contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Caso Volkswagen escancara a importância do cumprimento das leis ambientais

Atualizado em 13/12/2016

Caso Volkswagen escâncara a importância do cumprimento das leis ambientais

Se em nosso país, há as chamadas “leis que pegaram e que não pegaram”, as leis ambientais infelizmente ainda se encaixam na segunda definição. Apesar da existência da legislação, a falta de conhecimento, pouca consciência para o tema e baixa fiscalização são os principais fatores que influenciam negativamente nossa situação.

 

Para quem acha que o descumprimento da legislação ambiental é exclusividade brasileira e praticada apenas em pequenas e médias empresas está equivocado. O escândalo mundial envolvendo a gigante Volkswagen é prova disso.

 

Caso Volkswagen

 

A gigante alemã está envolvida em um escândalo de falsificação de resultados de emissões de poluentes que levou, no dia 23 de setembro, o presidente-executivo do grupo a renunciar. O caso veio à tona no dia 17 de setembro, nos Estados Unidos, mas as investigações já eram realizadas desde 2009. A montadora inicialmente negou, mas diante das provas foi obrigada a admitir que instalou em mais de 11 milhões de veículos do Grupo Volkswagen um software que manipulava os níveis de poluentes emitidos pelos carros.

 

O preço da fraude? Do ponto de vista financeiro, multas bilionárias, anúncio de cortes nos planos de expansão da marca VW, rebaixamento da nota de investimento de A para A-, quedas nas ações e uma onda de processos em todo o mundo; do ponto de vista da imagem da empresa, um prejuízo imensurável com o descrédito e desconfiança do mercado e seus consumidores, por último e tão importante quanto, a questão ambiental com o impacto dos poluentes emitidos pelos veículos fraudados.

 

Legislação ambiental brasileira

 

No Brasil as leis que tratam do meio ambiente estão entre as mais completas e avançadas do mundo. Com a aprovação da Lei de Crimes Ambientais, ou Lei da Natureza, os órgãos ambientais e o Ministério Público passaram a contar com um mecanismo para punição aos infratores do meio ambiente. Uma das maiores inovações foi apontar que a responsabilidade compartilhada entre as pessoas jurídicas, não excluindo pessoas físicas, autoras, coautoras da infração.

 

Ao que tange especificamente as condições, parâmetros, padrões e diretrizes para lançamento de resíduos líquidos, provenientes de atividades industriais, temos a Resolução n° 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). De acordo com a resolução, os “... efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados diretamente nos corpos receptores após o devido tratamento...”.

 

Acreditamos que as lições mais importantes deste caso são:

 

1. “É possível enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas não se pode enganar todas as pessoas o tempo todo.” - Abraham Lincoln

 

2. “São necessários muitos anos para se construir uma boa reputação e apenas alguns minutos para arruiná-la. Se você pensar assim, agirá de forma diferente” - Warren Buffet

 

Siga à risca a legislação ambiental

 

A expansão de mercado com a conquista de clientes exigentes e éticos é uma das muitas vantagens de empresas serem reconhecidas por investir em cuidados ambientais. Comportamentos e compromissos empresariais pautados na ética contribuem para a melhoria de vida das pessoas e do planeta.

 

Todos os ramos da economia, quer seja da indústria, do comércio ou de serviços, estão sujeitos à legislação ambiental. É preciso entender que investir no cumprimento das normas

ambientais não é perda de dinheiro, ao contrário. Como no caso da Volkswagen, o prejuízo de não cumprir as normas pode ser infinitamente maior.

 

Uma indústria que gera resíduos no processo produtivo precisa se adequar para seu correto tratamento e lançamento no meio ambiente. As empresas devem sempre procurar as melhores alternativas para seus resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Até nós como cidadãos devemos fazer nossas escolhas de consumo nos questionando sobre a procedência e o destino final de nossas ações. Há soluções para todas as áreas.

 

Procure saber mais e avalie se sua empresa está estruturada para atender aos padrões ambientais definidos por lei. Faça a sua parte!


CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

Tópicos: legislação ambiental, responsabilidade ambiental, Danos ao meio ambiente

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail