contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Fertilizante orgânico reduz consumo de água pelas plantas

Atualizado em 25/11/2019

Fertilizante orgânico reduz consumo de água pelas plantas

A agricultura é essencial para o ser humano, mas é também um dos setores que mais consome água no Brasil e em todo o mundo. No Brasil, o índice de consumo de água nessa atividade chega a 72%, com uma área irrigável de aproximadamente 29,6 milhões de hectares. O desperdício também é preocupante, irrigações mal-executadas e falta de controle da quantidade usada estão por trás do mal uso da água que chega a ficar entre 30% e 50% nas áreas rurais. Mais informações a respeito no artigo Irrigação é responsável pelo consumo de 72% da água no Brasil.

 

O fertilizante orgânico aparece como uma opção para se contornar o alto consumo de água pelas culturas, já que sua fração orgânica pode reter de 4 a 6 vezes mais água do que seu próprio peso, o que promove o maior tempo de umidade do solo. A matéria orgânica atua na melhoria das propriedades físicas e biológicas do solo e em sua agregação, ou seja, funciona como agente cimentante de partículas do solo, formando agregados estáveis, que diminuem a erosão.

 

Como consegue armazenar água, a matéria orgânica é má condutora de calor, diminuindo as oscilações de temperatura do solo durante o dia, beneficiando a produtividade das plantas. O agricultor consegue, portanto, através da adubação orgânica prolongar a taxa de umidade no solo disponível para as plantas, reduzindo assim o consumo de água.  

 

Esse tipo de fertilizante contém nutrientes que são liberados mais lentamente do que os adubos minerais, principalmente o nitrogênio e fósforo, favorecendo o melhor aproveitamento da adubação e evitando perdas por lixiviação. Além disso, fertilizantes orgânicos reduzem a toxidez a defensivos agrícolas e outras substâncias aplicadas nas culturas.

 

Outro fator relevante é que quanto maior o teor de matéria orgânica de um solo, menor será a necessidade com a adubação nitrogenada e mais argiloso este solo será, garantindo maiores produtividades.

 

O Fertilizante Orgânico é umas das opções para se suprir a necessidade em determinadas culturas agrícolas e aumenta a produtividade. Quer saber mais sobre o Fertilizante orgânico Terafértil? Acesse nossa página: Fertilizante Orgânico Composto Terafértil.

 

Abisolo cria campanha para fertilizantes orgânicos compostos

 

A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, desenvolveu uma campanha para falar da importância da contribuição dos fertilizantes orgânicos compostos para a melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo. Confira o vídeo abaixo:

 

 

Quer saber também qual é o processo desenvolvido para a criação do nosso fertilizante? Leia o artigo Como a compostagem é usada para fabricar fertilizante orgânico?

 

CTA - Guia do tratamento de efluentes

 

Por Tânia Martins, Consultora Técnica da Tera Ambiental

Tópicos: sanefértil, consumo consciente, redução consumo de água na agricultura, fertilizante orgânico composto

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail