contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Responsabilidade por danos ambientais é compartilhada entre empresas

Atualizado em 23/08/2019

Responsabilidade ambiental

Fazer o certo ou errado? A escolha e responsabilidade é sua.

 

Cuidar do meio ambiente para as futuras gerações é obrigação da sociedade, empresas e do poder público. Como consequência disso, para uma empresa ser competitiva, precisa ser sustentável e adotar políticas de gestão ambiental, que atendam a legislação do setor. Mas essa gestão não começa e termina na produção e venda de um produto. A empresa é responsável pelo tratamento e disposição dos resíduos por ela produzidos até sua destinação final.

 

O que muitos empresários não sabem ou fingem não saber é que mesmo quando o tratamento de seus resíduos é terceirizado, sua empresa continua responsável por eles até a destinação final. Quando a destinação é feita em aterros sanitários, por exemplo, a responsabilidade continua mesmo depois que o aterro for fechado e, se houver qualquer tipo de vazamento ou contaminação, a empresa pode responder criminalmente pelos danos ao meio ambiente.

 

Isso porque a Legislação Ambiental Brasileira busca meios de assegurar a qualidade ambiental e, para tanto, prevê mecanismos para inibir, evitar e, se não for possível prevenir, responsabilizar os poluidores à reparação de danos causados pelo descarte inadequado de resíduos. A Política Nacional do Meio Ambiente, em vigor desde 1981, e a recente Política Nacional de Resíduos Sólidos, editada em 02 de agosto de 2010, prevêem a responsabilização solidária e compartilhada de poluidores diretos (geradores) e indiretos (empresas terceirizadas) por danos ambientais decorrentes da disposição desses resíduos. Inclusive, o Superior Tribunal de Justiça se posiciona dessa maneira no julgamento de danos ao meio ambiente. Veja esse exemplo:

 

"A responsabilidade por danos ambientais é solidária entre o poluidor direto e o indireto, o que permite que a ação seja ajuizada contra qualquer um deles, sendo facultativo o litisconsórcio. Precedentes do STJ." (Resp 1079713/SC, Rel. Ministro Herman Benjamin, Segunda Turma, julgado em 18/08/2009, De 31/08/2009).

 

Os Tribunais de Justiça estaduais também têm o mesmo posicionamento. Isso significa que, embora a Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos preveja a possibilidade de contratação de empresa terceirizada para promover seu tratamento e destinação final, as pessoas físicas e jurídicas geradoras de resíduos sólidos não ficam isentas da responsabilidade por danos que eventualmente forem provocados pelo gerenciamento inadequado dos respectivos resíduos.

 

Em outras palavras, mesmo que a empresa geradora dos resíduos tenha adotado todas as medidas preventivas necessárias à adoção de um plano de gestão de resíduos, caso contrate uma empresa terceirizada que não adota os parâmetros ambientais corretos, tais como licenciamento ambiental e obtenção de outorga, responderá administrativa, criminal e civilmente por eventuais danos ambientais causados com o descarte de resíduos que produziu.

 

Nesse aspecto, pondera-se que o artigo 225, § 3°, da Constituição Federal, prevê que todas as “condutas e atividades lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados”. A Lei 9605/98 também prevê a responsabilização criminal da pessoal jurídica e também das pessoas físicas, autoras e coautoras do mesmo fato.

 

E é por isso que uma empresa geradora de resíduos industriais não deve contratar uma empresa terceirizada para tratamentos de efluentes e disposição de resíduos orgânicos apenas como uma medida comercial e financeira, devendo se preocupar, sobretudo, com a responsabilidade ambiental dessa contratação, já que em caso de qualquer falha que cause impacto ao meio ambiente, o gerador também será penalizado.

 

Não deixe de consultar toda a documentação da empresa, realizar auditorias e visitas, além de conhecer em detalhes a qualidade e seriedade dos processos de tratamento. Isso é fundamental para prevenir problemas que possam causar grandes transtornos.

 

Nós da Tera entendemos que essa situação é mais um incentivo para oferecermos a você uma alternativa diferente para o tratamento de seus efluentes e resíduos, com o foco que vai além do cumprimento da legislação vigente, disponibilizando todas as garantias para um tratamento correto, seguro e eficiente, visando sempre o compromisso que temos com o meio ambiente.

 

New Call-to-action

Tópicos: responsabilidade ambiental, coresponsabilidade ambiental, tratamento de efluentes

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail