Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

A situação do saneamento básico no Brasil

Publicado em 23-04-2015 10:00

Apesar das conquistas sociais que o Brasil experimentou na última década, ainda falta muito para avançar na questão do saneamento básico. Um levantamento do Instituto Trata Brasil mostra que o país não conseguirá alcançar a universalização do sistema nos próximos 20 anos se o trabalho de implantar serviços de água e esgoto continuar no ritmo observado.
 
A pesquisa, chamada de Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades, inclui os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do ano base de 2012.
Leia mais

Tópicos: saneamento básico, tratamento de esgoto, coleta de esgoto

Copa do Saneamento Básico: Brasil eliminado na primeira fase

Publicado em 23-07-2014 9:33

Além de ser respaldado pela legislação brasileira, o acesso à água potável é um direito fundamental do homem assegurado pela Organização das Nações Unidas (ONU). É um fato reconhecido, ainda, que a existência de redes de esgoto adequadas e o tratamento desses rejeitos contribuem grandemente para a saúde e a qualidade de vida da população, assim como mitigam os efeitos da ação do homem sobre a natureza. Porém, a verdade é que estamos longe de atingir um “padrão FIFA” de qualidade neste quesito. Mesmo depois da vinda do maior evento esportivo mundial para terras brasileiras, a Copa do Mundo de futebol, os investimentos em saneamento básico continuam muito aquém do necessário.

Leia mais

Tópicos: saneamento básico

Jundiaí é primeira colocada em ranking com melhores serviços públicos

Publicado em 25-10-2013 10:22


Jundiaí tem colecionado bons resultados em pesquisas ao longo do ano, tanto em estudos nacionais quanto internacionais. A cidade é a primeira em um ranking dos municípios com melhores serviços públicos, desenvolvido pela Macroplan Prospectiva, Estratégia & Gestão e publicada em uma edição de setembro da Revista Exame, o estudo teve 15 indicadores distribuídos entre saneamento básico, educação, segurança, saúde e mobilidade urbana pesquisados em 100 dos maiores centros urbanos do país. A cidade não foi classificada como a melhor em nenhum dos índices, mas na soma dos melhores resultados a cidade ficou em primeiro lugar.

Leia mais

Tópicos: Jundiaí, compostagem de resíduos, saneamento básico

Apenas 48% das cidades brasileiras têm agências reguladoras de saneamento básico

Publicado em 21-10-2013 17:12


Mais da metade dos municípios brasileiros não têm agências reguladoras de saneamento básico, ou seja, não controlam os serviços de abastecimento de água tratada e saneamento básico oferecidos à população, segundo a pesquisa
"Saneamento Básico – Regulação 2013”. Apenas 48% das cidades brasileiras, ou seja, 2.716 das 5.570, possuem agências reguladoras, que são as responsáveis por fiscalizar e acompanhar a qualidade dos serviços de água e esgoto e de definição de regras para os reajustes de tarifas.

Leia mais

Tópicos: água tratada, agência reguladora, saneamento básico

Confira a situação do saneamento, coleta seletiva e resíduos sólidos no Brasil

Publicado em 12-03-2013 16:08

 

As cidades precisam cuidar de suas águas e do esgoto para evitar doenças, no entanto, a qualidade da água na maioria das cidades brasileiras ainda é ruim devido, principalmente, aos lançamentos de esgotos domésticos e industriais em rios, lagoas e canais. A pesquisa mais recente sobre o assunto, conhecida como “Perfil dos Municípios″, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que apenas 28% dos municípios tinham políticas para o saneamento básico no ano passado.

Leia mais

Tópicos: coleta seletiva, resíduos sólidos, reciclagem, reaproveitamento, compostagem de resíduos, saneamento básico

Saneamento básico ainda é precário no Brasil

Publicado em 06-03-2013 13:40

Cerca de 30 milhões de pessoas que vivem nas grandes cidades brasileiras ainda não têm acesso à coleta de esgoto, segundo mapa do saneamento básico feito pelo Instituto Trata Brasil e a GO Associados nos 100 municípios mais populosos do país. O estudo utilizou números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), publicado pelo Ministério das Cidades. A pesquisa analisou a coleta de esgoto e tratamento de efluentes, o nível de cobertura dos serviços, incluindo a eficiência e perdas na distribuição de água e os investimentos e melhorias feitas na rede de água e esgoto.

 

Santos foi a cidade que teve a melhor avaliação do estudo, já que todas as residências são atendidas pelas redes de água e esgoto e somente 13% da água distribuída é perdida, Jundiaí (SP) está entre as demais cidades que tiveram boa avaliação, já que todo o esgoto que é coletado no município passa por tratamento. Outras cidades bem avaliadas são Maringá (PR), Franca (SP) e Uberlândia (MG).

Leia mais

Tópicos: saneamento básico, tratamento de esgoto, saúde pública, coleta de esgoto

Jundiaí trata 100% de seu esgoto e também trata efluentes de outras cidades

Publicado em 27-02-2013 15:53

Jundiaí é uma das seis cidades do Brasil que tratam 100% dos efluentes da cidade, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), publicado regularmente pelo Ministério das Cidades. A cidade tem cerca de 370 mil habitantes e a capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), operada pela Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), nossa parceira, permite tratar uma carga equivalente a uma população de 1 milhão de habitantes em termos de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio de 5 dias), chegando a 60 toneladas de DBO/dia.

 

Leia mais

Tópicos: consciência ambiental, estação de tratamento, ETE, Rio Jundiaí, saneamento básico, tratamento de esgoto

Conheça as doenças causadas pelo “não tratamento” do esgoto

Publicado em 25-02-2013 13:00

Investir em saneamento básico é investir em saúde. A cada R$ 1,00 gasto com tratamento de esgoto, são economizados R$ 4,00 em saúde pública. O esgoto encanado é tão importante para melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015) é reduzir pela metade o número de pessoas sem rede de esgoto.

Leia mais

Tópicos: rede de esgoto, efluente doméstico, saneamento básico, tratamento de esgoto, saúde pública, água contaminada, esgoto sanitário

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados