contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Como você pode rastrear o destino dos resíduos

Atualizado em 23/12/2016

Como você pode rastrear o destino dos resíduos

A Tera Ambiental fornece duas formas de comprovação do recebimento e tratamento dos efluentes, uma delas é o CDR (Certificado de Destinação de Resíduos) que deve ser guardado por pelo menos um ano, pois em janeiro todas as empresas são obrigadas a informar o volume e os tipos de efluentes gerados no ano anterior, além de comprovar qual foi a destinação dos resíduos à CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). A outra forma é o SISREM (Sistema de Remessas de Esgoto), uma ferramenta online elaborada pela Tera que relaciona todas as cargas recebidas na estação de tratamento. É uma forma efetiva de rastreabilidade.

 

Todas as vezes que o cliente for encaminhar uma carga, deve entrar no sistema e gerar uma remessa de envio, que contém as informações do gerador, tipo de efluente, volume e informações da transportadora. A remessa permanece com o status “em aberto” até o recebimento da carga na estação. O SISREM é um aliado do cliente, pois através de uma consulta online, o gerador obtém todas as informações que precisa sobre os efluentes, além de ter um comprovante para fiscalizações e para a retirada do licenciamento ambiental.

 

Os certificados são documentos importantes para auditorias realizadas para obtenção ou manutenção da ISO 14001, e também são essenciais para empresas que buscam fornecedores idôneos, que respeitam às leis ambientais.

 

“Já vi casos que a empresa perdeu a certificação da ISO 14001 porque não tinha o comprovante do descarte e também conheço empresas que não contratam fornecedores que não comprovem a destinação correta de seus efluentes”, conta Fabiane Fujimori, consultora da Tera.

 

É por todos esses motivos que nós recomendamos que nossos clientes deem a devida atenção ao CDR e às informações geradas no SISREM e guardem a documentação em um local seguro e organizado, para evitar eventuais problemas no futuro.

CTA - Guia para caracterização e classificação de resíduos

Imagem: blogdatsa.blogspot.com                                                                                 

Tópicos: certificação, documentação ambiental, ISO 14001, rastreabilidade, certificado de destinação de resíduo, SISREM, licenciamento ambiental, tratamento de resíduos, tratamento de efluentes

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail