Mesmo diante da intensa fiscalização e crescente atenção dada por quase todos os setores da sociedade às questões ambientais, ainda é possível encontrar empresas que não tratam ou não realizam o descarte de seus resíduos de forma adequada. Aos que entendem a importância da destinação final correta e segura, existem alternativas de tratamento para cada situação. A dúvida sobre qual a melhor opção adotar é comum, principalmente quando não se sabe ao certo quais diferenciais observar e priorizar.
Para ajudar neste processo, trouxemos aqui algumas vantagens da modalidade que vem se destacando nos últimos anos, a terceirização da operação pelo tratamento offsite. Confira:
Gestão Simplificada
Ao terceirizar o tratamento dos efluentes e/ou resíduos orgânicos, as empresas conseguem direcionar a atenção aos seus negócios, sem a necessidade de se preocuparem com as questões de recebimento, tratamento e monitoramento dos resíduos, e nem de assumirem riscos operacionais, trabalhistas e ambientais, pois não necessitam contratar uma equipe para a manutenção e operação da estação de tratamento. Além disso, contam com projetos customizados, com soluções dedicadas às necessidades específicas para cada empresa.
Custos de uma ETE
No modelo de tratamento offsite, os efluentes são coletados no cliente e transportados para centrais de tratamento terceirizadas. Assim, não há necessidade de arcar com o investimento para construção, operação e manutenção da planta de tratamento, liberando recursos para investir em sua atividade principal. A empresa terceirizada contratada fica a cargo dessas demandas, agregando agilidade, segurança e eficiência no cumprimento de todos os requisitos operacionais.
O tratamento offsite é o mais indicado para empresas com baixa e média geração de efluentes ou quando os efluentes gerados são de grande complexidade ou que varia consideravelmente suas características. Importante ressaltar que não há necessidade de se preocupar com o espaço dedicado que a operação exige.
Monitoramento e gestão
Além de contar com uma equipe especializada em garantir o melhor resultado operacional, as empresas geradoras recebem atenção também no aspecto burocrático, com acompanhamento da emissão dos documentos de destinação de resíduos junto aos órgãos ambientais. Dentre os documentos necessários estão CADRI e o CDR (o certificado de destinação de resíduos).
Garantia de qualidade
Ao unir profissionais especializados com processos operacionais e administrativos maduros, juntamente com o apoio de um laboratório de análises credenciado pelo Inmetro, o resultado é um tratamento de qualidade, direcionado para o tipo específico de efluente ou resíduo gerado, garantindo o tratamento efetivo.
O lodo proveniente do tratamento, que geralmente é destinado a aterros sanitários, pode ser reaproveitado e transformado em fertilizante. Procurando atender a demanda de reciclagem de efluentes, a Tera Ambiental criou o fertilizante Terafértil.
Descarte correto
Além de tratar corretamente, seu parceiro offsite deve assegurar – com entrega de certificado e atestados – que seus resíduos foram destinadas de forma adequada, sem risco de prejuízo à natureza. Esse é um ponto importante e que deve ser levado em consideração no momento da escolha do parceiro.
Ao descartar resíduos sem o tratamento correto, há um grande risco tanto à saúde humana quanto ao meio ambiente, então, procure uma empresa que faça o descarte correto, dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação ambiental vigente, caso contrário, a empresa poderá ser autuada por crime ambiental e penalizada .
Estes tópicos mostram como a opção por um fornecedor offsite pode trazer garantia e qualidade para seu negócio, com redução de riscos de danos ambientais e, por consequência, de prejuízos graves para sua empresa.
Deixe seu comentário