado para eventuais imprevistos

Publicado em 17-08-2016 18:12

Muitas indústrias e grandes geradores comerciais de resíduos, com o objetivo de preservar o meio ambiente e cumprir a legislação, constroem e passam a operar suas próprias Estações de Tratamento de Esgotos (ETE’s). 

Leia mais

Tópicos: estação de tratamento, ETE, tratamento de efluentes, tratamento de resíduos off-site

Construtoras devem realizar o tratamento de lama de perfuração das suas obras

Publicado em 29-04-2016 16:08


Gerada principalmente na construção civil, a lama de perfuração ou lama bentonítica é um efluente constituído basicamente por água e bentonita –  nome genérico da argila composta de mineral silicato hidratado de alumínio - com o objetivo de propiciar a sustentação do solo em escavações de fundações. É um material tixotrópico, que, em repouso, tem consistência gelatinosa com ação anti-infiltrante e, quando agitado, fluidifica. Na construção, ao ser bombeada para dentro de uma cavidade, a lama de perfuração preenche os vazios e adquire rigidez, formando uma espécie de película, impedindo o desmoronamento das paredes da cavidade.

Leia mais

Tópicos: tratamento de resíduos off-site, lama bentonítica, lama de perfuração

Onsite ou off-site: qual a melhor opção para o tratamento do chorume de aterros

Publicado em 24-02-2016 17:00

Locais com o objetivo de servir para a disposição de resíduos sólidos urbanos, os aterros sanitários são a evolução da antiga prática de aterramento, buscando acomodar resíduos urbanos no solo no menor espaço possível e causar o mínimo impacto ao meio e à saúde pública. Tais preocupações não são em vão: ainda que sejam o método sanitário mais simples para destinação final de resíduos urbanos, os aterros muitas vezes são alvos de críticas por não terem como meta a reciclagem ou tratamento dos materiais presentes no lixo, poluentes para o ecossistema e nocivos ao ser humano.

Leia mais

Tópicos: chorume de aterro sanitário, tratamento de resíduos off-site

Por que contar com uma empresa de compostagem de resíduos?

Publicado em 25-06-2015 15:00

Já faz tempo que a destinação correta para os resíduos deixou de ser apenas uma atitude ambientalmente correta para se tornar também uma obrigação legal. E a compostagem tem sido uma opção cada vez mais procurada pelas empresas, transformando o resíduo descartado em adubo orgânico rico em nutrientes.
 
Por outro lado, a construção de uma planta para compostagem não é tão simples assim e esbarra em uma série de implicações. Nesse sentido, as empresas especializadas em compostagem ganharam um papel de destaque e se tornaram a opção mais segura para o destino sustentável aos resíduos orgânicos industriais. Se você ainda não está convencido de que a compostagem de resíduos é a melhor opção para sua instituição, veja a seguir alguns dos pontos positivos dessa prática:
Leia mais

Tópicos: Gestão de Resíduos, resíduos industriais, compostagem de resíduos, tratamento de resíduos off-site

4 dicas ao contratar uma empresa de tratamento de resíduos off-site

Publicado em 19-06-2015 15:00

 
Embora em escalas totalmente diferentes, a grande maioria das empresas geram resíduos e/ou efluentes que podem poluir/contaminar caso não sejam tratados corretamente. As leis ambientais são rígidas e a destinação dos resíduos necessita de extrema atenção por parte dos geradores.
 
Desta forma, uma das alternativas para a destinação adequada é a terceirização ou o tratamento de resíduos off-site, método indicado para empresas que não tem espaço para instalações próprias e necessitam que o tratamento ocorra fora da sua operação ou não planejam investir na construção de soluções on site.
 
Leia mais

Tópicos: compostagem de resíduos, tratamento de efluentes, tratamento de resíduos off-site

Obra sustentável: saiba mais sobre a reciclagem dos resíduos da construção civil

Publicado em 06-06-2014 8:00

 
Quando o assunto em debate é a construção civil, é inevitável abordar a importância que a área possui no país. O destaque, no entanto, infelizmente não abrange apenas um cenário favorável: ao mesmo tempo em que figura como um dos setores que mais geram riqueza e postos de trabalho no Brasil, a construção civil é também uma das principais geradoras de resíduos. Quase a totalidade dos processos do setor produz resíduos, o que se deve principalmente ao alto nível de perdas da atividade. Ainda que nem toda perda gere rejeitos (já que uma parte dela fica na obra), dados da Abrecon – Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, apontam que os resíduos chegam a representar 50% do material desperdiçado no segmento. O número alarmante dá uma boa ideia da imensa quantidade de materiais de construção que se descarta todos os dias em decorrência das obras.
 
Leia mais

Tópicos: compostagem de resíduos, construção civil, tratamento de resíduos off-site

Shopping em São Paulo cultiva horta no telhado

Publicado em 05-05-2013 21:29

Mais um bom exemplo que mostra que, aos poucos, o conceito de reaproveitamento, reciclagem e compostagem vem sendo usado de maneira criativa. O Shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo, fez uma horta no telhado com os restos de comida da praça de alimentação no teto do edifício. A ideia é louvável, já que são descartados, aproximadamente 400 quilos de comida todos os dias.

 

Leia mais

Tópicos: reaproveitamento de resíduo orgânico, compostagem de resíduos, tratamento de resíduos off-site

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados