Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

4 benefícios do tratamento de efluentes offsite para as indústrias químicas

Publicado em 01-04-2021 11:00

 Tratamento de efluentes offsite para as indústrias químicas

 

A indústria química é responsável por um décimo do PIB brasileiro e é considerada a sexta maior do mundo. Tamanha abrangência aponta inúmeros desafios para o tratamento de efluentes. Os dados anteriormente citados são da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) como um recorte da importância do setor. Sua influência, reforçada nos mais de 2 milhões de empregos, é inegável nas áreas de atuação.

 

No entanto, o uso de matérias-primas orgânicas e inorgânicas para produção de insumos nos mais diversos segmentos exige atenção quanto a gestão e tratamento de efluentes. A iniciativa está diretamente relacionada ao pleno funcionamento das operações e também evitar prejuízos, desperdícios e uma preocupação com o impacto ambiental.

 

Contudo, as inúmeras demandas operacionais e gerenciais exigem preparação adequada, desde a escolha do tratamento correto até a destinação final. Nesse cenário, uma das opções que essas indústrias têm para lidar com seus passivos ambientais é a terceirização do tratamento de efluentes.

 

As alternativas para o tratamento de efluentes 

 

A terceirização do tratamento de efluentes pode ocorrer pelo tratamento onsite de águas e efluentes ou o tratamento offsite:

 

Onsite: modalidade indicada para casos em que há a necessidade da construção de uma ETE na planta da empresa. No caso, a empresa pode contratar um parceiro para construção/operação da estação, que assumirá grande parte dos riscos operacionais, trabalhistas e ambientais para manter o pleno funcionamento do sistema.

 

Offsite: neste tipo de tratamento, os resíduos são encaminhados para centrais de tratamento especializadas, reduzindo a dedicação de recursos humanos e financeiros para gestão de seus resíduos, reduzindo as responsabilidades do gerador e agregando mais agilidade, segurança e eficiência ao cumprir requisitos legais, já que a contratada se encarrega do tratamento e destinação final adequada dos efluentes.

Neste post, vamos destacar pontos que fazem desta, uma alternativa segura e eficiente para gestão correta dos resíduos líquidos e sólidos. 

 

Quais os resíduos que podem ser tratados na modalidade offsite? 

 

O setor químico aborda uma grande quantidade de segmentos, como as indústrias de química fina, papel e celulose, polímeros, tintas, cosméticos, farmacêutica, esgoto e saneamento, entre outras. Com isso, os tipos de resíduos gerados também são os mais diversos e exigem uma atenção especial para cada um. 

 

A modalidade offsite pode receber inúmeros deles, como: 

  • Águas residuárias e de lavagem de equipamentos em geral
  • Com características ácidas, alcalinas, contaminados com metais, etc. 
  • Chorume de aterro classe 2
  • Gerados na produção de alimentos, bebidas, condimentos, aromas, etc.
  • Lama de perfuração de obras
  • Lodo líquido de ETE's biológica e STAR's
  • Pós tratamento físico-químico
  • Produzidos nos processos de fabricação de cosméticos
  • Proveniente de limpeza de caixa de gordura industrial e restaurante
  • Sanitários armazenados em tanques, fossa sépticas e sumidouros

 

Além destes, há outros tipos de resíduos líquidos e sólidos passíveis de serem encaminhados para o tratamento offsite que podem ser identificados mediante análise.

 

4 benefícios do tratamento de efluentes offsite para as indústrias químicas

 

O tratamento de efluentes offsite pode beneficiar desde a performance operacional até a redução de custos. Entre os principais, destacamos:

Atendimento à legislação

A corresponsabilidade ambiental pela geração de passivos ambientais é evitada através da garantia de uma empresa que trabalha especificamente para isto. Assim, é possível monitorar os processos e saber que os resíduos são descartados adequadamente e de acordo com toda a legislação vigente. 

Apoio ao monitoramento e documentações

Toda tramitação de documentos relacionada à movimentação de resíduos e tratamento de efluentes offsite é apoiada pela empresa terceirizada. A burocracia, já conhecida, é emitida e gerenciada pela contratada, sem haver necessidade de uma equipe interna apta e responsável full time.

Gestão eficiente e aumento da performance operacional 

Como grande parte dos riscos operacionais são evitados, fica mais fácil focar totalmente no escopo principal do negócio. A empresa geradora pode, por exemplo, direcionar seus recursos humanos e financeiros para aumentar a performance operacional e gerencial de suas atividades.

 

     Leia mais

 

O processo de reciclagem de efluentes offsite

 

A Tera Ambiental é especializada na reciclagem e valorização de resíduos através do tratamento de efluentes offsite. Através do conceito Upcycling, na reciclagem, todo o lodo proveniente do tratamento dos efluentes é reaproveitado na compostagem, junto a resíduos sólidos orgânicos industriais e agroindustriais. Ao final, tudo é reaproveitado e transformado em fertilizante orgânico composto destinado para a agricultura. Um processo exclusivo que elimina a geração de passivos ambientais, garantindo que a empresa geradora não tenha problemas devido a corresponsabilidade.

Quer saber mais sobre como implementar esta alternativa para a sua empresa? Entre em contato com um de nossos consultores!

 

New call-to-action

Tópicos: indústrias químicas, Tratamento de efluentes offsite

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados