contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de efluentes: entenda o processo que valoriza resíduos indesejáveis

Atualizado em 12/06/2020

Lagoa de decantação

 

Se a sua empresa gera resíduos certamente tem a preocupação com o tratamento e, para isso, conta com o auxílio de parceiros que oferecem o serviço. Porém, já parou para pensar o que acontece com todo o lodo resultante do processo? Para ter uma ideia, caso haja danos ambientais decorrentes do descarte incorreto, a fonte geradora é considerada corresponsável mesmo após a destinação final.

Desse modo, uma alternativa que evita sérios prejuízos e ainda contribui com a economia circular é a reciclagem de efluentes.

 

Neste processo exclusivo, os efluentes passam por tratamento e retornam ao meio ambiente enquadrados em parâmetros de lançamento de efluentes exigidos pelos artigos 18 e 19A e decreto 8468/76 do estado de São Paulo.

Como é realizada a reciclagem de efluentes?

A reciclagem de efluentes é uma solução que proporciona a vantagem da não geração de passivos ambientais no processo, uma vez que todo o lodo proveniente do tratamento dos efluentes é reaproveitado na compostagem.

Confira seus principais vantagens:

  • Processo diferenciado sem gerar passivos ambientais;
  • Segurança operacional e ambiental;
  • Contribuição para atingir metas ambientais;
  • Alinhado com a  Política Nacional de Resíduos Sólidos;
  • Conceito de economia circular na prática;
  • Transforma resíduos indesejáveis em produtos de qualidade e valor ambiental.

Quais as diferenças entre destinar o lodo para o aterro e realizar a reciclagem através da compostagem?

 

A maioria das empresas que tratam efluentes ainda destina o lodo para o aterro sanitário. Porém, com a possibilidade de realizar sua reciclagem, surge uma forma de eliminar tais passivos e contribuir com o meio ambiente e a boa imagem da organização. 

Ao investir na solução da reciclagem, os resíduos são compostados e transformados em fertilizante orgânico composto, rico em nutrientes e matéria orgânica destinado para culturas agrícolas como café, cana de açúcar, frutíferas, milho, soja entre outras. Além da sua aplicação no campo, já há estudos que atestam a utilização de fertilizante de origem sanitária, em áreas de reflorestamento de Mata Atlântica.

Além de colaborar com o conceito de economia circular e upcycling, há a garantia que materiais em situação de descarte sejam reutilizados, e as organizações façam uma destinação de resíduos ambientalmente correta e segura, sem gerar passivos ambientais. 

 

Ao final, os geradores dos resíduos reciclados recebem mensalmente o CDF - Certificado de Destinação Final, comprovando o cumprimento das normas ambientais exigidas, proporcionando maior segurança e tranquilidade para as operações.

 

Diante das vantagens mencionadas com a reciclagem, a empresa é beneficiada com a segurança ambiental, proteção contra vulnerabilidade jurídica, suporte técnico e operação sustentável.

 

Sua empresa quer fazer o tratamento de efluentes de forma ambientalmente responsável e com a garantia de estar cumprindo com a legislação? Então entre em contato com um dos consultores da Tera. Teremos muita satisfação em atendê-lo!

 

New call-to-action

Tópicos: reciclagem, análise de efluentes

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail