contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Com a compostagem, tratamento de lodo de esgoto é exemplo em Jundiaí

Atualizado em 22/12/2016

compostagem em jundiaí

Há muitos anos que Jundiaí é exemplo no tratamento de efluentes e gestão do lodo de esgoto, que é transformado em fertilizante orgânico composto por meio do processo de compostagem. A Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí (ETE-J), local onde os efluentes de nossos clientes também são recebidos via caminhão, realiza o tratamento 100% do esgoto coletado no município, um volume aproximado de 80.000 m³/dia de esgotos.

 

O esgoto tratado é despejado no Rio Jundiaí, já o lodo acumulado nas lagoas de decantação pelo processo de tratamento biológico é desidratado e segue para a compostagem. Jundiaí mostra-se pioneira, pois na maioria das cidades brasileiras, o lodo de esgoto não é reciclado e sim depositado em aterros sanitários.

 

“A transformação do lodo de esgoto em fertilizante promove uma contribuição indireta, porém muito importante para a despoluição dos rios. Isto porque ela é uma alternativa mais barata para a destinação final do lodo quando comparada a alternativa convencional que é o aterro sanitário. Além disso ela tem importância reconhecida na reciclagem de nutrientes e evita a criação de passivos ambientais”, afirmou o engenheiro Fernando Carvalho Oliveira, responsável técnico pela compostagem do lodo de esgoto em entrevista ao jornal Bom Dia Jundiaí, na reportagem "Jundiaí protege água e cuida bem de esgoto", que aborda o pioneirismo da cidade na área.

 

“Existe um processo de aeração desta mistura com o lodo a uma elevação significativa da temperatura, que chega a 65 graus Celsius, promovendo a total higienização do composto orgânico, eliminando todos os organismos causadores de doenças e transformando o composto num fertilizante de uso seguro na agricultura”, esclarece Fernando.

 

Há mais de 15 anos, a cidade gerava cerca de 400 toneladas de lodo de esgoto diariamente. Atualmente, o volume fica em torno de 70 toneladas diárias, com 20% de teor de sólidos. O lodo de esgoto segue para nossa planta, que tem aproximadamente 30.000 m² de área coberta, e é submetido ao processo de compostagem termofílica.

 

Compostadeira Tera

O local é licenciado pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), atendendo a legislação e garantido segurança e qualidade na operação. O material resultante do processo são o Fertilizante Orgânico Composto Sanerfétil, que pode ser usado em plantações de cana-de-açúcar, eucaliptos, café, plantas ornamentais, espécies nativas, áreas de produção de tapetes de grama, citros entre outras e o substrato para plantas PlantVerde destinado para mudas de pinus, eucalipto, nativas e plantas ornamentais, como flores e folhagens.

 

Além do pioneirismo de Jundiaí, é importante destacar que as empresas que encaminham seus efluentes para tratamento na Tera Ambiental também reaproveitam, de forma indireta, o lodo de esgoto gerado no processo. Sempre falamos que é necessário despertar a consciência em ações negligentes que envolvem o meio ambiente como também é necessário mostrar exemplos positivos como esse.

 

CTA - Guia para Solicitação Online de CADRI

Tópicos: Jundiaí, Lodo de esgoto, compostagem de resíduos

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail