contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

Desafios e alternativas para o tratamento de chorume de aterros sanitários

Publicado em 09-06-2021 11:00

 

Os aterros sanitários têm papel importante e necessário para o processo de descarte de rejeitos sólidos no Brasil. No entanto, a decomposição do lixo armazenado gera o lixiviado que, em junção com a água da chuva, também conhecido como percolado ou chorume,  substância de coloração escura, odor forte, alta carga orgânica em sua composição.

Leia mais

Tópicos: chorume de aterro sanitário, aterro sanitário, tratamento de choroume

Chorume de aterro sanitário: por que o tratamento deve ser uma prioridade?

Publicado em 13-05-2021 11:00

 

Localidades que têm como intuito servir para a deposição ou descarte de resíduos sólidos urbanos, os aterros sanitários são a evolução da antiga prática de aterramento, buscando acomodar detritos no solo no menor espaço possível e causar o mínimo impacto ao meio e à saúde pública.

Leia mais

Tópicos: chorume de aterro sanitário, aterro sanitário, tratamento biológico

Compostagem ou aterro sanitário: qual é o destino mais indicado para os seus resíduos orgânicos?

Publicado em 07-04-2021 11:00

 

O que fazer com todos os resíduos orgânicos gerados pelos setores industrial e urbano? Para atender a demanda atual de consumo, as empresas encontram-se em uma difícil posição: precisam encontrar uma maneira de atender a legislação ambiental, tratando in loco ou destinando seus resíduos para uma alternativa adequada.

Leia mais

Tópicos: consciência ambiental, chorume de aterro sanitário, aterro sanitário, compostagem de resíduos

Onsite ou off-site: qual a melhor opção para o tratamento do chorume de aterros

Publicado em 24-02-2016 17:00

Locais com o objetivo de servir para a disposição de resíduos sólidos urbanos, os aterros sanitários são a evolução da antiga prática de aterramento, buscando acomodar resíduos urbanos no solo no menor espaço possível e causar o mínimo impacto ao meio e à saúde pública. Tais preocupações não são em vão: ainda que sejam o método sanitário mais simples para destinação final de resíduos urbanos, os aterros muitas vezes são alvos de críticas por não terem como meta a reciclagem ou tratamento dos materiais presentes no lixo, poluentes para o ecossistema e nocivos ao ser humano.

Leia mais

Tópicos: chorume de aterro sanitário, tratamento de resíduos off-site

Vazamento de chorume causa contaminação no interior de SP

Publicado em 15-02-2016 15:00

Um vazamento de chorume causou a contaminação de um canavial na cidade de Franca, no interior de São Paulo. O líquido poluente resultado da decomposição de resíduos orgânicos percorreu longo caminho até atingir a propriedade de cana-de-açúcar e córrego próximo ao local, comprometendo a biota da área atingida. As investigações realizadas pela CETESB indicam que trata-se de uma incidente ocorrido no aterro sanitário da cidade. A empresa responsável pela gestão do aterro, justifica que as chuvas podem ter ocasionado o problema e informa que monitora a situação no local.

Leia mais

Tópicos: chorume de aterro sanitário, água contaminada

Guia gratuito sobre chorume de aterros sanitários

Publicado em 02-06-2014 10:21

Definidos pela CETESB como a “saída atualmente empregada para o descarte disciplinado de resíduos no solo”, os aterros sanitários cumprem um papel importante e necessário no processo de descarte de rejeitos sólidos diante da PNRS (Política Nacional De Resíduos Sólidos). Segundo especialistas no assunto, o fechamento dos lixões e a criação de novos aterros sanitários, vai gerar uma grande demanda de tratamento para o líquido percolado, mais conhecido como chorume, substância de coloração escura, forte odor e que, ainda, apresenta alta carga orgânica em sua composição. 
Leia mais

Tópicos: chorume de aterro sanitário

Tratamento de chorume será essencial com PNRS

Publicado em 13-05-2013 17:38

Imagem: Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí (ETEJ) trata chorume de aterros sanitários.

 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) trará muitas mudanças como já comentamos em alguns artigos, por exemplo, os municípios terão de ter um plano de gestão de resíduos, as empresas terão de pensar em logística reversa, os descartes de resíduos em aterros sanitários só poderão ser realizados quando não puderem ser reciclados e os lixões deixarão de existir até 2014 de acordo com a lei.

Leia mais

Tópicos: chorume de aterro sanitário, política nacional de resíduos sólidos, adubo orgânico

Você sabe o que é chorume de lixo?

Publicado em 18-02-2013 21:00

Formalmente conhecido como líquido percolado de aterro, o Chorume de Lixo ou Chorume de Aterro Classe 2 é o líquido proveniente da matéria orgânica em decomposição nos aterros sanitários. Por ser altamente poluente não pode ser disposto diretamente no meio ambiente, pois pode provocar a contaminação do solo, do lençol freático e de corpos d’água. É um resíduo escuro, viscoso e fétido e também atrai vetores de doenças, como moscas e roedores.

 

É por todos esses motivos que o tratamento do chorume tipo 2 é essencial para evitar a contaminação do solo, das águas e, principalmente, de nós humanos. No aterro sanitário, o chorume é separado do material orgânico por um sistema de drenagem, seguindo em direção às lagoas de armazenamento temporário.

 

Leia mais

Tópicos: consciência ambiental, chorume de aterro sanitário, tratamento de resíduos

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail