Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Por que contar com uma empresa de compostagem de resíduos?

Publicado em 25-06-2015 15:00

Por que contar com uma empresa de compostagem de resíduos?
Já faz tempo que a destinação correta para os resíduos deixou de ser apenas uma atitude ambientalmente correta para se tornar também uma obrigação legal. E a compostagem tem sido uma opção cada vez mais procurada pelas empresas, transformando o resíduo descartado em adubo orgânico rico em nutrientes.
 
Por outro lado, a construção de uma planta para compostagem não é tão simples assim e esbarra em uma série de implicações. Nesse sentido, as empresas especializadas em compostagem ganharam um papel de destaque e se tornaram a opção mais segura para o destino sustentável aos resíduos orgânicos industriais. Se você ainda não está convencido de que a compostagem de resíduos é a melhor opção para sua instituição, veja a seguir alguns dos pontos positivos dessa prática:

Em dia com a legislação

A legislação ambiental em vigor traz uma série de exigências para as empresas, que correm o risco de receber suntuosas multas se não atenderem à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Por isso, caso opte pela compostagem, é necessário se certificar que o processo é feito de maneira segura, contando com profissionais competentes, estrutura física adequada e exigindo que a empresa apresente o devido licenciamento junto aos órgãos ambientais e que atenda todos os requisitos para a destinação correta do material orgânico.
 

Redução de gastos

Ao estabelecer uma parceria para terceirização do processo de compostagem, sua instituição reduz investimentos em infraestrutura, pois não precisa se preocupar em montar uma planta específica e nem um sistema de operacionalização, reduzindo seus custos. Outras vantagens financeiras são a redução de tributos sobre os equipamentos e também sobre os salários da equipe que precisaria contratar e treinar especialmente para essa tarefa. Afinal, preparar uma equipe para realizar a compostagem de resíduos não é tarefa fácil e nem barata, pois demandaria altos investimentos em capacitações e atualização dos colaboradores para se adaptarem às necessidades da empresa e da legislação.
 

Compromisso ambiental

A destinação de resíduos é um dos maiores problemas ambientais nos dias de hoje. Por isso, reciclar e reaproveitar os resíduos tem uma importância muito grande sob o ponto de vista da sustentabilidade. Além de diminuir a pressão sobre os aterros sanitários para a redução do problema ambiental do acúmulo de lixo (que envolve também o surgimento de maus odores, a proliferação de vetores e maior risco de poluição do solo, ar e água), dá uma nova utilidade para os materiais. Eles promovem a reciclagem de nutrientes para o solo ao serem transformados em fertilizante orgânico composto, importante insumo para a agricultura.
 
Como vimos, a compostagem é uma alternativa segura e viável para o tratamento de resíduos orgânicos, mas em larga escala deve ser realizada por quem entende para que você tenha a tranquilidade que precisa para gerenciar sua empresa ou indústria, evitando possíveis problemas.
 
Pensando nisso, convidamos você a conhecer melhor as soluções da Tera Ambiental para a destinação dos resíduos industriais. Você vai entender como funciona o processo de compostagem termofílica e comprovar as vantagens ao se tornar um dos nossos clientes!

Confira nosso vídeo institucional e, caso tenha dúvidas ou queira saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco!
CTA - Guia para Solicitação Online de CADRI

Tópicos: Gestão de Resíduos, resíduos industriais, compostagem de resíduos, tratamento de resíduos off-site

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados