contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

Lodo de esgoto: de resíduo a fertilizante orgânico

Publicado em 05-08-2021 14:00

Produção de fertilizante orgânico composto através da compostagem termofílica Tera Ambiental

O lodo de esgoto é um resíduo sólido não perigoso e não inerte gerado no tratamento biológico de esgotos sanitários. A sua composição é predominantemente orgânica, com 60 a 75% de matéria orgânica (base matéria seca), devido ao excedente de biomassa microbiana cultivada no processo de tratamento dos esgotos. Na fração mineral, encontram-se partículas de areia fina, argila, silte e elementos químicos, como nutrientes de plantas e metais pesados.

Leia mais

Tópicos: Lodo de esgoto, fertilizante orgânico composto, Compostagem industrial

Fertilizantes orgânicos compostos, condicionadores de solo e estercos “Maior sustentabilidade à luz da microbiologia do solo”

Publicado em 30-08-2018 18:03

Os estercos gerados na criação de animais confinados, sobretudo as chamadas “camas de aviário”, e aqueles gerados em granjas de aves poedeiras impõem concorrência ao segmento fabricante de fertilizantes orgânicos compostos e condicionadores de solo. Em que pese o fato de a comercialização destes resíduos ser dispensada de registro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde que não seja objeto de qualquer processo de industrialização, conforme estabelece o Artigo 18 do Decreto n° 4.954 de 14/01/2004, é notório que não existe controle deste mercado pelos órgãos de governo.

Leia mais

Tópicos: fertilizante orgânico composto

Economia circular: “Uma abordagem para os fertilizantes orgânicos e condicionadores de solo”

Publicado em 22-08-2018 17:25

Texto original no Anuário Brasileiro de Tecnologia em Nutrição Vegetal - ABISOLO | 2018

 

A Organização das Nações Unidas, em “Perspectivas da População Mundial – Revisão de 2017”, estima que até 2050 seremos 9,8 bilhões de habitantes no planeta Terra. Dessa forma, grandes desafios à humanidade se apresentam, já que a busca incessante pela sustentabilidade, o combate à pobreza e a preservação do planeta contrastam fortemente com a crescente demanda por alimentos, água, energia, insumos e produtos diversos. Em que pese faltarem apenas 32 anos para consumação deste cenário, hoje, a humanidade já demanda 1,7 vez a capacidade do planeta, se fossem atendidas suas necessidades plenas. Relevante observar ainda que aproximadamente 70% das pessoas, num futuro próximo, deverão viver em centros urbanos, contribuindo para a redução da força de trabalho no campo e, com isso, aumentando ainda mais a importância do agronegócio na produção e abastecimento de alimentos.

Leia mais

Tópicos: fertilizante orgânico composto

Como a adubação orgânica foi essencial na estratégia do novo Rei da Soja do Brasil

Publicado em 11-09-2015 16:05

Não foi a extensão territorial da produção, a quantidade colhida e tão pouco a fama. Foi um valor expressivo de rendimento em milhares de quilos por hectares que fez o produtor Alisson Alceu Hilgenberg se consagrar como o Rei da Soja do Brasil.

 

Também não foi por pouco. O paranaense de Ponta Grossa se destacou por valores impressionantes: 141,79 sacas ou 8.507,4 quilos por hectare. E devido a esse resultado surpreendente, ele foi o grande destaque do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja, no ciclo 2014/2015, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB).

 

O que podemos aprender com os resultados fantásticos de Alisson? O que existe por trás do sucesso do Rei da Soja? Qual o segredo? É o que vamos contar nesse post.

 

Leia mais

Tópicos: fertilizante orgânico composto, adubo orgânico

Como o fertilizante orgânico pode reduzir custos em uma plantação?

Publicado em 26-12-2014 15:00

 
  A fertilização (ou adubação) do solo tem como objetivo aumentar ou manter o nível de nutrientes disponíveis, fazendo com que suas deficiências sejam solucionadas. Para atingir o retorno econômico que deseja, o produtor rural precisa conhecer as melhores formas de lidar com a fertilidade do solo, além de eleger um adubo eficiente que se adapte bem à sua lavoura.
 
Leia mais

Tópicos: compostagem de resíduos, fertilizante orgânico composto

Cipasa recupera solo e gramados com fertilizante orgânico Terafértil

Publicado em 09-12-2014 15:00

 
A Cipasa atua no mercado de loteamentos há 23 anos com portfólio de mais de 190 projetos lançados ou em desenvolvimento, divididos em 115 milhões de metros quadrados urbanizados. Com atuação nacional, presente em 21 Estados, visa a eficiência operacional e redução de seus impactos, desde a concepção do projeto até a entrega do empreendimento aos clientes.
 
Leia mais

Tópicos: fertilizante orgânico composto, case de sucesso, case, cipasa, loteamento, gramados

Crise hídrica já compromete gramados nos Estados Unidos

Publicado em 19-11-2014 10:30

Quase metade da população mundial terá sérios problemas de abastecimento até 2030, caso não sejam implementadas drásticas mudanças de hábitos em relação ao consumo de água em um período muito curto. O alerta feito pela ONU até parece coisa de ecochato mas, de fato, a seca já está transformando a realidade não só de locais onde a abundância da água sempre foi incerta, mas também de regiões mais desenvolvidas do globo, como os potentes Estados Unidos.
Leia mais

Tópicos: fertilizante orgânico composto, crise hídrica, seca

A adubação orgânica no paisagismo de grandes áreas verdes

Publicado em 24-09-2014 8:00

O tempo seco e a falta de chuva tem sido pauta constante no Estado de São Paulo. O que muita gente não sabe é que as áreas verdes também são responsáveis por diminuir e controlar as ilhas de calor. Pensando nisso, os projetos paisagísticos fazem cada vez mais parte dos planejamentos de concepção de obras e estão a cada dia mais sofisticados, além de terem se tornado mais sustentáveis. Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre adubação orgânica em grandes áreas e as vantagens e benefícios dessa técnica. Acompanhe!

Leia mais

Tópicos: fertilizante orgânico composto, adubo orgânico

Fertilizante Orgânico Composto: Benefícios e Formas de Aplicação

Publicado em 24-01-2014 12:51

 

Ele pode ser obtido através do processo de compostagem, é comumente utilizado para fornecer nutrientes ao solo e contribui para o melhor desenvolvimento das plantações, sem aditivos químicos: sim, o assunto em pauta é o fertilizante orgânico. Além de sustentável, já que é produzido a partir da reciclagem de resíduos orgânicos, este adubo natural é excelente para suprir as deficiências do solo, tornando frutos, vegetais e flores muito mais vistosos.

 

Crescentemente utilizado na agricultura, este tipo de fertilizante contribui com melhorias significativas nas plantações, aumentando a rentabilidade e minimizando as consequências da aplicação abusiva de substâncias químicas nos plantios. Além disso, o adubo orgânico possibilita o desenvolvimento de microorganismos benéficos, o que aumenta ainda mais a qualidade das condições físicas e químicas do solo.

 

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos, compostagem de resíduos, fertilizante orgânico composto

5 resíduos que podem ser compostados e você não sabia!

Publicado em 20-01-2014 15:07


Promovendo a transformação de resíduos em produtos de utilidade para diversos tipos de cultivos, a prática da compostagem vem conquistando um espaço significativo e se firmando como uma alternativa cada vez mais valorizada em seus propósitos ambientais e econômicos . Seja realizado em residências ou no meio industrial (a partir das sobras dos materiais provenientes de comércios e indústrias), o processo de reaproveitamento de resíduos orgânicos resulta em diversos benefícios determinantes para o ambiente, a sociedade em geral e as organizações que aderem à prática.

 

A opção pela compostagem de resíduos não apenas contribui para a redução dos passivos ambientais, diminuindo a poluição do solo, da água e do ar, como também promove a reciclagem de nutrientes, produz materiais altamente nutritivos (como composto, fertilizante e substrato de qualidade destinados à agricultura) e ainda vai de encontro às exigências da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

 

Leia mais

Tópicos: resíduos industriais, compostagem de resíduos, fertilizante orgânico composto

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail