contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

Tratamento de efluentes e reciclagem de resíduos: descubra as vantagens para a indústria alimentícia

Publicado em 12-11-2020 16:00

 

Responsável por produzir itens essenciais para nossa sobrevivência, a indústria alimentícia torna o Brasil o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo, representando 9,6% do PIB brasileiro, segundo relatório da ABIA - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos.

Leia mais

Tópicos: tratamento de efluentes, tratamento de resíduos off-site

Como o tratamento de resíduos das indústrias alimentícias beneficia o meio ambiente

Publicado em 05-11-2020 10:00

 

As leis e normas que estabelecem as regras para o tratamento adequado de efluentes e resíduos sólidos industriais, como aqueles oriundos do segmento das empresas que processam alimentos, tratam principalmente sobre procedimentos que evitam a poluição de corpos d’água, bem como do solo, de modo a contribuir com a preservação ambiental.

Leia mais

Tópicos: tratamento de efluentes, tratamento de resíduos off-site, Indústrias alimentícias

Tratamento de efluentes off-site: alternativa segura para a destinação de resíduos líquidos industriais

Publicado em 19-10-2016 11:28

Mais do que um requisito legal, o tratamento de efluentes é uma prática de responsabilidade ambiental, que as empresas modernas entendem também como uma forma de investimento. Isso porque a empresa “amiga do ambiente” ganha o respeito e a fidelização do consumidor, indiretamente revertidos em lucro.

Leia mais

Tópicos: tratamento de efluentes, tratamento de resíduos off-site

Possui estação de tratamento de efluentes própria? Esteja preparado para eventuais imprevistos

Publicado em 17-08-2016 18:12

Muitas indústrias e grandes geradores comerciais de resíduos, com o objetivo de preservar o meio ambiente e cumprir a legislação, constroem e passam a operar suas próprias Estações de Tratamento de Esgotos (ETE’s). 

Leia mais

Tópicos: estação de tratamento, ETE, tratamento de efluentes, tratamento de resíduos off-site

Construtoras devem realizar o tratamento de lama de perfuração das suas obras

Publicado em 29-04-2016 16:08


Gerada principalmente na construção civil, a lama de perfuração ou lama bentonítica é um efluente constituído basicamente por água e bentonita –  nome genérico da argila composta de mineral silicato hidratado de alumínio - com o objetivo de propiciar a sustentação do solo em escavações de fundações. É um material tixotrópico, que, em repouso, tem consistência gelatinosa com ação anti-infiltrante e, quando agitado, fluidifica. Na construção, ao ser bombeada para dentro de uma cavidade, a lama de perfuração preenche os vazios e adquire rigidez, formando uma espécie de película, impedindo o desmoronamento das paredes da cavidade.

Leia mais

Tópicos: tratamento de resíduos off-site, lama bentonítica, lama de perfuração

Onsite ou off-site: qual a melhor opção para o tratamento do chorume de aterros

Publicado em 24-02-2016 17:00

Locais com o objetivo de servir para a disposição de resíduos sólidos urbanos, os aterros sanitários são a evolução da antiga prática de aterramento, buscando acomodar resíduos urbanos no solo no menor espaço possível e causar o mínimo impacto ao meio e à saúde pública. Tais preocupações não são em vão: ainda que sejam o método sanitário mais simples para destinação final de resíduos urbanos, os aterros muitas vezes são alvos de críticas por não terem como meta a reciclagem ou tratamento dos materiais presentes no lixo, poluentes para o ecossistema e nocivos ao ser humano.

Leia mais

Tópicos: chorume de aterro sanitário, tratamento de resíduos off-site

Por que contar com uma empresa de compostagem de resíduos?

Publicado em 25-06-2015 15:00

Já faz tempo que a destinação correta para os resíduos deixou de ser apenas uma atitude ambientalmente correta para se tornar também uma obrigação legal. E a compostagem tem sido uma opção cada vez mais procurada pelas empresas, transformando o resíduo descartado em adubo orgânico rico em nutrientes.
 
Por outro lado, a construção de uma planta para compostagem não é tão simples assim e esbarra em uma série de implicações. Nesse sentido, as empresas especializadas em compostagem ganharam um papel de destaque e se tornaram a opção mais segura para o destino sustentável aos resíduos orgânicos industriais. Se você ainda não está convencido de que a compostagem de resíduos é a melhor opção para sua instituição, veja a seguir alguns dos pontos positivos dessa prática:
Leia mais

Tópicos: Gestão de Resíduos, resíduos industriais, compostagem de resíduos, tratamento de resíduos off-site

4 dicas ao contratar uma empresa de tratamento de resíduos off-site

Publicado em 19-06-2015 15:00

 
Embora em escalas totalmente diferentes, a grande maioria das empresas geram resíduos e/ou efluentes que podem poluir/contaminar caso não sejam tratados corretamente. As leis ambientais são rígidas e a destinação dos resíduos necessita de extrema atenção por parte dos geradores.
 
Desta forma, uma das alternativas para a destinação adequada é a terceirização ou o tratamento de resíduos off-site, método indicado para empresas que não tem espaço para instalações próprias e necessitam que o tratamento ocorra fora da sua operação ou não planejam investir na construção de soluções on site.
 
Leia mais

Tópicos: compostagem de resíduos, tratamento de efluentes, tratamento de resíduos off-site

Obra sustentável: saiba mais sobre a reciclagem dos resíduos da construção civil

Publicado em 06-06-2014 8:00

 
Quando o assunto em debate é a construção civil, é inevitável abordar a importância que a área possui no país. O destaque, no entanto, infelizmente não abrange apenas um cenário favorável: ao mesmo tempo em que figura como um dos setores que mais geram riqueza e postos de trabalho no Brasil, a construção civil é também uma das principais geradoras de resíduos. Quase a totalidade dos processos do setor produz resíduos, o que se deve principalmente ao alto nível de perdas da atividade. Ainda que nem toda perda gere rejeitos (já que uma parte dela fica na obra), dados da Abrecon – Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, apontam que os resíduos chegam a representar 50% do material desperdiçado no segmento. O número alarmante dá uma boa ideia da imensa quantidade de materiais de construção que se descarta todos os dias em decorrência das obras.
 
Leia mais

Tópicos: compostagem de resíduos, construção civil, tratamento de resíduos off-site

Shopping em São Paulo cultiva horta no telhado

Publicado em 05-05-2013 21:29

Mais um bom exemplo que mostra que, aos poucos, o conceito de reaproveitamento, reciclagem e compostagem vem sendo usado de maneira criativa. O Shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo, fez uma horta no telhado com os restos de comida da praça de alimentação no teto do edifício. A ideia é louvável, já que são descartados, aproximadamente 400 quilos de comida todos os dias.

 

Leia mais

Tópicos: reaproveitamento de resíduo orgânico, compostagem de resíduos, tratamento de resíduos off-site

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail