Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

COVID-19: como descartar resíduos sólidos potencialmente contaminados

Publicado em 19-08-2021 11:00

 

A pandemia do novo coronavírus causou um aumento significativo na produção de máscaras descartáveis e outros materiais de proteção. Em contrapartida, torna-se fundamental reforçar o descarte correto desses resíduos, sobretudo os possíveis contaminados, no objetivo de minimizar a disseminação do vírus e os impactos ao meio ambiente. 

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos, descarte de resíduos

Como realizar a caracterização e classificação de resíduos sólidos

Publicado em 26-07-2021 11:00

Para ajudar as empresas e seus responsáveis com a gestão de seus resíduos, falaremos agora sobre a classificação, caracterização e os tipos de resíduos de acordo com a norma 10004/04, estabelecida para a realização dessas atividades dentro dos padrões adequados.

 

Leia mais

Tópicos: política nacional de resíduos sólidos, resíduos sólidos, resíduos industriais, caracterização e classificação de resíduos

Descarte consciente de resíduos urbanos e industriais

Publicado em 24-06-2021 11:00

 

A pandemia da Covid-19 alterou hábitos no Brasil e no mundo e atingiu as diversas esferas: sanitária, econômica, social, cultural e ambiental. Uma categoria ganhou força neste período, a dos produtos sustentáveis. A promoção do consumo consciente, uma das prioridades da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), continua sendo um grande desafio. O caminho ainda é longo até podermos afirmar que o país é de fato ecologicamente correto.

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos, resíduos industriais, compostagem de resíduos, Compostagem industrial, descarte de resíduos

Regulamento estabelece as diretrizes de armazenamento, coleta, triagem e destinação final de resíduos sólidos em Itupeva

Publicado em 24-07-2018 10:20

A prefeitura da cidade de Itupeva, interior de São Paulo, decretou novas regras para armazenamento, coleta, triagem e destinação final de resíduos sólidos no município. O decreto nº 2913 regulamenta a Lei Complementar nº 425, que institui a taxa de coleta, remoção e destinação do lixo domiciliar (TLD). Ele é importante porque também estabelece a categorização de empresas em relação ao volume de resíduos.

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos

A importância da Política Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo

Publicado em 10-03-2017 15:36

A busca por soluções para o tratamento de resíduos é uma constante em todos os âmbitos da sociedade, seja ele público, privado ou do terceiro setor. Na verdade, cada vez mais, especialistas veem essa prática como um esforço conjunto, evitando assim o descarte irregular e, consequentemente, a poluição do meio ambiente.


A Política Estadual de Resíduos Sólidos (Lei nº 12300/ 06) foi proposta em 2006 com os objetivos de reduzir a nocividade de resíduos sólidos, evitar problemas ambientais e de saúde pública e erradicação de lixões, aterros controlados, “bota-foras” e destinação inadequada.

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos

Qual é a importância do inventário de resíduos para as empresas

Publicado em 27-07-2016 15:36

O inventário de resíduos sólidos e líquidos industriais é uma importante ferramenta de gestão. Ele embasa a política de gestão de resíduos de uma empresa ao quantificar e diagnosticar informações sobre a geração, características, armazenamento, transporte, tratamento, reutilização, reciclagem, recuperação e disposição final dos resíduos gerados.

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos, resíduos industriais

6 formas eficazes de armazenar resíduos sólidos

Publicado em 02-03-2016 14:10

As empresas não querem ter suas marcas associadas à degradação ambiental e, por isso, estão investindo cada vez mais em alternativas que ofereçam a reciclagem e reaproveitamento dos resíduos.


Especialistas no assunto são categóricos ao enfatizarem que o futuro é o lixo zero!

Leia mais

Tópicos: aterro sanitário, resíduos sólidos, Lixão

Como fazer a gestão dos resíduos orgânicos produzidos em condomínios

Publicado em 27-08-2015 17:00

Os resíduos serão sempre uma preocupação às empresas e população em geral, contudo, é uma vertente que deve ser ponderada também na gestão de um condomínio. Ao nível da coleta seletiva, existem grandes progressos nesta área, onde cada vez se recicla mais, por isso é importante que você conheça práticas não só para estes resíduos segregáveis, mas também para resíduos que devem ser destinados para tratamento como são os casos de efluentes provenientes de fossas, caixas de gorduras e resíduos sólidos orgânicos.

 

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos, Gestão de Resíduos, compostagem de resíduos, fossa septica

Afinal, por que optar pela terceirização da compostagem de resíduos?

Publicado em 04-09-2014 8:00

A crescente preocupação com uma destinação sustentável para os resíduos industriais e domésticos tem feito crescer a demanda por indústrias de compostagem, que transformam os resíduos orgânicos em fertilizantes ricos em nutrientes, completando assim um ciclo de vida útil para determinados insumos.

 

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos, reciclagem, Metas ambientais, compostagem de resíduos, tratamento de resíduo industrial

Logística Reversa: está na hora de praticar esse conceito

Publicado em 17-07-2014 10:30

A logística reversa é um dos novos instrumentos em prol da sustentabilidade estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 e regulamentada pelo Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010. Entre os conceitos introduzidos em nossa legislação ambiental pela PNRS estão a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a logística reversa e o acordo setorial. Ela é definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. Em outras palavras, a indústria que lançou o produto é responsável por criar mecanismos para trazer sua embalagem de volta ou o próprio produto como no caso de pneus, por exemplo.
 
E não há uma fórmula pronta para que ela ocorra, cada indústria ou empresa precisa encontrar sua melhor solução. Se você ainda não encontrou uma para a qual você trabalha, nós mostramos alguns exemplos de quem já encontrou uma solução.
Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos, logística reversa

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados