Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

O papel e a importância das certificações no processo de logística reversa

Publicado em 12-11-2018 16:49

 

Graças as leis ambientais e a procura incansável por um futuro sustentável, foram criadas dinâmicas corporativas para reaproveitamento e descarte apropriado de materiais, dentro de uma lógica ambientalmente correta e garantindo bons processos. 


Portanto, veja como as certificações mudaram o cenário da Logística Reversa no Brasil e consequentemente a dinâmica do mercado de Reciclagem.

 

Leia mais

Tópicos: certificação, política nacional de resíduos sólidos, logística reversa, PNRS

Confira os resíduos de interesse da CETESB que necessitam de CADRI

Publicado em 06-01-2016 9:00

O processo industrial é marcado pelo uso de insumos que, quando submetidos a uma transformação, dão lugar a produtos, subprodutos e aos chamados resíduos industriais. Para evitar que esses resíduos sejam descartados incorretamente, há uma legislação ambiental específica no país e, em São Paulo, a CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo é a responsável por assegurar o cumprimento das leis, fiscalizando e aplicando multas e sanções.

Leia mais

Tópicos: certificação, cadri, CETESB

Sistema de Gestão Ambiental (SGA): o que é e qual é a sua importância?

Publicado em 08-10-2014 7:00

Com a temática da sustentabilidade em alta nos dias de hoje, fica cada vez mais evidente que a consciência ambiental desempenha um papel definitivo na construção da cidadania. De forma crescente, as pessoas avaliam seus comportamentos em sociedade e como eles se refletem na conservação do nosso ecossistema.

 

A atitude, inclusive, vai além do aspecto comportamental, já que não são somente as pessoas físicas que geram impactos na natureza. Como temos abordado com frequência nos nossos artigos, as empresas possuem  responsabilidade de peso nesse contexto, sendo, aliás, cobradas por sua postura ambiental no sentido legislativo e também do público consumidor.

Leia mais

Tópicos: certificação, sistema de gestão ambiental, sga

Conheça o procedimento para solicitação de CADRI pela internet

Publicado em 30-01-2014 13:56


Qualquer empresa que deseje encaminhar seus resíduos de interesse ambiental para locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final precisa da aprovação, licenciamento e autorização do órgão ambiental estadual, que no estado de São Paulo é a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB). O documento gerado por este processo chama-se
Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental, ou CADRI.

 

Desde o dia 4 de novembro de 2013, o procedimento de emissão do CADRI para empresas localizadas no estado de São Paulo sofreu alterações e passou a ser realizado pelo Portal de Licenciamento Ambiental - PLA da CETESB. No entanto, convém ressaltar que, por enquanto, apenas empreendimentos localizados em determinadas regiões de São Paulo  podem usufruir desta facilidade online.

 

Leia mais

Tópicos: certificação, cadri, CETESB, Efluente e Resíduo Orgânico

Guia rápido para emissão do CADRI

Publicado em 13-02-2013 20:30

Toda empresa no estado de São Paulo cuja atividade possa causar impacto ao meio ambiente precisa ter licença ambiental expedida pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). O documento utilizado pela CETESB para regularizar e aprovar o encaminhamento dos resíduos a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento e/ou disposição final é o CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental).

 

Como muitas empresas encontram dificuldade para conseguir a emissão do CADRI, nós preparamos um Guia para ajudar a organizar a documentação.

Leia mais

Tópicos: tera ambiental, certificação, documentação ambiental, Guia, cadri, compostagem de resíduos, licenciamento ambiental, tratamento de resíduos, tratamento de efluentes

Como você pode rastrear o destino dos resíduos

Publicado em 06-02-2013 23:16

A Tera Ambiental fornece duas formas de comprovação do recebimento e tratamento dos efluentes, uma delas é o CDR (Certificado de Destinação de Resíduos) que deve ser guardado por pelo menos um ano, pois em janeiro todas as empresas são obrigadas a informar o volume e os tipos de efluentes gerados no ano anterior, além de comprovar qual foi a destinação dos resíduos à CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). A outra forma é o SISREM (Sistema de Remessas de Esgoto), uma ferramenta online elaborada pela Tera que relaciona todas as cargas recebidas na estação de tratamento. É uma forma efetiva de rastreabilidade.

 

Leia mais

Tópicos: certificação, documentação ambiental, ISO 14001, rastreabilidade, certificado de destinação de resíduo, SISREM, licenciamento ambiental, tratamento de resíduos, tratamento de efluentes

Deixe seu comentário

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados