contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Economia circular na prática: como promovemos a segurança ambiental e operacional no tratamento de efluentes?

Atualizado em 26/03/2024

 
Tratamento-aérea
 

É consenso a importância do tratamento de efluentes como uma medida preventiva para mitigar os impactos operacionais, financeiros e de reputação nas empresas, afinal, o tratamento adequado desses resíduos não é realizado apenas para atender às exigências regulatórias, mas também para manter a integridade da companhia e assegurar um desenvolvimento contínuo das atividades operacionais e do próprio negócio em si.

Por outro lado, a complexidade do tratamento e até mesmo as próprias condições estruturais das empresas têm reforçado a importância estratégica de investir em parcerias sólidas e competentes que possam tornar a gestão ambiental mais simplificada, assertiva e sustentável, já que, quando o assunto é destinação de resíduos, qualquer passivo pode causar grandes prejuízos.

Nesse cenário, a Tera Ambiental, inspirada pelo conceito de economia circular, vem desenvolvendo soluções ambientais integradas e eficazes, com o objetivo de gerar valor para os clientes, parceiros, sociedade e para o meio ambiente, adotando rígidos processos que garantem a segurança ambiental e eficiência operacional em todas as fases do tratamento e reciclagem de efluentes.

Continue acompanhando a leitura e conheça nosso modelo de negócio.

 

Como promovemos a segurança ambiental e operacional no tratamento de efluentes?


Diante de uma realidade que envolve legislações ambientais cada vez mais rígidas e a necessidade das empresas de consolidar uma imagem positiva no mercado, há mais de 20 anos a Tera Ambiental viabiliza a destinação de efluentes biológicos para tratamento na ETE Jundiaí por meio da modalidade OffSite, atendendo um portfólio de clientes dos mais diversos setores da economia que não usufruem de um sistema próprio ou compatível para o descarte direto à rede coletora. 

Tudo começa com o recebimento dos efluentes via caminhão e, posteriormente, o encaminhamento para tratamento. O processo ocorre pelo método "biológico aeróbio", em que a principal peça do sistema são as lagoas de aeração com difusores de membrana, que compõem um sistema robusto que não emite aerossóis, diferente do que ocorre em casos onde a aeração é feita por grandes misturadores

Nesse sistema, os resíduos ainda passam por caixas de areia e lagoas de decantação, visando remover a carga orgânica, bem como atender aos parâmetros exigidos para que o efluente tratado possa retornar à natureza, colaborando com a renovação do ciclo d'água do Rio Jundiaí e ao meio ambiente como um todo.

Mas não acaba por aí. As etapas do tratamento geram o lodo e, assim como o próprio efluente, esse resíduo não pode ser negligenciado, já que possui potencial poluidor. Por isso, a fim de garantir toda a segurança aos nossos clientes, além de manter a reciclagem aplicada em nossas soluções, encaminhamos toda a quantidade gerada para ser reaproveitada na compostagem.

Por meio dessa alternativa, transformamos o lodo e outros resíduos sólidos orgânicos urbanos, industriais e agroindustriais, em fertilizantes orgânicos compostos que proporcionam a melhoria nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, beneficiando o aumento da produtividade de culturas agrícolas e projetos paisagísticos.

A compostagem ainda é considerada uma das opções ambientalmente mais seguras, sustentáveis e que atende à legislação vigente, além de que, destinar resíduos ao processo de reaproveitamento diminui a pressão sobre os aterros sanitários, visto que a solução vai de encontro à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), bem como evita a extração de novos recursos naturais.

Através deste trabalho, já somamos mais de 30.000 toneladas de materiais transformados, colaborando diretamente com a economia circular e garantindo aos nossos clientes uma destinação segura e sustentável para seus resíduos.


Leia mais 

 

Despoluição do Rio Jundiaí: uma representação do nosso comprometimento em fazer mais pela natureza



Enquanto a compostagem assegura o reaproveitamento dos resíduos sólidos, o tratamento biológico garante a remoção das cargas poluidoras dos efluentes, fazendo com que seu descarte não só evite a poluição do canal receptor, mas também contribua para a melhora da água da região.

Um exemplo prático do que estamos falando é a despoluição do Rio Jundiaí que, em 2016, alcançou um marco histórico: foi a primeira bacia do Brasil a conseguir bom nível de despoluição de suas águas, sendo reclassificada da classe 4 (uso somente para navegação e usos menos exigentes) para classe 3 (uso doméstico após tratamento convencional).

Para chegar a esse resultado, foram mais de 20 anos de esforços, envolvendo a Prefeitura de Jundiaí, o Departamento de Água e Esgoto (DAE), a Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) e a Tera Ambiental, que auxiliou parcialmente nos processos de municípios vizinhos ao receber via caminhões os efluentes de locais que não possuem descarte enquadrado para a rede, elevando assim os índices de tratamento.

O nível de poluição do Rio Jundiaí havia levado ao sumiço dos peixes no começo dos anos 1980, inclusive do Jundiá, espécie que dá origem ao nome do canal e do município. Mas hoje, embora ainda haja muito trabalho a ser feito, os peixes e as aves já voltaram a habitar o local, representando de maneira simples o quão impactante a gestão de resíduos é na preservação da fauna e da flora brasileira.

Segurança ambiental e operacional: estamos aqui para ir além e permitir que a sua empresa faça o mesmo

O propósito da Tera Ambiental é atuar oferecendo soluções para reduzir o impacto ambiental das empresas e implementar o conceito de economia circular, permitindo que os clientes possam atender a legislação vigente, praticar a reciclagem, contribuir para a preservação dos recursos naturais e até mesmo se destacar no mercado em função de uma conduta responsável perante ao meio ambiente e as atuais condições do planeta, que exigem uma postura mais sustentável de todos nós.

Com comprometimento e seriedade, garantimos que nossos clientes possam valorizar seus resíduos de forma segura, responsável e legal, além de buscarmos compartilhar conhecimento e nos antecipar às necessidades de cada negócio, oferecendo de forma proativa soluções que gerem valor. Estamos sempre pensando na segurança ambiental e operacional, de forma com que as empresas atendidas também fortaleçam, cada vez mais, sua imagem perante os clientes e os stakeholders.

Para saber mais sobre nosso ciclo de valorização e descobrir como implementá-lo na sua empresa também, entre em contato com um de nossos especialistas e solicite mais informações.

 
 - - 

Tópicos: compostagem de resíduos, tratamento de efluentes, Reciclagem de efluentes

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail