contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Você sabe o que é chorume de lixo?

Atualizado em 13/12/2016

Tanque de chorume Aterro SanitárioFormalmente conhecido como líquido percolado de aterro, o Chorume de Lixo ou Chorume de Aterro Classe 2 é o líquido proveniente da matéria orgânica em decomposição nos aterros sanitários. Por ser altamente poluente não pode ser disposto diretamente no meio ambiente, pois pode provocar a contaminação do solo, do lençol freático e de corpos d’água. É um resíduo escuro, viscoso e fétido e também atrai vetores de doenças, como moscas e roedores.

 

É por todos esses motivos que o tratamento do chorume tipo 2 é essencial para evitar a contaminação do solo, das águas e, principalmente, de nós humanos. No aterro sanitário, o chorume é separado do material orgânico por um sistema de drenagem, seguindo em direção às lagoas de armazenamento temporário.

 

 

Caminhões tanque transportam o chorume até uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), onde ocorre a degradação biológica da sua carga orgânica. Após o processo de tratamento, a água tratada é lançada nos rios, conforme o artigo 18 do Decreto 8468/76. Em Jundiaí, a água tratada é lançada no Rio Jundiaí.

 

Mas qual a diferença do Chorume de Aterro Classe 1?

A principal diferença para o Chorume de Aterro Classe 1 é a presença de contaminantes físicos e químicos, como óleos e graxas, metais pesados, entre outros, oriundos dos resíduos recebidos nesse tipo de aterro.

 

O Chorume de Aterro Classe 2 é tratado pela Tera, sendo enviado por diversas Prefeituras Municipais e Aterros Sanitários de todo o estado de São Paulo. Localizada em Jundiaí, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da CSJ, nossa parceira, é referência no tratamento desse tipo de material.

 

Precisa de mais informações sobre o tratamento de chorume? Converse conosco, somos especialistas nesse tipo de tratamento e atendemos todo o estado de São Paulo.

 

Aterro Sanitário

Tópicos: consciência ambiental, chorume de aterro sanitário, tratamento de resíduos

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail