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Consumidor valoriza empresa sustentável

Publicado em 20-08-2013 8:17

Consumidor valoriza empresa sustentávelJá ouviu falar em marketing verde? A estratégia de marketing que valoriza os benefícios de produtos e serviços ao meio ambiente não deve ser apenas mera publicidade e sim o reflexo de práticas de gestão comprometidas com a sustentabilidade, pois o consumidor está cada vez mais exigente em relação a atuação das empresas. É o que revela a Pesquisa Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar ao apontar que o comportamento das empresas impacta diretamente na decisão de compra dos consumidores.

 

Segundo o levantamento, cinco aspectos são motivadores de preferência ou admiração por determinadas empresas: “Não maltratar animais” (52%), “Ter boas relações com a comunidade” (46%), “Ter selos de proteção ambiental” (46%), “Ajudar na redução do consumo de energia” (44%) e “Ter selo de garantia de boas condições de trabalho” (43%). Já as práticas que mais impactam negativamente são “Ter produtos que podem causar danos à integridade física dos seus consumidores” (72%) e “Fazer propaganda enganosa” (71%).

 

A pesquisa também viu um aumento do ceticismo dos brasileiros com relação às empresas: o percentual de consumidores que acreditava incondicionalmente no que as empresas divulgam sobre suas práticas de Responsabilidade Social Empresarial caiu de 13%, em 2010, para 8% em 2012. O Instituto Akatu acredita que esse aumento está relacionado com a maior compreensão sobre sustentabilidade e ao interesse dos consumidores por informações. A quantidade de brasileiros que “ouviu falar” do termo sustentabilidade aumentou de 44% para 60% em dois anos, bem como o interesse de buscar informações sobre o tema (de 14% para 24%).

 

A pesquisa ainda mostra que os brasileiros começam a preferir soluções ambientalmente corretas e o conceito de felicidade está relacionado à preferência por caminhos mais sustentáveis. Foram propostos oito temas (afetividade, alimentos, água, mobilidade, durabilidade, energia, resíduos e saúde), e em cinco, os entrevistados deram preferência a alternativas relacionadas à “sustentabilidade” em vez do “consumismo”. No tema afetividade, por exemplo, “passar tempo com amigos e família” teve um índice de prioridade de 8,3 (em uma escala de 0 a 10) em vez de comprar presentes, que teve índice de 2,6.

 

Para dois terços dos entrevistados, ser feliz é estar saudável e/ou ter sua família saudável. Para 60% do público, conviver bem com a família e os amigos também os aproxima mais da felicidade. Apenas três em cada 10 brasileiros responderam que a tranquilidade financeira corresponde à felicidade.

 

O Instituto Akatu entrevistou 800 pessoas com mais de 16 anos, de todas as classes sociais e de 12 capitais e/ou regiões metropolitanas do Brasil.

 

Empresa do futuro

Sua empresa está preparada para oferecer o que os novos consumidores buscam? Se ainda não estiver, está na hora de repensar sua gestão. Nós já notamos que algumas empresas que nos procuram estão mais conscientes, como mostramos em Empresas estão mais conscientes na hora de tratar efluentes e Empresas estão mais preocupadas com descarte correto de resíduos sólidos

 

Nós também oferecemos um Guia de Gestão de Resíduos para ajudá-lo nessa empreitada. E lembre-se, se você já investe em sustentabilidade, conte aos seus clientes, afinal, eles são os maiores interessados.

 

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Tópicos: consumo consciente, Empresa sustentável

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