Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Como o fertilizante orgânico pode reduzir custos em uma plantação?

Publicado em 26-12-2014 15:00

fertilizante orgânico
 
 A fertilização (ou adubação) do solo tem como objetivo aumentar ou manter o nível de nutrientes disponíveis, fazendo com que suas deficiências sejam solucionadas. Para atingir o retorno econômico que deseja, o produtor rural precisa conhecer as melhores formas de lidar com a fertilidade do solo, além de eleger um adubo eficiente que se adapte bem à sua lavoura.
 
 

Vantagens do uso do fertilizante orgânico

 
De origem vegetal ou animal, este tipo de adubo é produzido a partir de materiais como esterco, bagaços, farinhas, cascos e sobras de vegetais, já decompostos ou ainda em fase de decomposição. Ele pode, inclusive, ser desenvolvido através da compostagem termofílica, processo que transforma resíduos orgânicos industriais e agroindustriais em material rico em nutrientes para o solo, reciclando assim os resíduos urbanos, prejudiciais ao ambiente caso dispostos sem tratamento.
 
 
Auxiliar na formação da estrutura do solo, diminuir a erosão e aumentar a capacidade de retenção da água são outros benefícios do fertilizante orgânico. Mas você sabia que, além de tudo isso, este produto também pode proporcionar redução de custos em uma plantação? Saiba como!
 

Compostagem: alternativa econômica e sustentável

 
Se o produtor usar a matéria disponível em sua propriedade para realizar a compostagem (restos de alimento, palha, plantas, esterco) o único gasto será de tempo!
 
 
Como a adubação orgânica pode substituir, parcial ou até completamente, a adubação comum, o produtor que opta por utilizar o composto consegue obter uma redução significativa em seus custos de produção. Além da vantagem econômica, o fertilizante produzido por meio de compostagem também apresenta benefício ambiental. Esta característica sustentável se deve à reciclagem de matéria orgânica e nutrientes que o produtor realiza, e de outra maneira seriam desperdiçados.
 
 
É importante acrescentar, no entanto, que o material utilizado para produzir o adubo deve estar totalmente livre de contaminantes, através de procedimentos corretos, antes de ser aplicado ao solo.
 
 

Mas e então, no que consiste a compostagem termofílica? É um processo simples?

 
Antes de se transformar em fertilizante orgânico, a matéria-prima é basicamente submetida a duas etapas: a aeração e a maturação. A aerção consiste na fermentação realizada por micro-organismos, na qual o material atinge o estágio de bioestabilização e ainda não está completamente decomposto. Na maturação, a matéria se transforma em húmus, massa rica em nutrientes, estágio em que o composto pode ser utilizado como fertilizante.
 
 

Sem gastos para minimizar danos

  
Com a utilização de fertilizantes orgânicos em suas culturas, produtores também economizam bastante por não terem que arcar com a revitalização da terra danificada por defensivos agrícolas, por exemplo. Os custos com agrotóxicos (que costumam ser altos) também são reduzidos. Através do uso de um adubo gerado por um processo eficiente de compostagem, a necessidade de caros tratamentos químicos do solo é basicamente anulada.
 
Além de contribuir com a diminuição dos gastos e com a manutenção das plantações, o uso do fertilizante orgânico ainda aumenta a produtividade e é uma opção ecologicamente sustentável.
 
Gostou das informações? Em sua propriedade, você já utilizou adubos orgânicos? Conte suas experiências nos comentários!
 

Abisolo cria campanha para fertilizantes orgânicos compostos

 

A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, desenvolveu uma campanha para falar da importância da contribuição dos fertilizantes orgânicos compostos para a melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo. Confira o vídeo abaixo:

 

 

 
CTA - Guia do tratamento de efluentes 

Tópicos: compostagem de resíduos, fertilizante orgânico composto

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados