Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Lodo de esgoto: de resíduo a fertilizante orgânico

Publicado em 05-08-2021 14:00

Produção de fertilizante orgânico composto através da compostagem termofílica Tera Ambiental

O lodo de esgoto é um resíduo sólido não perigoso e não inerte gerado no tratamento biológico de esgotos sanitários. A sua composição é predominantemente orgânica, com 60 a 75% de matéria orgânica (base matéria seca), devido ao excedente de biomassa microbiana cultivada no processo de tratamento dos esgotos. Na fração mineral, encontram-se partículas de areia fina, argila, silte e elementos químicos, como nutrientes de plantas e metais pesados.

Leia mais

Tópicos: Lodo de esgoto, fertilizante orgânico composto, Compostagem industrial

Os desafios do tratamento do lodo industrial e sanitário

Publicado em 17-09-2014 8:00

 
Estar adaptado às demandas da globalização, por parte das empresas, não significa apenas manter o mesmo nível de competitividade econômica e produtiva do mercado. Atualmente, significa também ir de encontro às demandas ambientais voltadas ao mundo corporativo. Nesse contexto, o segmento industrial é o principal gerador de resíduos do planeta, seja qual for a atividade desenvolvida. De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, em seu artigo 48, “impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas”. Esse cenário se enquadra também quando falamos dos lodos gerados pelas atividades industriais e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), principalmente no Estado de São Paulo, onde se encontra a maior parte das indústriais e população urbana do país.
 
Leia mais

Tópicos: Lodo de esgoto, lodo sanitário, lodo industrial

Com a compostagem, tratamento de lodo de esgoto é exemplo em Jundiaí

Publicado em 19-07-2013 10:58

Há muitos anos que Jundiaí é exemplo no tratamento de efluentes e gestão do lodo de esgoto, que é transformado em fertilizante orgânico composto por meio do processo de compostagem. A Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí (ETE-J), local onde os efluentes de nossos clientes também são recebidos via caminhão, realiza o tratamento 100% do esgoto coletado no município, um volume aproximado de 80.000 m³/dia de esgotos.

 

Leia mais

Tópicos: Jundiaí, Lodo de esgoto, compostagem de resíduos

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados