contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Dia Mundial da Água traz reflexão e também pede atitude

Atualizado em 15/12/2016


Dia Mundial da Água

O tema deste ano definido pela ONU é "Cooperação pela Água", já que o desafio que o mundo todo enfrenta no campo dos recursos hídricos é a transformação das obrigações assumidas em ações concretas. Saiba mais aqui.

 

Na nossa região os dados são preocupantes e mudanças também são necessárias. Por exemplo, o nível de água das bacias formadas pelos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) na época de estiagem é de apenas408 m³por habitante/ano, já na capital paulista, a quantidade é de apenas250 m³por habitante/ano. Estes volumes estão bem abaixo daquele recomendado pela ONU, que é de 1,5 mil m³ por habitante/ano. “São números inferiores aos do Oriente Médio, cuja disponibilidade anual é de 450 m³/ano”, compara Paulo Tinel, integrante do Comitê do Consórcio PCJ.

A situação já compromete, inclusive, investimentos que poderiam ser feitos no estado de São Paulo. O Rio Capivari, que passa ao lado do Aeroporto de Viracopos e do Distrito Industrial de Campinas, por exemplo, já não oferece disponibilidade hídrica para implantação de empreendimentos na Região Metropolitana de Campinas (RMC), até porque no período de estiagem, sua vazão é reduzida em mais de 60%.

 

“Para ilustrarmos a gravidade da situação citamos o exemplo da indústria automobilística Toyota que só não implantou a sua segunda unidade fabril em Indaiatuba por não ter água suficiente”, conta o especialista.

 

Leia também:


Balanço hídrico

Projeções do Plano das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí de2010 a2020 mostram que o Rio Atibaia terá uma vazão disponível de 8,54 m³/s e um volume de captação de 10,78 m³/s em 2014, mas a vazão deve aumentar para 11,21 m³/s em 2020. Já a projeção de lançamento de esgoto é de 6,41 m³/s para 2014 e de 7,02 m³/s para 2020. Com isso, o saldo final ficaria em 4,16 m³/s (2014) e 4,35 m³/s (2020).

 

“Se não houvesse o lançamento de esgoto tratado e águas pluviais nos rios, o balanço não fecharia, portanto, não haveria água suficiente, daí a necessidade do tratamento de esgoto em nível secundário ou terciário, implantação das políticas de reúso de água e da implantação dos programas de controle de perdas na bacia”, explica Tinel.

 

A Tera Ambiental apoia o desenvolvimento sustentável, a regulamentação e estímulos de práticas de uso/reúso racional das águas. Acreditamos que políticas públicas eficientes, o combate ao desperdício de água e incentivos por meio de infraestrutura e fiscalização atuante sobre o tratamento dos esgotos e efluentes industriais em grande escala contribuem consideravelmente para a melhoria desse cenário.

 

A data

O Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a conhecida Eco-92. Desde então, as comemorações ocorrem a partir de um tema anual com o objetivo de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.  

 

O dia de hoje deve ser de reflexão e atitude, por isso faça sua parte evitando desperdícios e praticando o uso consciente da água.

 

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

 

Imagem: www.4us2be.com

Tópicos: tratamento biológico, responsabilidade ambiental, tratamento de efluentes, esgoto sanitário, Dia Mundial da Água

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail