contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

Plano Nacional de Resíduos Sólidos: conheça as principais metas do Planares

Publicado em 31-08-2022 11:00


A gestão de resíduos sólidos sempre foi vista como um desafio no Brasil, mas com o propósito de modernizar e tangibilizar essa prática, recentemente o Governo Federal instituiu o Plano Nacional de Resíduos Sólidos - Planares - através do Decreto Nº 11.043.

Leia mais

Tópicos: reciclagem, legislação ambiental, sustentabilidade, compostagem

Você sabe qual a diferença entre reciclar e reutilizar?

Publicado em 20-07-2021 10:30

Embora sejam bastante conhecidos, os conceitos de reciclagem e reutilização de resíduos ainda geram muitas dúvidas no que diz respeito à sua diferença: afinal, o que difere o ato de reciclar do ato de reutilizar? Qual das duas alternativas é mais sustentável?
Leia mais

Tópicos: reciclagem, reaproveitamento, logística reversa, upcycling

Reciclagem de efluentes: entenda o processo que valoriza resíduos indesejáveis

Publicado em 05-07-2019 11:05

 

Se a sua empresa gera resíduos certamente tem a preocupação com o tratamento e, para isso, conta com o auxílio de parceiros que oferecem o serviço. Porém, já parou para pensar o que acontece com todo o lodo resultante do processo? Para ter uma ideia, caso haja danos ambientais decorrentes do descarte incorreto, a fonte geradora é considerada corresponsável mesmo após a destinação final.

Leia mais

Tópicos: reciclagem, análise de efluentes

Reciclagem de efluentes: uma opção cíclica para um tratamento eficiente

Publicado em 27-09-2018 16:59

O tratamento de efluentes produzidos por uma empresa é uma atividade que tem como principal objetivo otimizar os processos da produção e atender as principais leis ambientais do país, no entanto, mesmo após a destinação final do efluente tratado, a empresa geradora continua responsável pelo resíduo decorrente desse processo.

 

Essa condição é chamada de corresponsabilidade ambiental e demonstra a importância da parceria especializada no tratamento de efluentes.

Leia mais

Tópicos: reciclagem

Afinal, por que optar pela terceirização da compostagem de resíduos?

Publicado em 04-09-2014 8:00

A crescente preocupação com uma destinação sustentável para os resíduos industriais e domésticos tem feito crescer a demanda por indústrias de compostagem, que transformam os resíduos orgânicos em fertilizantes ricos em nutrientes, completando assim um ciclo de vida útil para determinados insumos.

 

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos, reciclagem, Metas ambientais, compostagem de resíduos, tratamento de resíduo industrial

O que são embalagens compostáveis e como elas podem ajudar no reaproveitamento de resíduos?

Publicado em 13-08-2014 8:00

Pratos, copos, caixas, talheres descartáveis: basta dar uma volta na praça de alimentação de um shopping para se deparar com uma grande quantidade desse tipo de material, tão prático e comum no dia a dia. O que muita gente não sabe, no entanto, é que parte daqueles itens já vem sendo fabricada a partir de materiais naturais como a mandioca e a cana. Como esse tipo de produção acarreta em objetos biodegradáveis, seu descarte culmina na degradação dos resíduos por bactérias e posterior transformação em composto orgânico. A promissora ideia para reduzir a quantidade de lixo nos aterros sanitários já tem nome: trata-se da chamada embalagem compostável. Gigantes da indústria, como a Coca-Cola e a Dell, já apostam na vertente ecológica, indo de encontro à proposta de sustentabilidade vinculada ao meio corporativo e à tendência dos consumidores verdes. A primeira empresa investiu na criação de um copo de papel, enquanto a segunda já disponibiliza uma embalagem feita do material para guardar seus laptops.

Embalagens compostáveis: processo verde de fabricação

Leia mais

Tópicos: reaproveitamento de resíduo orgânico, reciclagem, compostagem de resíduos

Metade da comida produzida no mundo vai parar no lixo

Publicado em 29-04-2013 17:19

 

Já está mais do que na hora de repensarmos a maneira como vivemos. A última gota d’água foi a constatação do relatório produzido no Reino Unido “Global Food: waste not, want not” (você pode lê-lo na íntegra em inglês) de que entre 30% e 50% dos alimentos produzidos em todo o mundo nunca são ingeridos e vão parar no lixo, todos os anos. Essa porcentagem representa de 1,2 a 2 bilhões de toneladas de comidas.

Leia mais

Tópicos: consciência ambiental, reciclagem, reaproveitamento, compostagem de resíduos

Aprenda a descartar o óleo de cozinha corretamente

Publicado em 24-04-2013 17:47


O óleo de cozinha usado pode parecer inocente, mas é um grande contaminante. Um litro de óleo descartado no ralo da pia pode poluir um milhão de litros de água potável. É a quantia equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos de vida.

Além disso, quando o óleo usado é descartado na pia, acumula no encanamento e retém resíduos, entope a rede de esgoto e o fluxo de água, o que causa graves problemas de higiene e até gastos com a limpeza da caixa de gordura. Sem contar que a sujeira atrai insetos, baratas e ratos.

Leia mais

Tópicos: reciclagem, reaproveitamento, descarte de óleo de cozinha, descarte de óleo usado

Resíduos industriais para produzir alimentos segundo pesquisa

Publicado em 15-03-2013 14:30


Já pensou em usar resíduos industriais para produzir alimentos? É o que propõe um projeto no qual a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A parceria visa encontrar uma forma de aproveitar resíduos industriais na produção de alimentos de qualidade e com menor custo.

Leia mais

Tópicos: reciclagem, reaproveitamento, resíduos industriais

Confira a situação do saneamento, coleta seletiva e resíduos sólidos no Brasil

Publicado em 12-03-2013 16:08

 

As cidades precisam cuidar de suas águas e do esgoto para evitar doenças, no entanto, a qualidade da água na maioria das cidades brasileiras ainda é ruim devido, principalmente, aos lançamentos de esgotos domésticos e industriais em rios, lagoas e canais. A pesquisa mais recente sobre o assunto, conhecida como “Perfil dos Municípios″, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que apenas 28% dos municípios tinham políticas para o saneamento básico no ano passado.

Leia mais

Tópicos: coleta seletiva, resíduos sólidos, reciclagem, reaproveitamento, compostagem de resíduos, saneamento básico

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail