Segundo dados da ABIA, 58% de toda a produção agropecuária no Brasil é processada pela indústria alimentícia com contribuição de 61,7% para o saldo total da balança comercial brasileira. Esses números expressam o potencial do setor de alimentos e bebidas e, em paralelo a esses dados, o volume de resíduos líquidos e sólidos provenientes das atividades produtivas também é alto, exigindo uma postura consciente das empresas geradoras.
Leia mais
Tópicos:
compostagem de resíduos,
tratamento de efluentes,
indústria alimentícia
Atividade de compostagem em larga escala no galpão da Tera Ambiental.
Em um cenário onde os conceitos de sustentabilidade e economia circular são cada vez mais valorizados, as técnicas de compostagem vêm se tornando tendência, tanto no ambiente doméstico quanto corporativo. O motivo é que esse processo biológico de decomposição e reciclagem de resíduos sólidos permite que materiais, a princípio considerados inúteis e destinados à aterros sanitários, sejam transformados em compostos orgânicos ricos em nutrientes e reaproveitados para a produção agrícola.
Leia mais
Tópicos:
compostagem de resíduos
Uma das principais preocupações relacionadas ao tratamento de efluentes é a destinação do lodo gerado no processo. Diferentemente do que víamos há algumas décadas, hoje existem alternativas ambientalmente seguras, e sustentáveis que substituem destinações tradicionais como o aterro sanitário.
Leia mais
Tópicos:
compostagem de resíduos,
tratamento de resíduos,
tratamento de lodo
O que fazer com todos os resíduos orgânicos gerados pela indústria e a agroindústria? Para atender a demanda atual de consumo, as empresas encontram-se em uma difícil posição: precisam encontrar uma maneira de atender a legislação ambiental, tratando in loco ou destinando seus resíduos para uma alternativa adequada.
Leia mais
Tópicos:
consciência ambiental,
chorume de aterro sanitário,
aterro sanitário,
compostagem de resíduos
Imagem: Planta de Compostagem Off-site Tera Ambiental
Por muito tempo, os resíduos orgânicos gerados em atividades comuns do dia a dia eram classificados unicamente como lixo e seu destino era os aterros sanitários, independentemente da possibilidade que tinham de serem reutilizados. Com a evolução das leis e normas ambientais no País, empresas passaram a incorporar em seus processos atividades que visam diminuir o impacto de seus resíduos no meio ambiente.
A compostagem de resíduos é um processo natural de tratamento de resíduos orgânicos urbanos, agroindustriais e agropecuários através da atividade de microrganismos aeróbios presentes nos próprios resíduos. Este processo é capaz de degradar e estabilizar a carga orgânica de materiais como:
Leia mais
Tópicos:
compostagem de resíduos
O reaproveitamento de resíduos é estratégia fundamental para solucionar um dos maiores problemas ambientais da atualidade: a quantidade de lixo gerado e sua correta destinação.
A compostagem é considerada alternativa sustentável, simples, eficaz e que atende a legislação ambiental em vigor – a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que regulamenta o tema no País.
Leia mais
Tópicos:
reaproveitamento de resíduo orgânico,
Gestão de Resíduos,
compostagem de resíduos,
tratamento de resíduos
Os resíduos serão sempre uma preocupação às empresas e população em geral, contudo, é uma vertente que deve ser ponderada também na gestão de um condomínio. Ao nível da coleta seletiva, existem grandes progressos nesta área, onde cada vez se recicla mais, por isso é importante que você conheça práticas não só para estes resíduos segregáveis, mas também para resíduos que devem ser destinados para tratamento como são os casos de efluentes provenientes de fossas, caixas de gorduras e resíduos sólidos orgânicos.
Leia mais
Tópicos:
resíduos sólidos,
Gestão de Resíduos,
compostagem de resíduos,
fossa septica
Já faz tempo que a destinação correta para os resíduos deixou de ser apenas uma atitude ambientalmente correta para se tornar também uma obrigação legal. E a compostagem tem sido uma opção cada vez mais procurada pelas empresas, transformando o resíduo descartado em adubo orgânico rico em nutrientes.
Por outro lado, a construção de uma planta para compostagem não é tão simples assim e esbarra em uma série de implicações. Nesse sentido, as empresas especializadas em compostagem ganharam um papel de destaque e se tornaram a opção mais segura para o destino sustentável aos resíduos orgânicos industriais. Se você ainda não está convencido de que a compostagem de resíduos é a melhor opção para sua instituição, veja a seguir alguns dos pontos positivos dessa prática:
Leia mais
Tópicos:
Gestão de Resíduos,
resíduos industriais,
compostagem de resíduos,
tratamento de resíduos off-site
Embora em escalas totalmente diferentes, a grande maioria das empresas geram resíduos e/ou efluentes que podem poluir/contaminar caso não sejam tratados corretamente. As leis ambientais são rígidas e a destinação dos resíduos necessita de extrema atenção por parte dos geradores.
Desta forma, uma das alternativas para a destinação adequada é a terceirização ou o tratamento de resíduos off-site, método indicado para empresas que não tem espaço para instalações próprias e necessitam que o tratamento ocorra fora da sua operação ou não planejam investir na construção de soluções on site.
Leia mais
Tópicos:
compostagem de resíduos,
tratamento de efluentes,
tratamento de resíduos off-site
Você sabe a diferença entre um lixão, um aterro controlado ou sanitário e a compostagem ? Podem parecer similares, mas são diferentes em suas características e funções. Entendê-las é de vital importância para a gestão adequada de resíduos.
O Relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), divulgado no ano passado, mostrou que, atualmente, 60% das cidades encaminham resíduos para locais inapropriados. Além disso, o Brasil aumentou a sua produção de lixo nos últimos anos. Por isso, entender as diferenças entre lixão, aterro sanitário ou controlado e compostagem é fundamental para cobrar ações do governo local e exigir mudanças. Lixo provoca doenças, danos ao meio ambiente e compromete os lençóis freáticos. Quer saber quais são as diferenças? Vamos lá!
Leia mais
Tópicos:
aterro sanitário,
compostagem de resíduos