contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Irrigação é responsável pelo consumo de 72% da água no Brasil

Atualizado em 15/07/2016

irrigação de água no brasilA agricultura é essencial para o ser humano, mas é também um dos setores que mais consome água no Brasil e em todo o mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 70% de toda a água potável disponível no mundo é utilizada para irrigação, enquanto as atividades industriais consumem 20% e o uso doméstico 10% .

De acordo com a ONU, o uso da água tende a crescer a uma taxa duas vezes maior do que o crescimento da população ao longo no último século. As estimativas são que o gasto seja elevado em até 50% até o ano de 2025 nos países em desenvolvimento e em 18% nos países desenvolvidos. No Brasil, o índice de consumo de água nessa atividade chega a 72%, com uma área irrigável de aproximadamente 29,6 milhões de hectares. Já a indústria nacional consome aproximadamente 22% da água, quase o triplo dos 6% de uso exclusivamente humano. O desperdício no Brasil também é preocupante e chega a ficar entre 50% e 70% nas cidades.

 

A qualidade da água também é um ponto que merece atenção. Enquanto em países da União Europeia permitem o uso de até cinco agrotóxicos na água potável, no Brasil a água pode conter 22 tipos de agrotóxicos, 13 de metais pesados, 13 de solventes e seis de desinfetantes para ser consumida.

 

É importante frisar que para ser considerada própria para utilização, a água não precisa ter as mesmas características para todo tipo de uso. Por exemplo, os parâmetros de abastecimento doméstico são diferentes da irrigação.

ÁGUA DE REUSO PODE SER UMA ALTERNATIVA

A água de reuso classe 4, proveniente do tratamento de esgoto, aparece como uma opção sustentável para a redução do uso de água potável nos casos como pomares, cereais, forragens, pastagens para gados, cultivos através de escoamento de solo ou superficial em plantações de milho, arroz, trigo, café e outras árvores frutíferas e sistema de irrigação pontual.

 

Além disso pode ser reutilizada com sucesso na indústria, como explicamos no artigo Reuso de água é essencial para o meio ambiente. A aplicação dessa atividade tem impacto positivo na redução do consumo e priorização da água potencialmente tratada para uso humano.

VOLUME DE ÁGUA NO MUNDO

97,5% da água disponível no mundo é salgada, encontrada em mares e oceanos, e imprópria para o consumo. Dos 2,5% que configura a porção de água doce no mundo em relação ao total, 70% encontra-se na forma de gelo e 29,7% no subsolo. Água com fácil acesso - lagos e rios - representa apenas 0,3% do total.

ABASTECIMENTO NO BRASIL

  • Mananciais superficiais 47%
  • Águas subterrâneas 39%
  • Mista 14% (dois tipos)

CAPACIDADE INSTALADA NO BRASIL - 2012

  • Região Sudeste 51%
  • Região Nordeste 21%
  • Região Centro-Oeste 6%
  • Região Norte 7%
  • Região Sul 15%

SANEAMENTO BÁSICO

194 milhões = Número de pessoas que vivem sem acesso a saneamento básico. De acordo com a ONU, a cada quatro pessoas, apenas uma possui acesso a saneamento básico.

 

De acordo com relatório da Agência Nacional de Águas (2012), o déficit entre esgoto produzido e esgoto tratado ainda é grande no Brasil. Em 2000, o percentual entre esgoto tratado e o produzido era de 20,67. Em 2008, a porcentagem subiu para 29,94. 

CTA - Guia do tratamento de efluentes

Fontes: Organização das Nações Unidas (ONU-Água), Agência Nacional de Águas e Portal EBC Notícias

Tópicos: reúso de água, Água na agricultura

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail