Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Saiba mais sobre a importância do tratamento dos esgotos sanitários e caixa de gordura

Publicado em 12-08-2015 12:00

 
Já falamos algumas vezes aqui no nosso blog sobre esse tema, mas sabemos que o entendimento sobre as questões que envolvem a geração, armazenamento, destinação e tratamento dos esgotos sanitários provenientes da fossa séptica ou caixa de gordura ainda geram dúvidas. Mas, afinal, o que são esses efluentes e o que as empresas devem fazer com eles?
 
Também conhecidos como efluentes domésticos - sim, não estranhe! -  são resíduos líquidos provenientes de diversas atividades que, em sua maioria, utilizam água em áreas como cozinha e sanitários. Essas atividades geram efluentes que são encaminhados para a rede coletora de esgoto, fossas sépticas, caixas de gordura e tanques de acúmulo, também conhecidos como reservatórios.
 
Leia mais

Tópicos: efluente doméstico, caixa de gordura, esgoto sanitário

Entenda como a crise hídrica está impactando a rotina das empresas

Publicado em 13-02-2015 10:00

 
Quando o assunto é a crise hídrica a sensação predominante entre os pesquisadores parece ser a do “eu avisei”. Se por um lado os números registrados pela estiagem dos últimos anos são os mais graves até hoje, por outro, a comunidade científica do mundo inteiro vem alertando para a correlação cada vez mais evidente entre o modo desenfreado de exploração dos recursos naturais e as mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo. Essas mudanças não têm impacto apenas no dia a dia das pessoas, mas modificam também a rotina de trabalho das empresas.
 
Entenda melhor como a crise ambiental pode impactar os resultados no mundo dos negócios:
Leia mais

Tópicos: reúso de água, tratamento de esgoto, esgoto sanitário, crise hídrica

Saiba a diferença entre esgoto sanitário e efluentes industriais

Publicado em 08-07-2013 11:13

 

Uma indústria produz vários tipos de efluentes, entre eles o efluente industrial biodegradável e o esgoto sanitário, mas qual a diferença entre eles?

Leia mais

Tópicos: efluente doméstico, efluente industrial, esgoto sanitário

A importância da limpeza periódica da fossa séptica e caixa de gordura

Publicado em 13-06-2013 7:46

Além dos diversos tipos de efluentes industriais, lodo líquido de ETE e chorume classe II provenientes de aterros sanitários, os efluentes acumulados em fossa séptica, sumidouro e caixa de gordura, mais conhecidos como efluentes domésticos, também precisam ser tratados antes de serem descartados no meio ambiente.

Algumas empresas têm dúvidas sobre esses tipos de efluentes e o que devem fazer para a limpeza e destinação para tratamento, com isso decidimos criar esse artigo para esclarecê-las:

Leia mais

Tópicos: efluente doméstico, fossa septica, caixa de gordura, esgoto sanitário

Tratamento de esgoto tem desafios pela frente

Publicado em 11-04-2013 15:15

Conforme comentamos no artigo “Confira a situação do saneamento, coleta seletiva e resíduos sólidos no Brasil”, os serviços de saneamento básico no Brasil estão bem longe do que é considerado ideal, principalmente no tratamento de esgoto. Segundo análise feita pelo coordenador geral de engenharia e arquitetura da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ricardo Arantes, além do déficit gerado por anos sem investimento e tecnologia ultrapassada, o país ainda enfrenta a incapacidade técnica das prefeituras e muitas vezes a rejeição da população de cidades pequenas por terem de pagar taxas para esse tipo de serviço e assim ignoram a importância do tratamento de esgoto para saúde.
 
Leia mais

Tópicos: efluente doméstico, tratamento de esgoto, tratamento de resíduos, esgoto sanitário

A efetividade do fertilizante orgânico classe D

Publicado em 01-04-2013 16:30

 
Leia mais

Tópicos: reaproveitamento, compostagem de resíduos, esgoto sanitário, fertilizante orgânico composto

Dia Mundial da Água traz reflexão e também pede atitude

Publicado em 22-03-2013 13:31


O tema deste ano definido pela ONU é "Cooperação pela Água", já que o desafio que o mundo todo enfrenta no campo dos recursos hídricos é a transformação das obrigações assumidas em ações concretas. Saiba mais aqui.

 

Na nossa região os dados são preocupantes e mudanças também são necessárias. Por exemplo, o nível de água das bacias formadas pelos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) na época de estiagem é de apenas408 m³por habitante/ano, já na capital paulista, a quantidade é de apenas250 m³por habitante/ano. Estes volumes estão bem abaixo daquele recomendado pela ONU, que é de 1,5 mil m³ por habitante/ano. “São números inferiores aos do Oriente Médio, cuja disponibilidade anual é de 450 m³/ano”, compara Paulo Tinel, integrante do Comitê do Consórcio PCJ.

Leia mais

Tópicos: tratamento biológico, responsabilidade ambiental, tratamento de efluentes, esgoto sanitário, Dia Mundial da Água

Conheça as doenças causadas pelo “não tratamento” do esgoto

Publicado em 25-02-2013 13:00

Investir em saneamento básico é investir em saúde. A cada R$ 1,00 gasto com tratamento de esgoto, são economizados R$ 4,00 em saúde pública. O esgoto encanado é tão importante para melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015) é reduzir pela metade o número de pessoas sem rede de esgoto.

Leia mais

Tópicos: rede de esgoto, efluente doméstico, saneamento básico, tratamento de esgoto, saúde pública, água contaminada, esgoto sanitário

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados