Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Compostagem termofílica de resíduos: o que você precisa saber sobre esta modalidade de tratamento

Publicado em 06-08-2020 16:00

3.Leira de resíduos em revolvimento

Atividade de compostagem em larga escala no galpão da Tera Ambiental. 

 

Em um cenário onde os conceitos de sustentabilidade e economia circular são cada vez mais valorizados, as técnicas de compostagem vêm se tornando tendência, tanto no ambiente doméstico quanto corporativo. O motivo é que esse processo biológico de decomposição e reciclagem de resíduos sólidos permite que materiais, a princípio considerados inúteis e destinados à aterros sanitários, sejam transformados em compostos orgânicos ricos em nutrientes e reaproveitados para a produção agrícola. 

 

Os produtos criados a partir da compostagem termofílica, com eficiência e qualidade comprovadas, podem ser utilizados na produção agrícola, pastagens, hortas, além de parques e jardins. O método pode ser implementado tanto em pequena escala no ambiente doméstico, com a criação de espaços em residências e pequenas empresas; quanto em escala industrial, para atender a demanda de organizações que são grandes geradoras de resíduos. Para tanto, essas devem atender a Resolução CONAMA N° 481 de 03/10/2017, que define critérios e procedimentos para garantir o controle e a qualidade ambiental do processo de compostagem de resíduos orgânicos, e eventuais exigências específicas dos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente.

 

Etapas para a realização da compostagem em larga escala

 

Por reaproveitar e transformar resíduos orgânicos urbanos, industriais e agroindustriais em fertilizante orgânico composto com eficiência e segurança ambiental, a compostagem é considerada uma alternativa sustentável e que está em harmonia com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). Essa opção reforça que temos uma grande oportunidade de reciclagem benéfica em todos os sentidos e exige dos setores públicos e privados transparência em relação aos processos de tratamento e destinação final. 

 

Ao investirem na técnica de compostagem,  o que pode ser feito por meio da contratação de parceiros especializados, as empresas garantem a não geração de passivos ambientais e consequentemente problemas relacionados a corresponsabilidade

 

A transformação de lodos biológicos originários de sistemas de tratamento é um bom exemplo a ser citado na reciclagem de resíduos. Segue abaixo 5 etapas que compõem a compostagem de lodo orgânico em escala industrial:

 

 1. Análise prévia dos resíduos orgânicos

O primeiro passo para a transformação de lodo em fertilizante orgânico composto é a pré-análise dos resíduos segundo a atividade geradora, matérias-primas, insumos e por fim, suas características físico-químicas. Assim que são aprovados para tratamento pela equipe técnica operacional, é emitida uma carta de anuência à empresa requerente que, por sua vez, solicita a autorização ambiental no órgão competente. Aqui em São Paulo, o CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental) é solicitado para a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

 

2. Disposição dos resíduos nas leiras

A segunda etapa consiste na disposição dos materiais em leiras (canteiros) segundo critérios técnicos que objetivam a qualidade do processo e produto final. A partir daí, as misturas em compostagem são aeradas, com máquinas revolvedoras ou sopradores elétricos, para a intensificação da atividade de microrganismos aeróbios, sobretudo bactérias, que digerem e transformam os resíduos em matéria orgânica bioestabilizada. As temperaturas ficam elevadas em função da alta atividade microbiana, o que higieniza a massa da compostagem eliminando patógenos.

 

3. Desprendimento de calor na fase termofílica

O processo de aeração das massas em compostagem é feito por no mínimo 45 dias, com temperaturas médias acima de  55 graus Celsius, podendo chegar até 70 graus Celsius. Além da higienização, objetiva-se reduzir a umidade da massa em compostagem a no máximo 40%. 

 

4. Peneiramento e Maturação

Após 55 dias de exposição a aeração, a massa de composto bioestabilizada é destinada ao galpão de peneiramento. Nesta fase, o produto peneirado é destinado a maturação e o material retido, como cavacos de madeira, é retornado ao processo de compostagem. O produto peneirado permanece empilhado para maturação por um período mínimo de 30 dias. Nesta fase a temperatura ainda se mantém elevada e garante a completa higienização do fertilizante orgânico composto. Depois deste período, o produto fica disponível para comercialização.

 

5. Aplicação em áreas agrícolas

O fertilizante orgânico composto, rico em matéria orgânica, substâncias húmicas, densidade e diversidade microbiana, além de macro e micro-nutrientes, pode ser utilizado no cultivo de todas as culturas agrícolas, incluindo pastagens, capineiras, parques e jardins e para tanto, deve ser registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), nos preceitos da Instrução Normativa 61 de 08/07/2020 do MAPA. 

 

Vantagens da compostagem para as empresas

 

A opção pelo tratamento dos resíduos por meio da compostagem, realizada por uma empresa especializada, resulta em inúmeras vantagens para o gerador. Para começar, é uma estratégia fundamental para auxiliar na solução de um dos maiores problemas ambientais da atualidade, a quantidade de resíduos gerado e sua correta destinação. Mas elas não param por aí. Veja mais alguns benefícios importantes da prática:

 

Cumprimento da legislação

Atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos é fundamental para que as empresas evitem prejuízos financeiros e também de imagem, já que danos ambientais são vistos de forma negativa pelo mercado e sociedade. Quando há o investimento em técnicas de  compostagem, que contribui para a economia circular, os negócios são beneficiados pela boa imagem do marketing verde.

 

Redução de custos operacionais

Quando uma organização terceiriza a gestão dos resíduos sólidos, o que inclui a compostagem, ela automaticamente reduz custos. Isso porque não é necessário investir na construção de infraestruturas físicas e nem contratar equipes internas. O que ocorre é que o contratante fica apenas com despesas relacionadas à destinação dos resíduos, enquanto a responsabilidade pela realização do processo fica por conta da empresa contratada. 

 

Compromisso ambiental

Como grandes geradoras de resíduos, as corporações têm obrigações legais, além de responsabilidade social, em relação ao meio ambiente. Ao implementarem estratégias como a contratação de parceiros especializados em compostagem, essas contribuem para reduzir a pressão sobre os aterros sanitários e os problemas ocasionados pelo acúmulo de lixo. Entre eles podemos citar a proliferação de vetores, surgimento de maus odores e risco de poluição para o solo, água e ar. Por sua vez, dão uma utilidade ao que seria tratado como lixo. 

 

Uma delas é a transformação dos lodos em fertilizante orgânico composto. A Tera Ambiental desenvolveu o Terafértil, resultante do processo de compostagem realizado pela empresa. O produto, registrado no MAPA, é indicado para uso em adubações de plantio e manutenção de grandes culturas como cana-de-açúcar, citros, café, milho, soja e eucalipto, além de frutíferas de clima temperado, parques, jardins, entre outros.

 

     Leia mais em:

É fundamental que as empresas desenvolvam ações para cumprirem com a sua responsabilidade ambiental. Dessa forma, se mantêm sólidas no mercado, com a certeza de que estão de acordo com a legislação e com o que espera um mercado cada vez mais inclinado à sustentabilidade. 

 

Conheça a compostagem de resíduos orgânicos e fertilizantes orgânicos compostos da Tera Ambiental: 

 

New call-to-action

Tópicos: compostagem de resíduos

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados