contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Efluentes e resíduos não são problemas, mas parte de um processo

Atualizado em 15/12/2016


Efluentes e resíduos

Efluentes e resíduos devem ser considerados parte do processo produtivo

 

Nós que trabalhamos na prestação de serviços ambientais muitas vezes nos deparamos com algumas situações incoerentes em nosso dia a dia.

 

 

Um potencial cliente entrou em contato conosco e informou que precisaria destinar o seu efluente para nossa estação de tratamento, quando o mesmo explicou o processo de geração, informamos que seria necessário obter o CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental) para recebermos este resíduo. Indignado já  que precisaria passar por esse processo disse: “ ... então vou retirar o resíduo e jogar no córrego aqui ao lado...”. Como devemos argumentar tal desleixo de empresas como esta, de profissionais que não pensam nas consequências de seus atos, e que chegam até você com más intenções?

 

Claro, informamos que faríamos o possível para que o processo fosse rápido, porém seria necessário cumprir todas as etapas, visto que precisaríamos de uma análise laboratorial do efluente, elaborar todas as documentações necessárias para a solicitação de emissão do CADRI e aguardarmos a avaliação e aprovação pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), orgão ambiental responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição do estado de São Paulo.

 

Não há problema se sua empresa gera resíduos ou efluentes, pois faz parte do seu processo produtivo, a questão está na destinação que escolhe para os resíduos gerados, sabendo que as consequências poderão afetar a todos, inclusive o orçamento e reputação da sua empresa. Leia o artigo “Empresas estão mais conscientes na hora de tratar efluentes para saber mais sobre o assunto.

 

As empresas precisam absorver a ideia de que seus resíduos não são problemas e aceitá-los como  parte do processo, assim como precisamos de boas matérias primas para produzir  produtos de qualidade também são necessários fornecedores idôneos para o recebimento e tratamento dos resíduos gerados ao final da cadeia produtiva. Há muitas escolhas na nossa vida profissional e pessoal, porém pensar que resíduos não fazem parte de tudo isso é ser negligente.

 

Destinem seus resíduos de forma responsável, vejam que muitas vezes esta escolha está em suas mãos, não se deixem enganar por tratamentos e preços milagrosos, pois há um custo para tratar os efluentes e resíduos por trás do preço, se a oferta for atraente até demais desconfie! Visite o local, verifique o processo e busque informações sobre a empresa. E não esqueça da questão da corresponsabilidade ambiental, onde a responsabilidade civil por dano ambiental é objetiva e estabelecida por leis que abrangem desde o gerador até a empresa de destinação final. Leia mais aqui “Corresponsabilidade ambiental - 3 motivos para ser diligente na contratação de serviços ambientais”.

 

Caso precise de nossa ajuda, entre em contato. Auxiliaremos em todo o processo para o recebimento, tratamento e monitoramento dos seus efluentes ou resíduos orgânicos destinados para nossa planta de tratamento sem prometer milagres, mas com a certeza de que ofereceremos um trabalho sério, idôneo e comprometido com o meio ambiente.

 

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

 

Tópicos: tratamento de resíduos, tratamento de efluentes, Efluente e Resíduo Orgânico

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail