Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

4 dicas ao contratar uma empresa de tratamento de resíduos off-site

Publicado em 19-06-2015 15:00

4 dicas ao contratar uma empresa de tratamento de resíduos off-site
 
Embora em escalas totalmente diferentes, a grande maioria das empresas geram resíduos e/ou efluentes que podem poluir/contaminar caso não sejam tratados corretamente. As leis ambientais são rígidas e a destinação dos resíduos necessita de extrema atenção por parte dos geradores.
 
Desta forma, uma das alternativas para a destinação adequada é a terceirização ou o tratamento de resíduos off-site, método indicado para empresas que não tem espaço para instalações próprias e necessitam que o tratamento ocorra fora da sua operação ou não planejam investir na construção de soluções on site.
 
Diante desse cenário, é hora de saber as principais informações que você deve levar em consideração antes de contratar uma empresa que ofereça o tratamento off-site:
 

Logística para o transporte dos resíduos

O primeiro ponto a ser checado no tratamento terceirizado, ou off-site, é a distância a ser percorrida até a unidade de destinação. A empresa geradora deve ter em mente que o custo de transporte é proporcional ao deslocamento, e a viabilidade para este processo pode ser pouco atrativa no caso de grandes distâncias. Condições logísticas também influenciam na viabilidade do transporte, devido a limitações ou dificuldades no trajeto como trânsito, restrições de horários de circulação de caminhões, tempo de locomoção, entre outros. Todas essas variáveis podem atrapalhar a programação da coleta e transporte, além de aumentar o valor do frete.
 

Defina a melhor opção de tratamento

Há um tratamento indicado para cada tipo de resíduo: com avaliação profissional, é possível identificar qual é a carga poluidora e as características do resíduo, para só então destiná-lo para o processo mais adequado. Tratando-se de efluentes industriais, por exemplo, não podemos nos esquecer que diferentes ramos de indústrias geram efluentes com diferentes composições, além de volumes variáveis. A necessidade da caracterização e análise dos resíduos só evidencia ainda mais importância de se contar com especialistas, por isso sempre busque ajuda profissional
 
Aqui na Tera Ambiental, por exemplo, todo o processo comercial para o recebimento e tratamento do resíduo é acompanhado de perto. Oferecemos suporte do nosso time de especialistas para orientar nossos clientes com visitas técnicas, avaliações e análises dos resultados laboratoriais.
 

Tenha cautela na contratação do serviço off-site

Qualquer dano ambiental causado pelo tratamento ou descarte de resíduos não adequados será penalizado, e todas as partes envolvidas arcarão com isto. A empresa geradora não fica isenta das responsabilidades ambientais quando terceiriza um trabalho, daí o motivo de avaliar diferentes aspectos no momento da contratação dos serviços.
 
A contratação da empresa para o tratamento de resíduos passa pela verificação das documentações legais, visitas técnicas e conhecimento sobre os processos empregados no tratamento, garantindo que os resíduos realmente terão a destinação de acordo com as especificações exigidas nas leis. É importante também checar estes fatores e se atentar aos valores cobrados, desconfiando de preços extremamente baixos e levando em consideração a experiência, seriedade e credibilidade da empresa no mercado em que atua.
 

Vantagens do tratamento off-site

Vantagens econômicas e operacionais são alguns dos fatores que beneficiam a escolha de contar com o tratamento off-site. Podemos pontuar algumas delas como:

Foco

Empresas que destinam seus efluentes e/ou resíduos orgânicos direcionam sua atenção para o que realmente interessa, ou seja, seu próprio negócio, já que o processo de recebimento, tratamento e monitoramento desses resíduos ficam a cargo da empresa de tratamento off-site.
 

Benefícios operacionais

Encaminhando o material residual para a empresa especializada, o gerador deixa de se preocupar com fatores como espaço para armazenamento, dificuldade para tratar os resíduos, contratação de mão de obra qualificada e também adequação às exigências para a destinação final correta do resíduo tratado.

Responsabilidade compartilhada

O gerador deixa de investir na construção, operação e manutenção da planta de tratamento e, consequentemente, não assume grande parte dos riscos operacionais, trabalhistas e ambientais com a terceirização, deixando todo o trabalho nas mãos de especialistas.
 
Para determinar a melhor opção, recomendamos que as empresas avaliem as prioridades do seu negócio: é melhor optar em investir na construção de uma ETE ou disponibilizar esse recurso para ampliar sua produção?

Deixe sua opinião nos comentários!
 
CTA - Guia do tratamento de efluentes

Tópicos: compostagem de resíduos, tratamento de efluentes, tratamento de resíduos off-site

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados