Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

5 Problemas que podem ocorrer quando não há o tratamento de resíduos líquidos

Publicado em 04-02-2013 22:00

tratamento de resíduos liquidos

 

As indústrias que possuem resíduos líquidos precisam classificá-los e se preparar para seu armazenamento, transporte e tratamento para evitar a poluição do meio ambiente e atender a legislação.

Existem diversos problemas que podem ocorrer caso os resíduos líquidos não sejam tratados corretamente. Veja:

1. Ambiental

Muitos resíduos industriais líquidos são tóxicos e perigosos. O descarte incorreto provoca modificações nas características do solo e da água, polui e contamina o meio ambiente.
 

2. Crime Ambiental

Atitudes que não são pautadas na sustentabilidade podem ser caracterizadas como crimes ambientais. As leis em São Paulo são rígidas e o descarte de resíduos líquidos em rios ou na rede de esgoto da cidade sem tratamento é crime quando o efluente não está de acordo com o Decreto Estadual 8468 de 1976 e o Conama 357.
 

Empresas que atuam ilegalmente também estão sujeitas a autuações de órgãos como Cetesb, Ibama, Polícia Ambiental e Ministério Público, além de perderem certificações ambientais, como ISO 14001.

As punições previstas em lei variam desde multas até a paralisação temporária ou definitiva da atividade.

3. Prejuízo à Saúde

Além de contaminar a água, os resíduos prejudicam a vida presente nos rios e, sendo assim, influenciam também a rotina do ser humano, podendo causar doenças e, em casos mais graves, até a morte.

4. Perda de financiamentos

As instituições financeiras exigem o licenciamento ambiental de projetos financiados, além de princípios de responsabilidade social e ambiental na execução das obras e uma série de certidões para contratos de financiamentos e liberação de recursos.
 

A Lei 6.938/81, artigo 12, por exemplo, prevê a possibilidade de imposição de sanção administrativa por danos causados ao meio ambiente, resultando em perda ou suspensão de participação em linhas de financiamento público.

5. Clientes insatisfeitos

Os clientes estão cada dia mais preocupados com o meio ambiente e começam a dar preferência a empresas que se preocupam com a sustentabilidade ambiental do seu negócio. Um exemplo é a fabricante de cosméticos Natura que hoje é uma das maiores empresas no país e criou uma marca forte em torno de ações sustentáveis.
 

É claro que o investimento no tratamento de resíduos líquidos tem um custo, mas ele é pequeno em comparação aos problemas e aos benefícios que a empresa pode ter se não houver um planejamento nesse sentido.

Você ainda acha que vale a pena descartar ilegalmente os efluentes?

 

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

 

Tópicos: consciência ambiental, tratamento de resíduos, responsabilidade ambiental, coresponsabilidade ambiental

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados