tratamento-de-efluentes-tear-ambiental
tratamento-de-efluentes-sanitários-tera-ambiental
fertilizante-orgânico-composto-SaneFértil

Como o tratamento de resíduos pode agregar à sua meta de reciclagem

Publicado em 16-08-2017 10:10

A geração de resíduos é um tema frequente em encontros de governos e ambientalistas, principalmente com a crescente preocupação quanto ao impacto da sociedade no meio ambiente. Com isso, políticas ambientais antes cheias de brechas, foram aprimoradas e, hoje, regem todas as atividades de tratamento, transporte, análise e descarte de resíduos pelas empresas.

Leia mais

Tópicos: Metas de Reciclagem, tratamento de resíduos

Compostagem ou aterro sanitário: Qual é o destino mais indicado para os seus resíduos orgânicos

Publicado em 19-07-2017 14:00

O que fazer com todos os resíduos orgânicos gerados pela indústria e a agroindústria? Para atender a demanda atual de consumo, as empresas encontram-se em uma difícil posição: precisam encontrar uma maneira de atender a legislação ambiental, tratando in loco ou destinando seus resíduos para uma alternativa adequada.

Leia mais

Tópicos: consciência ambiental, chorume de aterro sanitário, aterro sanitário, compostagem de resíduos

Legislação ambiental: penalidades causadas pelo seu descumprimento

Publicado em 29-06-2017 14:24

A preocupação ambiental tem se tornado ponto central na criação de metas de redução e reciclagem de resíduos. Mais do que uma imagem positiva da marca, atender a legislação ambiental assegura uma conduta empresarial correta e também evita punições legais e judiciais para a empresa e seus gestores.

 

No entanto, a realidade mostra-se complexa e as empresas ainda ignoram os perigos de não cumprir a legislação e atuam de maneira negligente em relação ao descarte de efluentes e resíduos.

Leia mais

Tópicos: legislação ambiental

Tipos de esgotos industriais e consequências da falta de tratamento

Publicado em 09-06-2017 11:33

Um dos problemas do desenvolvimento urbano em todo o mundo está relacionado ao crescente despejo de resíduos poluentes de forma inadequada, os quais precisam ser tratados com rigorosos processos nas ETEs – Estações de Tratamento de Esgoto – para que se evitem danos ao meio ambiente.

 

Em definição rápida, os esgotos são “resíduos líquidos, que após utilização humana, apresentam as suas características adulteradas”. No entanto, diferente do que boa parte da população acredita, eles possuem diversas origens, cada qual com suas especificidades de tratamento.

Leia mais

Tópicos: resíduos industriais, Esgosto sem tratamento

O que é compostagem de resíduos em larga escala?

Publicado em 07-06-2017 10:00

Imagem: Planta de Compostagem Off-site Tera Ambiental

 

Por muito tempo, os resíduos orgânicos gerados em atividades comuns do dia a dia eram classificados unicamente como lixo e seu destino era os aterros sanitários, independentemente da possibilidade que tinham de serem reutilizados. Com a evolução das leis e normas ambientais no País, empresas passaram a incorporar em seus processos atividades que visam diminuir o impacto de seus resíduos no meio ambiente.


A compostagem de resíduos é um processo natural de tratamento de resíduos orgânicos urbanos, agroindustriais e agropecuários através da atividade de microrganismos aeróbios presentes nos próprios resíduos. Este processo é capaz de degradar e estabilizar a carga orgânica de materiais como:

Leia mais

Tópicos: compostagem de resíduos

Os desafios e soluções para atingir as metas de reciclagem de resíduos

Publicado em 24-05-2017 14:48

A difusão dos princípios de gestão ambiental se intensifica junto às empresas, diante da necessidade de incorporá-los em suas estratégias para atender às novas demandas do mercado e dos próprios consumidores.

 

Eles estão cada dia mais exigentes em relação às responsabilidades ambientais das empresas e atentos para que não causem danos ao meio ambiente e à saúde em geral das pessoas.

Leia mais

Tópicos: Metas de Reciclagem

Tratamento de resíduos e efluentes industriais: O que sua empresa precisa saber

Publicado em 18-05-2017 14:39

A prática de ações que priorizam apreservação do meio ambientecresce a cada dia. No mundo empresarial, muito além dessa consciência ambiental, é evidente que o investimento em tratamento de efluentes e resíduos industriais tem um retorno bastante significativo quando comparado os benefícios aos problemas evitados.

Leia mais

Tópicos: tratamento de resíduos, Leis ambientais brasileiras

Como o tratamento biológico de efluentes pode ajudar sua empresa na gestão de resíduos

Publicado em 10-05-2017 9:19

A geração de efluentes é algo intimamente ligada à capacidade de produção de uma empresa, contudo, este tipo de resíduo não está isento de cuidado e atenção ímpar ao seu tratamento e descarte. Quando o tratamento não é realizado de maneira adequada, a empresa e seus gestores estão expostos a autuações, multas e penalidades, fato que demonstra a tamanha importância dessa atividade.


Ao adotar práticas sustentáveis, é possível evitar problemas operacionais, ficar em dia com a legislação ambiental e construir uma imagem positiva perante ao público em geral.

Leia mais

Tópicos: Gestão de Resíduos, tratamento biológico, tratamento de efluentes

Os problemas ambientais causados pela falta de  tratamento de efluente

Publicado em 04-05-2017 15:32

A poluição ambiental é considerada um dos assuntos de maior urgência no mundo atual. O despejo de materiais sem o devido tratamento implica à população local a perda de qualidade de vida, problemas de saúde e a dificuldade em usufruir de um espaço comum de qualidade.


Diante desse cenário, é possível perceber uma mudança de prioridade em algumas indústrias e centros urbanos, mas longe do ideal. Grande quantidade de efluentes continua despejada de maneira irregular em corpos d’água sem nenhuma espécie de triagem, cuidado ou tratamento intermediário.

Leia mais

Tópicos: problema ambiental, tratamento de efluentes

A necessidade de acreditação ISO 17025 e o CADRI

Publicado em 19-04-2017 11:42

Toda empresa que lida com tratamento de efluentes e serviços sanitários está sujeita a uma ampla e criteriosa regulamentação, devendo observar leis e normas rígidas, além de obter certificados e autorizações para que suas atividades não prejudiquem o ambiente e a sociedade em que estão inseridas.

 

Dentre estes requisitos está o CADRI que é um documento emitido pela CETESB para aprovação da manipulação de resíduos com possível impacto ambiental; dentre os diversos tipos de resíduos, os que exigem a emissão do CADRI são os Classe I – Perigosos e Classe IIA – Não inertes.

 

Leia mais

Tópicos: cadri, ISO 17025

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
CTA - Terminologia Ambiental

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais