Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

Quais são os benefícios de terceirizar o tratamento de efluentes?

Publicado em 30/08/2019 14:15

aperto-de-maos

 

De acordo com a resolução 430, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o descarte de resíduos das indústrias só pode ser feito após o devido tratamento, de modo que não haja poluição à águas subterrâneas ou superficiais. É importante frisar que o descarte só pode ser realizado conforme a capacidade de suporte do corpo receptor, ou seja, o valor máximo de determinado poluente que o corpo hídrico pode receber, sem comprometer a qualidade da água e seus usos.

 

Porém, não é só para cumprir as normas legais e evitar graves sanções por descarte incorreto que o tratamento de efluentes deve ser realizado. Há uma série de outras vantagens para as empresas que entendem a importância de uma destinação de resíduos correta e segura. 

 

Nesse sentido, é comum que haja dúvidas sobre qual opção é a melhor para atingir o objetivo. Pensando nisso, listamos alguns benefícios de um modelo que vem se destacando nos últimos anos, a terceirização da operação pelo tratamento offsite com a reciclagem de efluentes e resíduos, para empresas que não usufruem de um sistema de tratamento próprio ou compatível para o descarte de efluente direto à natureza.

  • Minimização dos riscos operacionais

Quando o tratamento de efluentes é feito de forma inadequada, as empresas ficam vulneráveis a uma série de prejuízos, que vão de danos ambientais, como contaminação das águas e solo à acidentes de trabalho. Inclusive, esse não é um fato incomum. Em função da falta de equipamentos de segurança apropriados, há casos de contaminação, quedas de caminhões, cortes e machucados durante processos de limpeza técnica e outros.

 

Porém, a partir do momento em que há a contratação de parceiros especializados em tratamento offsite, a indústria diminui significativamente riscos operacionais, trabalhistas e ambientais, pois todo o trabalho será realizado pela terceirizada. Isso significa prejuízos financeiros e institucionais que podem comprometer os resultados da empresa, levando até mesmo à paralisação de atividades. 

  • Segurança operacional e ambiental

Contar com uma empresa especializada que ofereça segurança em suas atividades, é essencial! Instalações adequadas, corpo técnico com profissionais capacitados, controles de manutenção, gestão de riscos e atendimento de requisitos legais, certificações que comprovam a qualidade e controle dos processos implantados, investimentos em inovação e monitoramento de performance através de indicadores (KPI's) são fundamentais para garantir que a atuação da empresa seja segura e ambientalmente próspera.

 

Ainda há outros pontos importantes que se sobressaem e agregam mais confiabilidade na parceria, como disponibilizar laboratório de análises acreditado pelo Inmetro, valorização dos resíduos gerados pelo processo de tratamento de efluentes e atestados de trabalhabilidade que comprovam, a partir de análises laboratoriais, o cumprimento dos parâmetros exigidos pela legislação para disposição dos efluentes tratados em corpos d'água. 

  • Monitoramento e gestão

Além dos benefícios em relação à operação, terceirizar o tratamento de efluentes garante também o suporte a questões de controle na gestão dos resíduos, já que as contratadas acompanham a emissão de documentos de destinação de resíduos junto aos órgãos ambientais. Entre eles estão o CADRI, no caso do estado de SP,  o CDR (certificado de destinação de resíduos) e o AT - Atestado de Tratamento (exclusividade Tera).

  • Foco  no core business

Ao terceirizar o tratamento de efluentes, as organizações conseguem direcionar recursos e esforços para os seus negócios, deixando outros processos, como recebimento, tratamento e monitoramento de resíduos nas mãos de empresas especializadas. Além disso, contam com projetos personalizados, ou seja, soluções dedicadas às necessidades específicas para cada negócio.

 

Como você pôde comprovar, a terceirização do tratamento de efluentes traz a garantia de qualidade, redução de custos e riscos de danos ambientais, e consequentemente elimina  prejuízos e paralisações na produção.

 

Agora que já conhece os benefícios de terceirizar o tratamento de efluentes, com certeza ficará mais fácil para identificar a melhor opção para sua empresa.

 

New Call-to-action

Tópicos: tratamento de efluentes

Deixe seu comentário

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados