Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

O que é importante considerar ao investir em uma ETE própria?

Publicado em 24-01-2018 17:00

 

A Lei 9.433/97 parametrizou os corpos hídricos de acordo com classificações já publicadas em nosso blog, e as infrações por seu uso indevido ou sua degradação; a partir dela, empresas passaram a ter uma fiscalização mais rígida e penalidades mais duras em relação ao descarte incorreto de efluentes em rios e outros corpos hídricos.

Leia mais

Tópicos: ETE

Estação de Tratamento de Esgoto: conheça as principais etapas 

Publicado em 18-01-2018 8:47

 

As Estações de Tratamento de Esgoto – mais comumente conhecidas através da sigla ETE – são unidades operacionais do sistema de saneamento que especificamente recebem as cargas poluentes do esgoto e devolvem o efluente tratado a corpos d`água como rios, reduzindo os eventuais impactos ambientais que poderiam ser causados sem o devido tratamento, além de evitar que empresas sejam punidas legalmente e judicialmente pela destinação incorreta dos efluentes gerados.

 

Leia mais

Tópicos: ETE, tratamento de efluentes

Decreto altera bases de cálculos para as taxas de solicitação de CADRI e Parecer Técnico

Publicado em 11-01-2018 13:00

 

No dia 28 de Novembro de 2017, o Governo do Estado de São Paulo publicou o Decreto nº 62.973, que altera algumas disposições importantes na Lei 997 de 1976, que trata entre outros itens, a forma de cobranças para licenças e análises de estudos ambientais. Como as mudanças afetam significativamente os custos associados a estes procedimentos, destacamos alguns pontos importantes:

 

Leia mais

Tópicos: cadri

Após décadas de trabalho, Rio Jundiaí é o primeiro no Brasil a melhorar índice de despoluição

Publicado em 22-11-2017 15:37

Fonte imagem: https://www.daejundiai.com.br/a-empresa/agua/

Em 16 de dezembro de 2016, a Bacia do Rio Jundiaí alcançou um marco histórico: foi a primeira do país a conseguir bom nível de despoluição de suas águas, sendo reclassificada da classe 4 (uso somente para navegação e usos menos exigentes) para classe 3 (uso doméstico após tratamento convencional).

Leia mais

Tópicos: Rio Jundiaí, tratamento de efluentes

A importância de contar com laboratório próprio para o monitoramento e tratamento de efluentes

Publicado em 16-11-2017 15:55

Um elemento importante nem sempre observado no processo de tratamento de efluentes é o laboratório de análises. A grande variedade de tipos de efluentes e os riscos que cada um pode trazer para o ambiente faz com que seja importante ter total confiança na determinação destes parâmetros, de modo a se optar pelo melhor tratamento; é justamente neste aspecto que o laboratório se faz necessário.

Leia mais

Tópicos: tratamento de efluentes, Laboratório acreditado, monitoramento

5 ações para evitar autuações ambientais

Publicado em 10-11-2017 8:38

O aumento da preocupação com questões ambientais levou a um endurecimento das leis e da fiscalização com relação ao transporte, tratamento e descarte de efluentes e resíduos. Multas e penalizações podem ser prevenidas, evitando que a empresa e funcionários sofram fortes punições.

Leia mais

Tópicos: Audições Ambientais

Checklist Auditoria e Avaliação Ambiental

Publicado em 06-11-2017 14:36

Considerada uma ferramenta que permite empresas atingirem e manterem a eficácia da gestão ambiental, a auditoria ambiental consegue apontar de forma estruturada as deficiências de uma empresa em comparação às exigências de sua contratante, prevenindo possíveis problemas que possam surgir no futuro.

Leia mais

Tópicos: Avaliação Ambiental

Como proceder em situações de emergências ambientais?

Publicado em 01-11-2017 15:06

Emergências ambientais podem surgir das mais variadas formas e com impactos imensuráveis. Acidentes como o vazamento da plataforma Deepwater Horizon em 2010, o tsunami que provocou o desastre de Fukushima em 2011 e a destruição de Mariana em 2015, mostram que não existe garantia absoluta de que é possível evitar uma situação de acidente ambiental, por mais avançados e confiáveis que sejam seus sistemas de contenção; para diminuir riscos e incidências deste tipo de ocorrência, assim como para agilizar as respostas a elas e diminuir os eventuais danos causados, a melhor prática está na prevenção e na gestão ambiental responsável.

 

Leia mais

Tópicos: Metas ambientais

CADRI: por que antecipar a obtenção desse documento?

Publicado em 25-10-2017 17:00

Já sabemos da importância de como solicitar o CADRI, quais empresas precisam dele e por que ele é importante para empresas geradoras de resíduos. Também não é novidade as consequências de não contar com os documentos certos para sua atividade. O que muitos gestores não costumam considerar é o tempo para obtenção do certificado, e a vulnerabilidade que uma eventual demora para a liberação deste documento pode gerar para a empresa.

 

Leia mais

Tópicos: cadri

Por que sua empresa deve ser sustentável?

Publicado em 18-10-2017 19:19

Por que sua empresa deve ser sustentável?Já abordamos a questão da sustentabilidade em outro post e vimos que este é um assunto que ganha cada vez mais destaque e importância no mundo corporativo. No geral, pessoas e empresas estão se tornando mais conscientes da importância da preservação do meio ambiente e têm adotado práticas sustentáveis.

 

Leia mais

Tópicos: Empresa sustentável

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados