Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Shopping em São Paulo cultiva horta no telhado

Publicado em 05-05-2013 21:29

Horta shopping Eldorado

Mais um bom exemplo que mostra que, aos poucos, o conceito de reaproveitamento, reciclagem e compostagem vem sendo usado de maneira criativa. O Shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo, fez uma horta no telhado com os restos de comida da praça de alimentação no teto do edifício. A ideia é louvável, já que são descartados, aproximadamente 400 quilos de comida todos os dias.

 

A horta começou a ser construída em fevereiro de 2012 para diminuir a destinação de lixo. Os restos são levados para a unidade de reciclagem, que mistura o lixo orgânico com serragem. Isso contribui para tirar a umidade da comida, o que evita que ela apodreça e melhora o aspecto físico do composto. Em seguida, uma mistura de bactérias é inserida no composto para acelerar o processo e degradar os resíduos orgânicos. O material é levado para uma batoneira, na qual é misturado por seis horas.

 

O composto que segue para o telhado, tem uma tonalidade marrom, e o cheiro é de comida industrializada, e fica a uma temperatura de 70º graus para ser esterelizado. Depois de 30 dias, o composto é usado para a plantação de tomates, abóboras, jilós, manjericão, hortelâ, erva cidreira e outras plantas medicinais, que são consumidas pelos funcionários.

 

São necessários cerca de R$ 4,5 mil mensais para que todo alimento descartado no shopping  Eldorado deixe de ser enviado aos aterros sanitários. "Entre economia de energia e aumento na venda de recicláveis, uma coisa compensa a outra e o investimento com a horta fica no zero a zero", explica Sérgio Nagai, Gerente de Operações. O meio ambiente ainda é poupado de 50 toneladas mensais de comida estragada. O gerente de operações lembra que o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, sancionado pelo governo federal em 2004, obriga que shoppings centers deem uma destinação correta para o lixo, mas não menciona como isso deve ser feito. Aqui, no caso, foi usada a criatividade e os recursos existentes.

 

Leia também

Como fazer um plano de gestão de resíduos para shopping centers
Tratamento de efluentes off-site: alternativa segura para a destinação de resíduos líquidos industriais
4 dicas ao contratar uma empresa de tratamento de resíduos off-site

 

É no telhado que também fica o condensador do sistema de refrigeração de ar, que descarta 100 mil litros de água por dia apenas para manter a temperatura do shopping agradável. O objetivo é que, quando os 9.500 metros² forem tomados pela horta, o Eldorado reutilize a água do ar condicionado para irrigar as plantas. Outro benefício com o telhado verde é que a temperatura interna irá diminuir em até um grau e o consumo com o ar condicionado também reduzirá.

Com informações da Rede Brasil Atual.   Imagem: Folha de São Paulo

 

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

  

Tópicos: compostagem de resíduos, reaproveitamento de resíduo orgânico, tratamento de resíduos off-site

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados