Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

A adubação orgânica no paisagismo de grandes áreas verdes

Publicado em 24-09-2014 8:00

Adubação orgânica

O tempo seco e a falta de chuva tem sido pauta constante no Estado de São Paulo. O que muita gente não sabe é que as áreas verdes também são responsáveis por diminuir e controlar as ilhas de calor. Pensando nisso, os projetos paisagísticos fazem cada vez mais parte dos planejamentos de concepção de obras e estão a cada dia mais sofisticados, além de terem se tornado mais sustentáveis. Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre adubação orgânica em grandes áreas e as vantagens e benefícios dessa técnica. Acompanhe!

 

Adubo orgânico

Há jardins verticais, no teto, jardins internos e até projetos para áreas enormes nas comunidades. Por isso, o mercado acabou por se especializar para seguir essa tendência do paisagismo. O conhecimento hoje é mais amplo e vai da adubação orgânica correta ao tipo de terreno, passando pela época ideal de corte e plantio, regime de regas, nível de umidade e até a intensidade de sol e sombra. Pelas características atuais das estiagens prolongadas, as variedades de espécies precisam ser mais resistentes às pragas e variações climáticas. Precisam, ainda, exigir menor quantidade de água. Para isso, uma das alternativas para manter essas áreas verdes saudáveis é a utilização do adubo orgânico.

 

Produzido a partir da decomposição bioquímica de resíduos orgânicos (restos de vegetais, animais e excrementos), o adubo orgânico ajuda no desenvolvimento das espécies arbóreas e afins, graças à sua riqueza de nutrientes. A técnica de reaproveitamento de resíduos orgânicos é conhecida como compostagem e está sendo aproveitada com eficiência em várias cidades brasileiras. A compostagem é um processo que transforma matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico, melhorando o teor da matéria orgânica presente no solo.

 

Benefícios econômicos e ambientais do adubo orgânico

O adubo orgânico é uma alternativa economicamente positiva e pode ser usada em jardins, canteiros, praças públicas, condomínios, shoppings, escolas, empresas e hotéis, recuperando o solo estéril e evitando sua contaminação e degradação.

 

Por serem oriundos de fonte orgânica, os nutrientes são distribuídos lentamente às plantas, promovendo maior liberação de nutrientes durante o ciclo da cultura, além de serem menos suscetíveis a permeabilidade nos lençóis freáticos. Com isso, há menor perda por lixiviação, e consequentemente, o crescimento rápido e saudável das árvores e plantas.

Além disso, o adubo orgânico retém água com mais facilidade que o adubo químico. Pode ser empregado, por exemplo, no plantio em áreas de reflorestamento, parques e campos esportivos. Essa técnica, representa ainda mais economia e vantagem, uma vez que chega a custar metade do valor quando comparada a outras rotinas de adubação.

 

Compostagem nas cidades

Numa cidade, a compostagem auxilia na qualidade de vida, já que 65% do lixo doméstico produzido é de origem orgânica. Quando encaminhado pra compostagem, o lixo urbano pode ser aproveitado, passando por trituração e mistura com serragem e resíduos de grama e folhas, transformando-se, assim, em adubo orgânico. A coleta seletiva ajuda muito nesse processo, por isso, a comunidade deve ser estimulada a contribuir com essa iniciativa.

 

Vantagens da compostagem

Ambientalmente correta, segura e definitiva, a compostagem contribui diretamente para a redução dos passivos ambientais e atende à PNRS, promovendo a reciclagem de resíduos com o processo que transforma as características do material destinado para tratamento em um produto rico em nutrientes. A compostagem é uma excelente alternativa para empresas que buscam atender às leis ambientais e promover a economia sustentável.

 

Entendeu como essa escolha pode fazer a diferença para o meio ambiente e para a sociedade? Se você tem alguma dúvida, deixe um comentário!

 

CTA - Guia do tratamento de efluentes

  

Tópicos: fertilizante orgânico composto, adubo orgânico

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados