Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Efluentes e resíduos não são problemas, mas parte de um processo

Publicado em 03-07-2013 12:38


Efluentes e resíduos

Efluentes e resíduos devem ser considerados parte do processo produtivo

 

Nós que trabalhamos na prestação de serviços ambientais muitas vezes nos deparamos com algumas situações incoerentes em nosso dia a dia.

 

 

Um potencial cliente entrou em contato conosco e informou que precisaria destinar o seu efluente para nossa estação de tratamento, quando o mesmo explicou o processo de geração, informamos que seria necessário obter o CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental) para recebermos este resíduo. Indignado já  que precisaria passar por esse processo disse: “ ... então vou retirar o resíduo e jogar no córrego aqui ao lado...”. Como devemos argumentar tal desleixo de empresas como esta, de profissionais que não pensam nas consequências de seus atos, e que chegam até você com más intenções?

 

Claro, informamos que faríamos o possível para que o processo fosse rápido, porém seria necessário cumprir todas as etapas, visto que precisaríamos de uma análise laboratorial do efluente, elaborar todas as documentações necessárias para a solicitação de emissão do CADRI e aguardarmos a avaliação e aprovação pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), orgão ambiental responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição do estado de São Paulo.

 

Não há problema se sua empresa gera resíduos ou efluentes, pois faz parte do seu processo produtivo, a questão está na destinação que escolhe para os resíduos gerados, sabendo que as consequências poderão afetar a todos, inclusive o orçamento e reputação da sua empresa. Leia o artigo “Empresas estão mais conscientes na hora de tratar efluentes para saber mais sobre o assunto.

 

As empresas precisam absorver a ideia de que seus resíduos não são problemas e aceitá-los como  parte do processo, assim como precisamos de boas matérias primas para produzir  produtos de qualidade também são necessários fornecedores idôneos para o recebimento e tratamento dos resíduos gerados ao final da cadeia produtiva. Há muitas escolhas na nossa vida profissional e pessoal, porém pensar que resíduos não fazem parte de tudo isso é ser negligente.

 

Destinem seus resíduos de forma responsável, vejam que muitas vezes esta escolha está em suas mãos, não se deixem enganar por tratamentos e preços milagrosos, pois há um custo para tratar os efluentes e resíduos por trás do preço, se a oferta for atraente até demais desconfie! Visite o local, verifique o processo e busque informações sobre a empresa. E não esqueça da questão da corresponsabilidade ambiental, onde a responsabilidade civil por dano ambiental é objetiva e estabelecida por leis que abrangem desde o gerador até a empresa de destinação final. Leia mais aqui “Corresponsabilidade ambiental - 3 motivos para ser diligente na contratação de serviços ambientais”.

 

Caso precise de nossa ajuda, entre em contato. Auxiliaremos em todo o processo para o recebimento, tratamento e monitoramento dos seus efluentes ou resíduos orgânicos destinados para nossa planta de tratamento sem prometer milagres, mas com a certeza de que ofereceremos um trabalho sério, idôneo e comprometido com o meio ambiente.

 

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

 

Tópicos: Efluente e Resíduo Orgânico, tratamento de resíduos, tratamento de efluentes

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados