Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Você sabe o que é chorume de lixo?

Publicado em 18-02-2013 21:00

Tanque de chorume Aterro SanitárioFormalmente conhecido como líquido percolado de aterro, o Chorume de Lixo ou Chorume de Aterro Classe 2 é o líquido proveniente da matéria orgânica em decomposição nos aterros sanitários. Por ser altamente poluente não pode ser disposto diretamente no meio ambiente, pois pode provocar a contaminação do solo, do lençol freático e de corpos d’água. É um resíduo escuro, viscoso e fétido e também atrai vetores de doenças, como moscas e roedores.

 

É por todos esses motivos que o tratamento do chorume tipo 2 é essencial para evitar a contaminação do solo, das águas e, principalmente, de nós humanos. No aterro sanitário, o chorume é separado do material orgânico por um sistema de drenagem, seguindo em direção às lagoas de armazenamento temporário.

 

 

Caminhões tanque transportam o chorume até uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), onde ocorre a degradação biológica da sua carga orgânica. Após o processo de tratamento, a água tratada é lançada nos rios, conforme o artigo 18 do Decreto 8468/76. Em Jundiaí, a água tratada é lançada no Rio Jundiaí.

 

Mas qual a diferença do Chorume de Aterro Classe 1?

A principal diferença para o Chorume de Aterro Classe 1 é a presença de contaminantes físicos e químicos, como óleos e graxas, metais pesados, entre outros, oriundos dos resíduos recebidos nesse tipo de aterro.

 

O Chorume de Aterro Classe 2 é tratado pela Tera, sendo enviado por diversas Prefeituras Municipais e Aterros Sanitários de todo o estado de São Paulo. Localizada em Jundiaí, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da CSJ, nossa parceira, é referência no tratamento desse tipo de material.

 

Precisa de mais informações sobre o tratamento de chorume? Converse conosco, somos especialistas nesse tipo de tratamento e atendemos todo o estado de São Paulo.

 

Aterro Sanitário

Tópicos: consciência ambiental, chorume de aterro sanitário, tratamento de resíduos

Deixe seu comentário

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados