contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Possui estação de tratamento de efluentes própria? Esteja preparado para eventuais imprevistos

Atualizado em 12/12/2016

estação de tratamento de efluentes

Muitas indústrias e grandes geradores comerciais de resíduos, com o objetivo de preservar o meio ambiente e cumprir a legislação, constroem e passam a operar suas próprias Estações de Tratamento de Esgotos (ETE’s). 

A questão é que, muitas vezes, a ETE para tratamento onsite demanda a contratação de mão de obra ou empresa especializada, entre outras despesas operacionais. Somam-se a esses custos os serviços de manutenção de equipamentos, o transporte de lodo desidratado para tratamento ou disposição final, conservação de áreas verdes e segurança patrimonial da estação. Além disso, há gastos frequentes com análises laboratoriais para monitoramento dos parâmetros de entrada e saída dos efluentes e equipe dedicada a assegurar o cumprimento à legislação ambiental federal, estadual e municipal, que exigem uma série de documentos e certificações. Como se não bastasse, sabemos que imprevistos podem acontecer.

 

O certo é que todo tipo de ETE sempre está sujeita às grandes variações de carga, extra-vazões no sistema. É comum que ocorram picos de vazão, junto com sobrecargas hidráulicas, que comprometem o bom funcionamento dos equipamentos.  Daí a necessidade da operação ser interrompida para manutenção. Isso sem mencionar as mudanças na composição dos efluentes, que podem inviabilizar o enquadramento do resíduo ao tratamento da estação própria.

 

Assim, o que era para ser a solução à remoção dos principais poluentes presentes nos efluentes, retornando-as ao corpo d’água sem alteração da sua qualidade, acaba por se transformar em um grande problema.

Terceirizar pode ser a solução

Na ocorrência de tais eventualidades junto à ETE, a melhor alternativa é sempre ter disponível o auxílio de uma empresa terceirizada para realizar o tratamento de efluentes off-site.

 

Poder contar com o tratamento de efluentes terceirizado de forma eficiente e segura traz vantagens econômicas e operacionais, uma vez que o gerador de resíduos deixa de se preocupar com fatores como espaço para armazenamento, dificuldade para tratar os resíduos e também adequação às exigências para a destinação final correta do resíduo tratado enquanto sua ETE não está apta à operar.

CADRI em dia

Diante desse contexto, sugerimos às essas indústrias e empresas com estações de tratamento próprias que mantenham ao menos uma opção de tratamento off-site, solicitando ao órgão ambiental responsável certificados ou licenças requeridas pela legislação para a autorização do descarte.

 

No Estado de São Paulo, por exemplo, o CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental) é o documento emitido pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e que aprova o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final.

 

Como o prazo estimado para análise do processo e emissão do CADRI é de 30 a 60 dias, é fundamental que as empresas mantenham o certificado atualizado, ficando assim em condições legais para operar de acordo com a lei, no caso de imprevistos que requeiram a contratação de terceirizada para tratar e destinar corretamente seus efluentes.

 

CTA - Guia do tratamento de efluentes

New Call-to-action

 

Tópicos: estação de tratamento, ETE, tratamento de efluentes, tratamento de resíduos off-site

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail